CPI dos respiradores foi assinada por 39 dos 40 deputados estaduais de SC
Unanimidade Um detalhe muito raro marcou o pedido de criação de uma CPI na Assembleia Legislativa para apurar supostas irregularidades na compra de 200 respiradores artificiais pelo governo estadual por R$ 33 milhões: a solicitação, via requerimento, recebeu a assinatura de 39 dos 40 deputados, 25 a mais do que o mínimo necessário, 14. A […]
Unanimidade
Um detalhe muito raro marcou o pedido de criação de uma CPI na Assembleia Legislativa para apurar supostas irregularidades na compra de 200 respiradores artificiais pelo governo estadual por R$ 33 milhões: a solicitação, via requerimento, recebeu a assinatura de 39 dos 40 deputados, 25 a mais do que o mínimo necessário, 14. A propósito, a líder do governo, deputada Paulinha (PDT), afirmou que o Executivo está disposto a oferecer todas das informações necessárias para a investigação.
Abrandamento
O ministro da Economia, Paulo Guedes, recebeu esta semana um grupo de empresários, entre eles Luciano “Havan” Hang, a quem expuseram a necessidade de um abrandamento do isolamento social nos estados e cidades com poucos casos de Covid-19 e que ainda tem muitos leitos de UTI vazios. No caso de SC a ocupação chega a 16%.
Preconceito
Em sessão virtual do Senado, esta semana, o senador Jorginho Mello (PL-SC) cometeu um ato falho ao utilizar de forma pejorativa o termo “baianada”. Ganhou uma advertência do colega baiano Otto Alencar (PSD). Conforme o “Estadão” a expressão foi suprimida das notas taquigráficas do Senado, mas após questionamento do motivo, reapareceu no discurso do senador catarinense. Deslize que merece um pedido de desculpas.
Portas abertas
Sim, como se escreveu aqui, o feriado de hoje é, excepcionalmente, tão inoportuno, que o comércio de Florianópolis e região vai abrir normalmente, após assinatura de termo aditivo à convenção coletiva de trabalho entre os sindicatos patronais e dos comerciários. Depois de anto tempo parado em função da quarentena, é inconcebível.
Purgatório
Em paz desde sempre, a Igreja Católica e a Prefeitura de Araranguá estão momentaneamente brigadas. A primeira queria manter o feriado religioso local de segunda-feira, 4, de alusivo à Nossa Senhora Mãe dos Homens, e a segunda quer que seja, excepcionalmente, diante da pandemia da covid-19, dia útil de trabalho. Até o bispo da diocese de Criciuma, dom Jacinto Flach, entrou na discussão. Convenhamos, o isolamento social gerou tantos “feriados” que mais um, com todo respeito, é abusivo, não?
Telhado de vidro
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, suspendeu a nomeação do delegado Alexandre Ramagem para o comando da Polícia Federal, por várias razões, entre elas o princípio da impessoalidade que, parece, só vale para os outros. Quem lembra de o mesmo STF questionar as polêmicas nomeações das filhas dos seus ministros Fux e Marco Aurelio para o cargo de desembargadoras?
Esquecimento
O Superior Tribunal de Justiça negou ação contra uma publicação movida por Paula Thomaz, cúmplice, com Guilherme de Pádua, do memorável assassinato da atriz Daniella Perez, em 1992. Alegou ter direito ao esquecimento, impedindo, de agora em diante, outras reportagens sobre o mesmo assunto. Direito que nem o STF reconheceu, inclusive em caso de SC, onde um motorista responsável por acidente com mortes em 1992, queria, junto com indenização por danos morais, de uma emissora de TV que usava o fato em reportagens com o intuito de conscientizar a sociedade sobre os riscos no trânsito.
Dia da Maconha
Quem procura nas redes sociais não consegue nenhuma informação acerca da tradicional Marcha da Maconha em Florianópolis, marcada para o primeiro sábado de maio. Consequência da pandemia, que restringe aglomerações.
Inversão de valores
Lamentável ver comemorações, como ocorreu esta semana no Senado, diante da aprovação de medida provisória que estabelece um novo prazo (até abril de 2021) para que os municípios elaborem os respectivos planos de mobilidade urbana. É que 95% dos que tem mais de 50 mil habitantes não haviam cumprido o prazo. Enquanto isso, ver pessoas passando horas dentro de um coletivo para chegarem ao seu trabalho e depois retornar às suas casas, parece algo normal para os gestores públicos.
Calafrio
De dar calafrios o que ainda ontem os meios de comunicação de SC começaram a dar destaque, ou seja, que no estado há nove cidades listadas entre as 30 com mais casos de contaminação pela Covid-19 no país em relação ao número de habitantes. São Lindóia do Sul, Presidente Castello Branco, Ipumirim, Arabutã, Irani, Vargem Bonita, Braço do Norte, Gravatal e Antônio Carlos.