Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Demagogos, alguns deputados estaduais querem “libera geral” nas restrições da Covid-19

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Demagogos, alguns deputados estaduais querem “libera geral” nas restrições da Covid-19

Raul Sartori

Opostos
Estão à beira de um curto-circuito as até agora amistosas relações entre o Legislativo estadual e o grupo do Executivo que, muito representativo, coordena as ações da covid-19. O problema é que alguns deputados estaduais, para fazer média com quem os elegeu, além de demagogia, reclamam mais flexibilizações, liberar tudo, se for possível. O outro lado respeita a ciência e os fatos concretos, entre eles as estatísticas de casos, em preocupante alta há dias.

Foco em 2022
Ao mesmo tempo que participa intensivamente da campanha eleitoral em SC, apoiando candidatos a prefeito em dezenas de municípios, o senador Jorginho Mello (PL) não consegue mais esconder o seu grande sonho daqui a dois anos: disputar o governo do Estado.

Apesar de…
A produção industrial aumentou em 11 dos 15 Estados pesquisados pelo IBGE em setembro, em relação a agosto, e nove recuperaram o patamar de produção pré-pandemia: SC está lá com o honroso índice de 4,5%, seguido por Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Pará, Paraná e Rio Grande do Sul.

Confiança
A empresa Pfizer, que anunciou para breve a vacina contra a covid-19, é a mesma que criou o Viagra. O que se diz em algumas rodas de pessoas mais idosas é que se pode confiar plenamente na vacina, pois se a Pfizer foi capaz de ressuscitar sexualidades mortas, muito mais facilmente vai curar as vivas.

Impaciência
Está sendo cada vez mais chato ver os noticiários da Globo, da madrugada até à noite, com a maioria das notícias negativas contra o governo, direta ou indiretamente. Governo que usa uma estratégia pouco usual, que parece funciona: quase não lhe dá respostas ou explicações, o que deixa ainda mais explicita a parcialidade da emissora. O mesmo se pode dizer do marrento presidente Jair Bolsonaro, que implica com tudo e todos. O que custa reconhecer a vitória de Joe Biden e encerrar este assunto? E esse negócio das vacinas! Encheu!

Marcas
Hoje, 11, a Whirlpool, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid, completa 70 anos em Joinville. A primeira geladeira brasileira foi produzida na cidade, com investimento do cônsul Carlos Renaux, que deu origem ao nome da marca, em um pequeno galpão onde hoje funciona um hospital infantil.

Alerta
Entre janeiro e agosto deste ano 2020 foram realizadas 3,4 mil cirurgias de hérnias da parede abdominal via SUS em SC, 51,4% a menos que 2019. O número, reduzido devido à pandemia, acende um alerta para as possíveis complicações causadas por hérnias abdominais, que podem levar à gangrena (morte do tecido devido à falta de irrigação sanguínea), alerta a Sociedade Brasileira de Hérnia.

Ofensiva
As cenas da audiência em que a influenciadora digital Mariana Ferrer é humilhada pelo advogado de defesa do empresário André Aranha, acusado de estupro, levaram a Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados a notificar, desde segunda-feira, autoridades federais e de SC, cobrando providências contra o advogado de defesa, Cláudio Gastão da Rosa Filho; o juiz, Rudson Marcos; e o promotor Thiago Carriço.

Educação domiciliar
Depois de ouvir a Secretaria da Educação, Conselho Estadual de Educação e o Ministério Público, decidiu-se mandar para as calendas mais um projeto interessante, no Legislativo estadual. É o que possibilita aos pais ou responsáveis por crianças e adolescentes “cancelarem ou não realizarem a matrícula e darem seguimento à educação de maneira domiciliar, em casos de calamidade ou emergência de saúde pública”. Em países mais civilizados é uma prática mais que comum. Alega-se, aqui, que ele tira o direito da criança da convivência com os seus colegas e com seus pares.

Cadastro nacional
Talvez iniba os ladrões de sempre a criação, conforme projeto de lei anunciado no Congresso Nacional, do Cadastro Nacional de Pessoas Condenadas por Crime de Corrupção (CNPCCC), que reunirá dados pessoais dos condenados, como informações profissionais, impressão digital, foto e material genético (DNA). O texto tramita na Câmara dos Deputados. Seria administrado pelo Ministério da Justiça e abastecido com dados de outros bancos de dados geridos por órgãos públicos de qualquer Poder.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo