Deputado Celso Maldaner é pré-candidato ao governo do estado em 2022
Por fora
Congressista que tem tido, sempre, uma conduta irretocável, o deputado federal Celso Maldaner (MDB-SC) está se colocando à disposição como pré-candidato ao governo do Estado em 2020. É o que ele mesmo vem mostrando em visitas que tem feito por todo o interior. E recebendo boa receptividade.
Alivio
Cinco estados brasileiros registraram queda na média móvel de mortes por covid-19 nas últimas duas semanas, segundo levantamento da revista Veja. O maior recuo ocorreu em SC: 33,5%, com taxa passando de 113,7 para 75,6. Ufa!
Melhor assim
A Casan manda encômios pela acertiva nota, aqui, lembrando a indecente “participação nos lucros – mesmo com prejuízos – de dirigentes da empresa estadual, em prática que foi extinta em 2009. E que não seja resgatada nunca. A atual direção mostra que desde então os eventuais lucros tem sido investidos em obras e melhorias dos sistemas de água e esgoto. Que bom.
Escolas centenárias
Livro patrocinado pela Assembleia Legislativa está fazendo um resgate extraordinário. Conta a história das 46 escolas centenárias existentes em 18 municípios de SC, das quais duas em Brusque, quatro em Blumenau, seis em Florianópolis, duas em Joinville, três em Lages, duas em Laguna, uma em Itajaí e uma em São Ludgero, dentre outras. Algumas maravilhosamente preservadas.
Frase
Do memorável ex-senador Cristovam Buarque: “A epidemia confirmou que estamos todos interligados, não importa a distância, e, ao mesmo tempo, tão distantes, não importa a proximidade”. Absolutamente verdadeiro.
Não
Antes que mais tarde venham perguntas e cobranças: o responsável por este espaço declinou de convite de organização de comunicação nacional que quer montar um ranking de “jornalistas mais influentes” em cada estado. O propósito por ser bom, mas o problema é que começa de forma não muito justa, com uma lista prévia, de inscritos. Isso pressupõe nítida indução junto ao público instado a fazer as escolhas. Não, este espaço prefere ficar onde está, com seus pouco mais de 17 (mas sempre fiéis) leitores.
Sonhos
A notícia de que a italiana Lamborghini planeja instalar uma montadora de carros de luxo em SC remete a um passado recente de frustrações para o estado e seus governantes, como o então governador Raimundo Colombo. À exceção da GM em Joinville e da BMW em Araquari, no seu mandato vieram a SC emissários das chinesas Great Wall Motor Company, marca líder em utilitários-esportivos (SUV), que queria instalar-se em Joinville; da Geely, de automóveis, que chegou a receber oferta de uma área de um milhão m2 no porto de Imbituba; e a Sinotruk, com fábrica de caminhões, em Lages.
Informação
No telejornal de maior audiência na telinha catarinense, da NSC TV, das 19h10, de anteontem, noticiou-se de empresa autuada por sonegar milhares em impostos e de postos de gasolina em Santo Amaro da Imperatriz que forneciam ao consumidor menos do que marcavam as bombas. A lamentar a falta de identificação dos criminosos.
Torcida contra
É verdade que Bolsonaro falhou – e muito – na área ambiental. Mas passou dos limites, ontem, quase unanimemente, a explícita torcida do consórcio de mídia nacional, ecoando ativistas de todos os quadrantes e ONGs, para que o presidente norte-americano Joe Biden fizesse uma banana para o Brasil na Cúpula de Líderes sobre o Clima.
Conciliação
Os centros de conciliação da Justiça do Trabalho catarinense (Cejuscs), homologaram R$ 238,4 milhões em acordos em 2020, 17% superior a 2019. Já o índice de conciliação, que mede o percentual de acordos firmados em relação ao total de tentativas realizadas, praticamente não se alterou: 43,3% em 2020 ante 43,5% de 2019. As unidades de Criciúma e Lages obtiveram os melhores índices, com 72% e 68,3%, respectivamente.
Vitória
O deputado federal Rodrigo Coelho (PSB-SC) está perto de emplacar a paternidade de mais uma lei nacional. Está próximo de votação em plenário projeto dele que anula resolução do Conselho Nacional de Trânsito que exige a instalação de retrovisores do tipo câmera-monitor em veículos de transporte escolar. Exigência que deveria ser exclusiva de fabricantes, importadores, montadores e revendedores dos veículos, mediante lei federal e não do prepotente Contran.