X
X

Buscar

Daniela Reinehr aposta todas as fichas em sua permanência como governadora

Entra-e-sai A governadora Daniela Reinehr parece apostar todas as fichas de que vai permanecer no cargo. Sem esperar o julgamento do governador afastado, na próxima semana, nomeou Eduardo Loch no lugar de Leandro Ferrari na presidência da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur). Se Carlos Moisés voltar, Ferrari também volta. Não há ganhadores […]

Entra-e-sai
A governadora Daniela Reinehr parece apostar todas as fichas de que vai permanecer no cargo. Sem esperar o julgamento do governador afastado, na próxima semana, nomeou Eduardo Loch no lugar de Leandro Ferrari na presidência da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur). Se Carlos Moisés voltar, Ferrari também volta. Não há ganhadores nisso.

De olho
No primeiro mês de funcionamento, o Observatório da Vacinação, criado pela OAB/SC, registra o recebimento de 28 denúncias de irregularidades no processo de distribuição e aplicação de vacinas contra a covid-19 no Estado, das quais 18 de “fura-fila”. E outras três consideradas gravíssimas: uma de existência de uma sala de vacinação paralela para “furar a fila” e duas de vacinação de agentes públicos e familiares que não se encontravam nos grupos chamados.

Mercantilização
Corajosamente, o engenheiro civil e de segurança do trabalho e presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de SC, Carlos Alberto Kita Xavier, veio a público dizer que a mercantilização do ensino superior leva a erros graves da engenharia. De SC cita exemplos fresquinhos: da laje que desabou em Caçador e da queda da cabeceira de uma ponte em Brusque. Em boa parte por conta de projetos ruins de profissionais oriundos de escolas de fachada.

Impunidade
Quem mata outra pessoa no Brasil tem grandes chances de não pagar pelo crime que cometeu, mesmo se for indiciado pela polícia, denunciado pelo Ministério Público e levado a júri popular pelo Poder Judiciário. Levantamento do Conselho Nacional de Justiça apontou que um em cada três processos (32%) julgados pelo Tribunal do Júri – homicídios, sobretudo – entre 2015 e 2018 terminou sem veredito, após tramitar, em média, oito anos e meio. O principal motivo da impunidade é a demora para se julgar o crime. Socorro!

Capital dos Canyons
O deputado federal Celso Maldaner (MDB-SC) indicou, através do projeto de lei 1544/2021, o município de Praia Grande, no extremo sul do Estado, para o título de Capital Nacional dos Canyons.

Intolerância
Faltam palavras para qualificar o comportamento de um homem que abordado por um segurança, que o cobrou por não usar máscara em um shopping de Balneário Camboriu, em ação toda documentada em filme do próprio complexo comercial, deu-se ao capricho e as despesas decorrentes, de ingressar na justiça com pedido de indenização por danos morais. Não levou.

Inclusão
Mãe do tenista Gustavo Kuerten e presidente da Federação das Apaes de SC, Alice Kuerten, usou toda sua inegável simpatia, prestigio e influencia em reunião da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Assembleia Legislativa, para aprovar o encaminhamento de indicação à governadora Daniela Reinehr pedindo a inclusão das pessoas com deficiência no grupo prioritário da vacinação contra a covid-19. Conforme dados oficiais, SC possui 21% de sua população com algum tipo de deficiência e a lei estadual 17.292/2017 estabelece o atendimento prioritário a esse segmento na vacinação. Então o que se quer é apenas cumprir a lei.

Bicadas
Os deputados estaduais Jessé Lopes (PSL) e Vicente Caropreso (PSDB) andam se estranhando. O primeiro quer uma audiência pública para que médicos e prefeitos, como de Rancho Queimado e Chapecó, expliquem o tratamento precoce contra a covid-19. Caropreso, que é médico, quer distância desse assunto.

Bois
Não sem referências negativas à sempre famigerada farra do boi em SC, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou anteontem, com 11 votos favoráveis e 7 contrários, proposta que qualifica como atividade desportiva a vaquejada, praticada nas modalidades amadora e profissional. Trata-se de competição pública na qual é julgada a habilidade do atleta, montado em cavalo, em derrubar um boi puxando-o pelo rabo. Uma crueldade.

Inimigo intimo
Incrível a capacidade do atual governo federal de criar inimigos dentro de sua própria casa. Na mesma terça-feira, em que foi instalada a CPI da Covid no Senado, o ministro da Economia, Paulo Guedes, em reunião do Conselho de Saúde Complementar, afirmou que o novo coronavírus é um produto de laboratório da China. Tentou se explicar, mas já era tarde.