Cresce a pressão para punições na Alesc a deputado que acusou governador de engravidar servidora
Decoro
Cresce o sentimento entre alguns deputados estaduais para que seu colega Jesse Lopes tenha que ser julgado e punido pelo Conselho de Ética do Legislativo, por falta de decoro, pela infame postagem em rede social contra o governador Carlos Moisés, atribuindo-lhe suposta paternidade. Há quem diga que se fosse hoje, poderia perder o mandato. Cá entre nós, uma baixaria. O ponderado presidente da Casa, Júlio Garcia, saberá como agir.
Estranheza
Analistas políticos independentes dizem que governadores, (não citam nenhum em especial), adversários e ex-aliados de Jair Bolsonaro receberam com estranheza a operação da Polícia Federal contra Wilson Witzel, do Rio de Janeiro. O receio é que o presidente esteja aparelhando a instituição e que eles sejam os próximos alvos. Carlos Moisés deveria se preocupar? A conferir.
Mortalidade
Um dado que pouco se divulga na mídia, talvez porque seja notícia boa: SC e o Distrito Federal são as unidades da federação onde menos se morre por covid-19. Ambos estão na última posição no ranking da taxa de letalidade, com mortes que chegam a 1,57% dos casos.
Proposta pronta
A Federação Catarinense de Municípios (Fecam) reunirá prefeitos e vice-prefeitos, junto com deputados e senadores de SC, nesta sexta-feira, quando apresentará sua proposta de adiamento das eleições municipais de outubro e pela unificação de mandatos, com a realização de eleição geral em 2022. Adiar sim, mas unificar mandatos, prorrogando os dos atuais prefeitos? Tem antes que perguntar aos eleitores. Assim é corporativismo.
Ódio
A propósito, entre colegas e servidores da Assembleia Legislativa Jesse Lopes é distinguido com uma referência pouco lisonjeira: se diz que ele é dono do “gabinete do ódio” no Palácio Barriga Verde. A exemplo daquele tão decantado que se diz existir no Palácio do Planalto.
Destruição veloz
O site MapBiomas, que possui um sistema de validação e refinamento de alertas de desmatamento, degradação e regeneração de vegetação nativa, com imagens de alta resolução, detectou, entre agosto de 2018 e abril de 2020, 201 alertas de desmatamento da Mata Atlântica em SC, totalizando uma área desmatada de 844 hectares, numa velocidade média de 2 hectares por dia.
Passou batido
O Tribunal de Contas do Estado se deu conta, tardiamente, de uma ilegalidade flagrante na eleição, em maio do ano passado, do presidente da SCPar Porto de São Francisco S/A, Diego Machado Enke, agora afastado. A lei federal 13.303/2016 (a Lei das Estatais) veda a indicação para o Conselho de Administração e para a Diretoria de pessoa que participou, nos últimos 36 meses, de estrutura decisória de partido político ou de trabalho vinculado à organização, estruturação e realização de campanha eleitoral. Enke foi coordenador geral do PSL na região Norte do Estado, em 2018, e atuou na campanha eleitoral do governador Carlos Moisés.
BR-470
Na maior discrição, o governo federal está entregando mais sete quilômetros restaurados da BR-470, entre o km 316 e o 323, em Campos Novos. A estrada conta agora com 42,7 quilômetros recuperados. Em fevereiro, o governo entregou outros 14,5 km de pista dupla na BR-470 nos dois sentidos da rodovia, sinalizados e liberados ao tráfego.
Guia
A bancada feminina no Congresso Nacional lança nesta quinta-feira o “Guia acessível para a candidatura das mulheres”. A publicação tem o propósito de contribuir com a capacitação técnica e prática de mulheres que tenham interesse em se candidatar nas eleições municipais de 2020. O texto estará disponível em versão digital e impressa.
Resistir
Chama-se resiliência a capacidade de quem se adapta às intempéries, às alterações ou aos infortúnios. Este espaço está conseguindo sobreviver, apesar de tudo, nesses tempos de antagonismos tão radicais, onde isenção, ética e independência parecem defeitos.