X
X

Buscar

Disputa pelo governo do estado será acirrada e com fortes emoções neste ano

Emoções à vista A pesquisa divulgada terça-feira pelo Paraná Pesquisas pela disputa do Executivo estadual deixa claro que teremos muitas emoções até a eleição. Emboca Carlos Moisés (Republicanos), lidere com folga de 25,4% das intenções de voto, os demais postulantes estão ali, no entorno: Jorginho Mello (PL),15,5%; Esperidão Amin (PP), 12,1%; e Gean Loureiro (União […]

Emoções à vista
A pesquisa divulgada terça-feira pelo Paraná Pesquisas pela disputa do Executivo estadual deixa claro que teremos muitas emoções até a eleição. Emboca Carlos Moisés (Republicanos), lidere com folga de 25,4% das intenções de voto, os demais postulantes estão ali, no entorno: Jorginho Mello (PL),15,5%; Esperidão Amin (PP), 12,1%; e Gean Loureiro (União Brasil), com 10,6%. Disseram que votarão em branco, em nenhum ou anular o voto, 9,1%; 9,7% não souberam ou não responderam.

Virada
A coordenação da campanha de Lula incluiu SC entre as unidades da federação em que há necessidade de virada, como o é também o Distrito Federal, Acre, Roraima e Rondônia.

Contradição
O MDB estadual utiliza o espaço que lhe é concedido gratuitamente nas emissoras de rádio e TV para jactar-se, “com orgulho”, de ser a maior agremiação partidária de SC, o que chama a atenção por não ter sido capaz de formar uma chapa majoritária própria para concorrer ao Executivo estadual. Prefere apoiar um candidato fora de suas fileiras, o que suas lideranças não conseguem explicar de forma convincente. O ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, um notável e incansável “soldado do partido”, que o diga.

Espetada
Imediatamente depois do desacerto no pretendido apoio do PP à reeleição de Carlos Moises para governador, o pré-candidato e senador Esperidião Amin decidiu partir para o ataque. Disse, com todas as letras, num encontro com pré-candidatos ao Legislativo estadual e Câmara dos Deputados, “que quem vai ganhar o governo serão os votos e não verbas e promessas”.

Solitário
Este espaço acionou seus radares e nada captou. Nenhuma organização política (o Legislativo estadual, por exemplo, que tem aprovado moções de aplauso no atacado), universitária e mesmo literária, congratulou-se, de forma pública e oficial, com o escritor catarinense Godofredo de Oliveira Neto pela sua eleição como o mais novo imoral da Academia Brasileira de Letras.

Aberração
O sinistro Centrão, através de proposta de emenda à Constituição, quer dar ao Congresso o poder de mudar decisões do Supremo Tribunal Federal. É certo que os “supremos” do momento viraram desacreditados ativistas, em sua missão de interpretar a Carta Magna. Mas o que quer o Centrão, afinal, senão afrouxar as medidas de combate à corrupção e assim garantir a impunidade?

Caça ilegal
Entristece saber da prisão em flagrante, esta semana, de oito homens portando 23 armas de fogo, 1.189 munições, 11 animais abatidos e 66 apetrechos para prática de caça, que é ilegal quanto medieval, nas cercanias de Garuva, no norte de SC.

ACIC
Comemoram-se nesta semana os 45 anos de atividades da Associação Catarinense para Integração do Ceco (ACIC), sempre realizando, não raro com dificuldades, um notável serviço de inclusão social das pessoas cegas e com baixa visão, ajudando-as na sua efetiva integração na sociedade.

Fora da pauta
Num momento de tanta tensão política, o Senado resolveu amenizar os nervos e retirou de pauta um projeto que iria dar muita gritaria. Ele alteraria o Código Penal para criminalizar os olhares fixos e reiterados com conotação sexual e de forma invasiva, de autoria da senadora Rose de Freitas (MDB-ES).

Turismo de negócios
A ExpoSuper, Feira de Produtos, Equipamentos e Serviços para Supermercados, volta a acontecer de forma presencial de 21 a 23 deste mês em Joinville, após dois anos devido à pandemia. Não é aberta ao público em geral, por ser focada em conectar indústrias fornecedores e supermercadistas, ainda assim, concentrando milhares de pessoas e prevendo mais de R$ 500 milhões em negócios. A iniciativa é da Associação Catarinense de Supermercados (Acats), que este ano comemora 50 anos de fundação.

Itália
São João Batista, no Vale do Tijucas, recepciona, dia 1º de julho, descendentes diretos de um dos imigrantes que fundaram, onde hoje fica o município, a pioneira colônia de italianos no Brasil. São a diretora executiva de uma empresa de educação internacional especializada em intercâmbio cultural e grupos de viagens a Disney, Elis Busana e seu pai Jaime, acompanhados de inúmeros parentes. A Colônia Nova Itália foi fundada em 1836.