X
X

Buscar

Consumo de energia elétrica cresce 21% em SC na primeira quinzena de abril

Indicador Um forte indicador da retomada da economia é o consumo de energia elétrica, que no Brasil cresceu 12,8% na primeira quinzena de abril ante o mesmo mês do ano passado. O Rio de Janeiro teve o melhor desempenho do país: 26%. E em segundo lugar, SC, com 21%. Reforma administrativa Subirá, e muito, nas […]

Indicador
Um forte indicador da retomada da economia é o consumo de energia elétrica, que no Brasil cresceu 12,8% na primeira quinzena de abril ante o mesmo mês do ano passado. O Rio de Janeiro teve o melhor desempenho do país: 26%. E em segundo lugar, SC, com 21%.

Reforma administrativa
Subirá, e muito, nas próximas semanas, a estrela do deputado federal Darci de Matos (PSD-SC). Ele é o relator da mais que importante proposta de emenda à Constituição da reforma administrativa, uma das maiores apostas do governo e seus aliados e que movimenta o Planalto, Congresso, entidades representativas dos servidores e da sociedade civil e o mercado financeiro. O embate é, principalmente, sobre o que pode e o que não pode mudar e o que é inegociável. Matos acena que o projeto será aprovado até o final deste semestre e da forma como está, isto é, sem cláusulas pétreas. Que se prepare para ataques furiosos de categorias corporativistas, em especial de servidores públicos, já que em seu relatório restringirá a estabilidade. O cidadão que paga impostos só tem um desejo, no final das contas: o fim de odiosos privilégios. A conferir.

Presunto
Concórdia assiste uma disputa ainda silenciosa, de bastidores. Lauro Jardim conta em “O Globo” que a família Fontana, fundadora da Sadia, quer voltar ao controle da BRF, a agora multinacional da qual é sócia minoritária. Seria através de investimentos em fundos de pensão de estatais, os maiores acionistas.

Tijucas no STF
A ministra Isabel Galotti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), passou a integrar a galeria de nomes sob exame do presidente Jair Bolsonaro e pode vir a ser a terceira mulher no Supremo Tribunal Federal (STF), na vaga do ministro Marco Aurélio, prestes a se aposentar. Se assim for, segue impressionante tradição familiar, como filha, neta e bisneta de ministros da corte suprema tupiniquim. O pai da ministra Isabel, Octavio Galotti, seu avô Luís Galotti e também o bisavô, Antônio Pires e Albuquerque, foram ministros. Todos nascidos em Tijucas, a 40 quilômetros de Florianópolis.

Veto
A governadora Daniela Reinehr vetou projeto de lei da deputada Luciane Carminatti (PT) que previa eleição direta para a presidência do Conselho Estadual de Cultura. Uma questionável exceção, porque não é assim em outros conselhos estaduais, como de Educação, Saúde, e dos Direitos da Mulher. Há movimento pela derrubada do veto no Legislativo.

Luto
Garopaba ainda chora uma perda irreparável, ocorrida dia 28. Vítima de câncer, morreu o empresário argentino Enrique Alfredo Litman, de 71 anos. Dono de uma pousada na cidade, foi um dos pioneiros no turismo de observação de baleias na região, chegando a presidir o Instituto Baleia Franca. Foi através dele que a Praia do Rosa ganhou fama internacional.

Crueldade
Barbaridades do ambientalismo tupiniquim. À criação do belo, mas não de todo desejado Parque Nacional da Serra do Itajaí, não sobreveio o que seria necessário e legal pagamento das devidas indenizações pela expropriação de dezenas de famílias em Timbó, Indaial, Brusque e Botuverá. Famílias que tem sofrido represálias de órgãos ambientais, porque, no final das contas, mesmo sobre ele e não podendo plantar um pé de aipim a mais, agora não é mais patrimônio deles, e sim público.

Voz
O advogado catarinense Mário Luiz Fogaça Vicari é um dos convidados da comissão especial do Congresso Nacional responsável por analisar a proposta de emenda à Constituição 199/19, que prevê o cumprimento da pena após condenação em segunda instância, para audiência pública, hoje, no Congresso Nacional. A participação de famosos advogados e juristas, como Modesto Carvalhosa e Ivens Gandra Martins) atendeu pedido da deputada Caroline de Toni (PSL-SC).

“Silenciário”
Doutor “honoris causa” pela UFSC, o notável blumenauense Sylvio Back, que tem 83 anos, lança hoje, mais um livro, “Silenciário”, pela Edufsc. A obra reúne poemas produzidos ao longo de 40 anos de intensa criação do consagrado cineasta, roteirista, escritor e tradutor.

Lido, alhures
Bolsonaro culpará a pandemia por não ter podido governar. Erro: é a pandemia que está provando no mundo quem sabe e quem não sabe governar.