Deputada quer revogar decreto que obriga vacinação de trabalhadores da educação em SC
Se não ajuda….
Há os que não querem ajudar a banir a pandemia, e mesmo assim fazem questão de atrapalhar quem quer. É o caso do projeto de lei em análise na Assembleia Legislativa, da deputada Ana Campagnolo (PSL), que propõe revogar artigo do decreto estadual 1669/2022 que trata da obrigatoriedade da vacinação contra a Covid-19 para os trabalhadores da educação das redes pública e privada e em todos os níveis de ensino em SC. De 11 de janeiro, estabelece as condições para as atividades presenciais nas escolas de todo o Estado durante pandemia. A parlamentar argumenta que ele afronta princípios fundamentais dos direitos humanos e fere as liberdades individuais. E os interesses coletivos, onde ficam?
Tempos doidos
Os serviços de previsão do tempo na mídia estão tendo que dar explicações bem detalhadas sobre o que vem acontecendo. Em pleno verão, a Serra de SC amanheceu ontem com temperaturas baixas e geadas. Apesar de parecer raridade, no verão elas são comuns na região alta catarinense, e acontecem quase todo ano. A de ontem foi a quarta deste ano.
Livre escolha
A convite do jornal “O Globo”, 10 personalidades — Fábio Porchat, Zeca Camargo, Bárbara Paz, Alcione, Mariana Nunes, Bruno de Luca, Daniele Hypólito, Valentina Bandeira, Fernanda Abreu e Alejandro Claveaux — revelaram os destinos brasileiros que gostariam de descobrir em 2022, para se conectar, descansar ou recarregar as energias. Em comum, eles têm o desejo de conhecer locais marcados pela força da natureza. Nenhum escolheu nada de SC e Rio Grande do Sul.
Educação
O Senado deve apreciar esta semana o relatório do senador Dário Berger (MDB-SC) no projeto de lei 235/2019, cujo objetivo é implementar o Sistema Nacional de Educação (SNE) no país. Foi previsto na Constituição de 1988, mas até hoje não existe. O objetivo de Dário é tirá-lo do papel. Atualmente o Brasil conta com um Sistema Nacional de Segurança Pública (SUSP) e um Sistema Único de Saúde (SUS), mas não um para organizar a gestão, modernizar e melhorar a qualidade do ensino brasileiro.
Indignação
Autoridades de saúde de Tubarão mostram sinais de revolta e indignação, e o mesmo pode ser replicado em várias outras cidades em posições congêneres: 83% dos 23 óbitos por covid-19, registrados em janeiro na cidade, foram de pacientes que não haviam completado o esquema vacinal. Daqueles, 10 não tinham tomado nenhuma dose. Tubarão registra mais de 500 mortes pelo coronavírus desde o início da pandemia.
Baixaria
A campanha nem iniciou ainda e a baixaria já começa a pontuar. O alvo da vez é o prefeito de Jaraguá do Sul e pré-candidato a governador, Antidio Lunelli, com maldosas insinuações sobre sexualidade.
Leão faminto
Aposentados e pensionistas do INSS estão queixosos. Num primeiro momento, ficaram animados com a correção de 10,16% no valor dos benefícios que estão sendo pagos neste início de fevereiro mas, ao conferirem os depósitos em conta corrente perceberam que parte do reajuste foi comido pelo Imposto de Renda, que não sofreu correção na tabela e muitos mudaram de faixa, com tributação maior.
Sandice
As redes sociais são território livre para propagação dos maiores absurdos, que qualquer pessoa sensata nem precisa checar, tal o disparate. Uma das maiores sandices desses dias propagava que quem recebesse a vacina contra a covid-19 poderia virar antena de sinal 5G.
Para pensar
O projeto de lei 4019/21, que proíbe, em todo o país, banheiros e vestiários públicos “na modalidade unissex”, começa a ser analisado na Câmara dos Deputados. O texto se refere a estruturas multigênero, livres ou neutras que podem ser utilizadas por qualquer pessoa, não apenas as do gênero masculino ou feminino.
Lido, alhures (1)
Sergio Moro quer conquistar o eleitorado evangélico, mas ele não precisa se render ao fundamentalismo religioso. Basta repetir dois mandamentos: “não matarás” e “não roubarás”. Pensando bem…
Lido, alhures (2)
“O Poder Judiciário no Brasil serve para pôr na cadeia quem rouba um pão e inocentar quem rouba US$ 100 milhões da Petrobras”. Aceitam-se contestações.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: