Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Deputados de SC acreditam que pessoas não tomam vacina por “ter medo de complicações”

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Deputados de SC acreditam que pessoas não tomam vacina por “ter medo de complicações”

Raul Sartori

Motivo

O deputado estadual Felipe Estevão (PSL), que junto com o colega Sargento Lima (PL) forma a que se poderia qualificar como “bancada negacionista” da vacina contra a Covid-19 no Legislativo, tem a certeza de que as pessoas que negam o imunizante o fazem por “ter medo de complicações”. Será mesmo? Medo maior que o risco (no caso, iminente) de morrer?

Temporada promete

É notório que as praias são o maior atrativo aos turistas que visitam Santa Catarina. Prova disso é a taxa de ocupação hoteleira divulgada pelo Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Grande Florianópolis, durante o feriadão de Finados. Em comparação a 2018, já que no ano passado o setor estava praticamente paralisado devido à pandemia – e em 2019 a data caiu em um fim de semana – o aumento do movimento dos estabelecimentos próximos aos balneários cresceu 11,4%. Bom sinal para o setor, que aguarda uma temporada de sucesso.

Nervos

Recomenda-se não convidar os senadores Esperidião Amin (PP-SC) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), o escorregadio presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, para tomar um café. O amapaense está impedindo que a comissão se reúna há mais de três meses, e só para não agendar a indicação de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal.

Diplomacia no poder

Disposto a manter uma relação amistosa com a vice-governadora, Daniela Reinher, o governador Carlos Moises cuidadosamente procurou uma saída honrosa para que ela não ocupasse a chefia do Executivo durante sua ausência, já que vai à Conferência do Clima, na Escócia, semana que vem. Ela deve se ausentar do país, dando lugar para Mauro de Nadal, presidente da Assembleia Legislativa, assumir o governo interinamente.

É candidato?

O ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro não desmentiu a informação do analista político Ricardo Noblat de que poderia ser candidato ao Senado por SC.

Rádio Senado

A Rádio Senado chegou em FM ao Sul do Brasil. A primeira capital da região a receber o sinal da emissora é Florianópolis, em 93,1 no dial.

“Persona non grata”

Nos bastidores ainda, há uma movimentação na UFSC para qualificar como “persona non grata” à instituição, na próxima reunião do Conselho Universitário, o deputado estadual Bruno Souza (Novo), que segue seus ataques. Não se conforma com os 600 dias sem aulas presenciais. “É uma elite que pode avocar para si um privilégio que ninguém tem, continuam fechados porque podem, porque no final do mês vai pingar o dinheiro”, discursou, com aplausos no plenário. Não está só.

O agro e o 5G

O agronegócio é considerado um dos mais beneficiados com a chegada da tecnologia 5G ao Brasil. E como SC acumula bons números no setor, deve ampliar ainda mais a economia a partir do leilão das faixas de frequência. Atualmente, SC tem 31% do PIB representado pelo agro, que sustenta 70% das suas exportações. O 5G é uma tecnologia que vai permitir a comunicação não somente entre as pessoas mas, sobretudo, entre máquinas.

Carestia

Quem aporta do interior do Estado ou de outras partes do país em Florianópolis se assusta. A capital dos catarinenses está ficando cara, muito cara. A inflação de outubro foi de estratosféricos 1,63%, o maior índice mensal em quase 11 anos. Os vilões são conhecidos: transportes (decorrente da disparada dos combustíveis) e alimentação.

Sem perdão

Tem gente de má índole nesse mundo. Uma mulher descobriu que teve a carteira furtada enquanto velava o próprio marido. O fato ocorreu em Timbó, Vale do Itajaí, e repercute nas redes sociais. A viúva foi em uma floricultura para comprar flores e ao chegar no velório guardou a bolsa na capela mortuária. A mulher contou ainda que colocou uma jaqueta por cima da bolsa e quando foi pegar novamente percebeu que o casaco não estava mais onde ela havia deixado, e de dentro da bolsa foi surrupiada a carteira.

Como pode?

As pessoas com um mínimo de bom senso se perguntam, incrédulas: como pode, uma liminar dada por um juiz, impedir a necessária investigação sobre a facada em Bolsonaro? Liminar finalmente derrubada com a autorização da quebra de sigilo do advogado do autor do atentado, Adélio Bispo.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo