Discurso do governador Moisés empolga empresários catarinenses
Discurso diferente São inevitáveis as comparações. O governador Carlos Moisés, ao discursar, ontem, na Fiesc, na abertura do projeto Momento Brasil, promovido pela Acaert e com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse que defende, quer e está fazendo uma gestão técnica pautada por resultados e que priorize o bom uso dos recursos […]
Discurso diferente
São inevitáveis as comparações. O governador Carlos Moisés, ao discursar, ontem, na Fiesc, na abertura do projeto Momento Brasil, promovido pela Acaert e com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse que defende, quer e está fazendo uma gestão técnica pautada por resultados e que priorize o bom uso dos recursos públicos em SC. Tudo o que a classe empresarial queria ouvir, e saber que é possível. Mesmo porque “gestão técnica” nunca existiu, verdadeiramente, em qualquer administração estadual, pelo menos em tempos recentes. Funcionou, sempre, o balcão de negócio, o toma-lá-dá-cá. Finalmente, há algo de bom a saudar na gestão pública catarinense. Sabe-se que não é fácil lidar com práticas velhas, arcaicas, corruptas, nada republicanas. Mas é possível pelo menos enfrentá-las e, quem sabe, superá-las.
Ivete no Senado
Provavelmente nesta semana o senador Jorginho Mello (PR-SC) deve anunciar que sairá de licença por uns dias para dar lugar à sua suplente, a ex-primeira-dama de SC, Ivete Appel da Silveira, viúva do ex-governador e ex-senador Luiz Henrique da Silveira.
Veja também:
Saiba como está o impasse entre construtores e o Cartório de Registro de Imóveis em Brusque
Começam as obras da nova ligação entre Beira Rio e rua Itajaí
Tribunal de Justiça mantém preso casal que aplicava golpe do bilhete premiado em Brusque
Bolsonaro cinéfilo
Alguns jornais descobriram a principal razão para o presidente Jair Bolsonaro, em sua ótica muito pessoal nesse e noutros temas menores digamos assim, criticar o uso de recursos públicos em filmes como “Bruna Surfistinha”. Ele teria lido e gostado de texto do jornalista catarinense Cristian Derosa, da editora Estudos Nacionais, para quem há preconceito com filmes que não expressam ideias da esquerda e que a Agência Nacional de Cinema (Ancine) deveria ter um filtro para aprovar projetos. A editoria publicou uma lista de produções que, com filtro (que boa parte da mídia vai interpretar como censura), provavelmente não teriam verbas públicas.
Personagem
Caminhantes na ensolarada manhã de ontem na passarela para eles na Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis, se surpreenderam com a rapidez com que um helicóptero aterrissou numa das pequenas baías a eles destinadas e verem descer, correndo, o que quase todos reconheceram ser o jovem empreiteiro-corrupto Marcelo Odebrecht, acompanhado por uma mulher. Carregando uma pasta executiva preta na mão, atravessou a avenida como se fosse um atleta, misturando-se às demais pessoas que entravam e saiam da via pública, que estava com sinal fechado para veículos. Pareceu tudo calculado.
Cabo eleitoral
O general vice-presidente Hamilton Mourão está acertando uma parceria com o PRTB e seu presidente, Levy Fidelix, para trabalhar pelos candidatos da legenda na eleição municipal de 2010. O deputado federal catarinense Hélio Costa, que pertence à legenda, então poderá contar com um poderoso cabo eleitoral na eleição para prefeito de Florianópolis.
Alternativa honrosa
O Conselho de Ética do PSDB está buscando uma “alternativa honrosa” para o deputado federal Aécio Neves (MG). Há duas representações pedindo a saída do político das fileiras tucanas. Sobre o delicado assunto o ex-deputado federal Marco Tebaldi está debruçado, há dias, sobre o Código de Ética para melhor instrumentar a decisão. Acha, pessoalmente, que seria melhor Aécio se afastar para se defender e, se inocentado, voltar por cima.
Carteira
O governo catarinense deve começar ainda neste ano a emitir a Carteira de Identificação do Autista (CIA). A iniciativa, já em vigor no Espirito Santo e Rio de Janeiro, permitirá que com o documento o autista tenha acesso prioritário a todos os estabelecimentos públicos e privados, empresariais, comerciais, industriais, fabris, de serviços e similares, como hotéis, cinemas, supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, casas de espetáculos, clubes e shopping centers, entre outros.
Valores morais
Alguém perguntou quais os valores morais da jornalista Miriam Leitão que tanto parecem ter indignado os habitantes de Jaraguá do Sul a ponto de ter excluída sua participação na Feira do Livro local? Afinal, o abaixo-assinado virtual contra sua presença recebeu pouco mais de 3 mil adesões, um número ínfimo em relação aos 174 mil moradores da cidade.
Homofobia
Em um dos raros processos do gênero até hoje julgados em SC, o Tribunal de Justiça manteve a condenação de professora da Comarca de Anchieta, no Oeste, sentenciada a multa civil de duas vezes sua maior remuneração em 2013, a suspensão dos direitos políticos e a proibição de contratar com o poder público por três anos. Apurou-se que, entre vários delitos, em um dos alunos ela aplicou três chineladas e, exibindo-o aos demais colegas qualificou-o como “burro”, “negrinho”, “não nega a raça”, “gordo” e “freio de cavalo”, entre outras. Vige!
Pedágio
Embora a discriminação seja evidente – que pode ser contestada se virar lei – segue para votação na Assembleia Legislativa, no segundo semestre, projeto que isenta os veículos automotores de duas rodas do pagamento da tarifa de pedágio nos editais e futuros contratos de concessão de rodovias estaduais.
Fufuca
O que chama a atenção no projeto de lei 3085/19, na Câmara dos Deputados, que prevê a isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os absorventes femininos, é o nome do autor da proposta: André Fufuca (PP-MA). Com todo respeito.
Autismo no Censo
Originária de projeto de lei da deputada federal catarinense Carmen Zanotto (Cidadania) o presidente Jair Bolsonaro sancionou quinta-feira a lei federal 13.861/19, que obriga o IBGE a inserir no Censo 2020 perguntas sobre o autismo. Com isso, será possível saber quantas pessoas no Brasil apresentam esse transtorno, como elas estão distribuídas pelo território e como se pode atende-las.
Exceções
Pelo menos dois presidentes de seccionais – Mansour Karmouche (MS) e Ricardo Breier (RS) – da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foram contra a decisão da direção nacional de pedir afastamento do procurador da Lava Jato Deltan Dallagnol e do ministro da Justiça, Sérgio Moro. Os demais comportaram-se como Pôncio Pilatos, para estupor de boa parte da categoria.
Miriam Leitão 1
A escritora e colunista carioca Martha Medeiros, cuja participação também já havia sido anunciada na 13ª Feira do Livro de Jaraguá do Sul, afirmou ao jornal “O Globo” que não deixará de comparecer por ter sido convencida de que o evento não tem fins políticos, partidários ou ideológicos, e que o cancelamento foi mesmo para zelar pela segurança dos autores.
Miriam Leitão 2
Sobre o episódio do cancelamento da participação da jornalista Miriam Leitão e seu marido e sociólogo Sergio Abranches na feira literária, uma célebre frase do pensador Voltaire, que fala da base da democracia, diz muito: “Não concordo com uma só palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o vosso direito de dizê-las”.
Pedágio ambiental
A deputada estadual Paulinha (PDT), que quando prefeita de Bombinhas implantou a taxa de preservação ambiental, se posiciona totalmente contrária à sua derrubada, conforme proposta de emenda à Constituição do Estado. Argumenta que mais de 90% da população de Bombinhas é a favor da TPA, e que a população do município, com 20 mil pessoas, não pode pagar sozinha pelas despesas de dois milhões de turistas no verão. E as centenas de milhões que eles deixam lá, não importam?
Liberação
Tem simpatia do Executivo projeto de iniciativa legislativa que libera inativos da segurança pública (policiais militares da reserva ou reformados por idade, bombeiros militares, policiais civis ou servidores do IGP aposentados) que poderão ficar à disposição das prefeituras, como já ocorre, por exemplo, no governo do Estado, na Assembleia Legislativa e no Tribunal de Justiça.
Veja também:
Padre Flávio Morelli celebra 62 anos de sacerdócio: conheça sua história
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Filha da enchente: conheça história de pai que fez parto improvisado em meio à cheia de 1983
Estacionamento
O portal da Câmara dos Deputados informa da tramitação de projeto de lei do catarinense Hélio Costa (PRB-SC) que permite ao cliente estacionar diante de farmácias e drogarias com o pisca-pisca ligado. Caberá ao órgão local de trânsito definir e sinalizar a vaga, preferencialmente diante do estabelecimento. O texto altera o Código de Trânsito Brasileiro.
Duodécimo
Influente na região, a Associação Comercial e Industrial do Vale do Araranguá tomou a iniciativa de se reunir com os vereadores de Araranguá, nesta semana, para se discutir a possibilidade de redução do duodécimo, o repasse feito ao Legislativo com base na receita municipal, de 7% para 5,5%. A assunto voltará a ser discutido.
Apoio total
Na primeira página de seu site, a Fiesc faz propaganda institucional da reforma da Previdência. Destaca o que ela considera um mito: que a reforma “vai acabar com a aposentadoria”. E o que acredita ser a verdade: “Sem a reforma se corre o risco real de ficar sem aposentadoria”.