Com medo das urnas, prefeitos querem que governador tome medidas mais restritivas
Verdade
Lamentável ver, ler e ouvir na mídia catarinense alguns prefeitos de cidades importantes que agora tendo que enfrentar eles mesmos a pandemia, só faltam implorar ao governo estadual que este volte a ordenar o que tem que ser feito e desfeito. Sentem a cobrança na cara e temem que isso se reflita nas urnas em novembro.
Liberdade
O desembargador Zanini Fornerolli, do TJ-SC, negou habeas corpus coletivo impetrado por 14 advogados, em nome de todos os presos recolhidos ao sistema prisional catarinense no regime semiaberto, para conceder a eles progressão de regime ou ainda permitir saídas temporárias monitoradas por tornozeleiras eletrônicas enquanto perdurar o atual quadro de pandemia.
Perdidos
O que os maiores telejornais não dizem abertamente, a grande mídia impressa nacional destaca, desde ontem, que os governos de SC, Paraná e Rio Grande do Sul perderam o controle da pandemia e viraram o epicentro da doença no país.
Relativização
O geógrafo Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, professor do Instituto Federal Catarinense (IFC) e especialista em geografia da saúde, fez pesquisa pela internet em Camboriú e constatou como muitas pessoas, mesmo com mais instrução, relativizam a importância do isolamento social frente à pandemia. Ouviu 129 pessoas com curso superior e 30% disseram que não correriam risco de contágio indo à praia.
O juiz
Como imaginar aquele boçal juiz paulista, que humilhou um guarda municipal de Santos, decidindo sentenças? O que o Judiciário demora anos para melhorar sua imagem, um pústula desses destrói tudo em alguns minutos de consciente insanidade.
Ânsia de vômito
Este espaço não pode escrever o que deseja que aconteça com a sede do Congresso Nacional, com todos lá dentro, ao saber que enquanto 9,3 milhões de trabalhadores da iniciativa privada tiveram salários suspensos ou reduzidos em até 75%, os deputados e senadores já tiveram depositados em suas contas bancárias R$ 50 mil, uma antecipação da gratificação natalina.
Me deixe fora
Um grupo de 20 governadores – Carlos Moisés não topou – assinaram uma carta em apoio ao relatório do Fundeb que o governo Jair Bolsonaro tenta alterar. A Câmara dos Deputados planejava iniciar nesta semana a votação da Proposta de Emenda à Constituição que renova o fundo, principal mecanismo de financiamento da educação básica. Acompanharam Moises os governadores do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Amazonas e Rondônia.
Julgamento virtual
O Tribunal de Justiça de SC está prestes a se tornar um dos primeiros do Brasil em uma novidade: realizar sessões de julgamento através de videoconferências, em três modalidades, que vão das presenciais físicas, presenciais por videoconferência até as totalmente virtuais.
Emoção
A atual pandemia afeta muita gente, psicologicamente. É o que se nota nos mais de 560 atendimentos especializados individuais ou em grupos de apoio psicológico e emocional que foram feitos desde final de março pelo Hospital Universitário (HU-UFSC), tanto para seus profissionais como para a comunidade. E tudo feito e oferecido por profissionais voluntários.
Desigualdade
Toda hora a mídia revela a tenebrosa estatística de que há, agora, 13 milhões de desempregados, mas pouco ou nada se refere que no setor público federal, estadual e municipal não há desemprego e nem redução de salários. Pergunta que não quer calar: quando veremos um início de paridade com os demais trabalhadores e se conseguir emprego por necessidade funcional e competência, não por indicação política?
Falso juiz
Tem falsário de tudo quanto é tipo, mas juiz é novidade. Pois um vigarista tem se passado como tal para dar golpes na comarca de Itapiranga, no extremo-oeste do Estado. Casos semelhantes foram registrados em abril numa prática que começou em setembro de 2019, em várias comarcas do Oeste e Planalto Serrano.