X
X

Buscar

Eleição para presidência da Câmara e do Senado não tem pré-candidatos de SC

Sem representatividade Os grandes jornais estão publicando os nomes dos principais pré-candidatos à direção do Congresso Nacional (Senado e Câmara dos Deputados) e o que chama a atenção é que não há sequer um de SC, Paraná e Rio Grande do Sul, enquanto o diminuto Mato Grosso do Sul, por exemplo, tem três: Teresa Cristina […]

Sem representatividade
Os grandes jornais estão publicando os nomes dos principais pré-candidatos à direção do Congresso Nacional (Senado e Câmara dos Deputados) e o que chama a atenção é que não há sequer um de SC, Paraná e Rio Grande do Sul, enquanto o diminuto Mato Grosso do Sul, por exemplo, tem três: Teresa Cristina (DEM) para o Senado, e Simone Tebet (MDB) e Nelsinho Trad (PSD) para a Câmara. E imaginar que já houve um tempo em que três catarinenses, na mesma época, comandavam nacionalmente seus partidos de então: Esperidião Amin, Jorge Bornhausen e Luiz Henrique da Silveira.

Gostou?
Consta que chegou ao conhecimento do presidente Jair Bolsonaro a badalada notícia do protocolo de intenções assinado segunda-feira entre a Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e o Instituto Butantã, para que municípios de SC tenham a vacina Coronavac. Se gostou ou não gostou, ninguém sabe. Mas se imagina sua reação diante da guerra aberta que ele tem com o governador paulista, João Dória.

Parceria
O BNDES discutiu ontem com o governador Carlos Moisés, junto com e representantes do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), do Ministério da Justiça e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o início dos estudos para a construção de um novo presídio em Blumenau, com participação privada. O modelo envolve estudo e trabalho na ressocialização dos presos.

Paridade de gênero
A partir de relatório do conselheiro catarinense Fábio Jeremias, o Conselho Federal da OAB aprovou segunda-feira, por aclamação, a paridade de gênero nas eleições da entidade, já com vigência para o pleito de 2021. A proposição estabelece que, para obterem o registro, as chapas eleitorais deverão atender ao percentual de 50% para candidaturas de cada gênero, tanto para titulares quanto para suplentes.

O homem nu
O Conselho Nacional de Justiça tem na pauta desta semana julgamento de pedido de reintegração feito pelo desembargador Eduardo Gallo Junior, do TJ-SC, que se tornou celebridade nacional após publicar na internet um vídeo em que se filmou pelado para tentar provar que sofrera agressões da ex-mulher. Aposentado compulsoriamente por desvios de conduta e falta de decoro, recorreu às instâncias superiores.

Cachaça
Quem diria! Cachaças de SC tiveram premiação máxima (medalha de ouro) na 27ª edição do Concurso Mundial de Bruxelas. Detalhe: são produzidas por agricultores familiares de Orleans, com a marca Cachaça do Conde, fabricada em 2018, descansada em barril de amburana, e de Lauro Muller, com a Cafundó da Serra, envelhecida em carvalho.

Hotelaria
A classe hoteleira catarinense respira aliviada com os 100% de ocupação agora permitida a partir de 21 deste mês. O que se deve destacar é que a regra foi construída pelo governo em parceria com representantes do setor, através de 20 de suas entidades. Um pouco mais e começaria uma quebradeira de muitos estabelecimentos antes do Natal.

Como todos
Decisão digna de aplauso a do governo estadual que decidiu não dar folga geral no serviço público neste final de ano. Por decreto, Carlos Moisés determinou que só não haverá expediente dias 24, 25 e 31. Nos demais dias, tudo normal. A população, sempre desprezada em tais ocasiões, agradece.

Cerco à corrupção
O Tribunal de Contas/SC, Ministério Público/SC e o Ministério Público de Contas (MPC-SC), oficializaram ontem novos mecanismos de combate à corrupção.

Comando
A presidente da Associação Catarinense de Engenharia de Segurança do Trabalho (Acest), Karla Zavaleta, assume dia 1º de janeiro a presidência da Sociedade Brasileira de Engenharia de Segurança (Sobes), organização mais antiga do Brasil no segmento. Engenheira civil com especialização em segurança do trabalho pela UFSC, será a primeira profissional da engenharia catarinense a dirigir a Sobes, entidade fundada em 1971.

Herança
Filha do falecido cineasta joaçabense Rogério Sganzerla, Djin Sgarzerla, herdou o DNA cinematográfico do pai. Além de atriz, está estreando na direção de seu primeiro filme, “Mulher Oceano”, no qual também atua. Está recebendo boas críticas.