Entidades do varejo reclamam de aumento de até 70% nos juros cobrados pelos bancos
Tubarões do lucro
Revoltante isso. Cinco entidades do varejo foram reclamar no Banco Central e Ministério da Economia dos aumentos de 50% a mais de 70% nos juros cobrados pelos bancos nas operações do varejo, como capital de giro, conta garantida, antecipação de recebíveis e outros empréstimos.
Telemedicina
Uma das ações sugeridas pelo senador Dário Berger (MDB-SC) ao Ministério da Saúde para combater a covid-19 é o uso da telemedicina. Coincidentemente, anteontem, o Senado aprovou projeto de lei que libera o uso dela durante a pandemia. O sistema existe em SC desde 2005 e permite a realização de exames médicos e tele consultas à distância, com cobertura em todos os 295 municípios do Estado. Faz mais de 80 mil exames mensais, passando de 9,5 milhões nesses 15 anos. Tem mais de 650 instituições de saúde conectadas apenas em SC, desde postos de saúde a hospitais de alta complexidade. Uma estrutura formidável, confiável e eficiente, sobretudo.
Onipresente
A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC) parece ter sete vidas no combate a covid-19. É dela projeto aprovado pela Câmara, anteontem, que proíbe a exportação de respiradores, equipamentos de proteção individual e monitores multiparâmetro durante a pandemia. A medida segue para sanção presidencial, já que na Câmara foram rejeitadas todas as modificações feitas pelo Senado.
Demissões
A permanência do isolamento social em SC até dia 8 acarretará na demissão de cerca de 30 mil pessoas nas próximas semanas no setor de bares e restaurantes, prevê sua entidade de classe (Abrasel), que fez um levantamento envolvendo 279 empresários em todo o Estado, entre os dias 27 e 30 de março. Caraca!
Determinação
Mesmo sabendo que há restrições à mobilidade em praticamente todo o mundo por causa do coronavírus, uma mãe foi “alugar” a justiça de Balneário Piçarras, para que ela fosse autorizada a levar o filho, menor de idade, a um passeio de 30 dias por Londres, onde mora seu pai. O pedido foi negado por duas razões: o próprio pai se recusou a assinar autorização da viagem. O segundo, óbvio, é que os residentes na capital inglesa estão sob isolamento social.
Exemplo coreano
Florianópolis foi uma das primeiras cidades a tomar medidas de distanciamento social e agora, em parceria com as prefeituras de Biguaçu, Palhoça e São José, vai fazer 200 mil testes em larga escala para barrar a proliferação da covid-19 com recursos próprios. Copia a ação adotada com sucesso na Coreia do Sul.
Uma certeza
Os ainda poucos legisladores que defendem a ideia de cortar seus imorais salários e de parte dos servidores para aumentar os recursos destinados ao combate da covid-19 podem ter uma certeza: a medida, se vingar, os alçará vários degraus acima da imagem degradante que eles têm na opinião pública.
Mídia
O jornalista Fernando Freitas deixou de imprimir seu jornal bissemanal “Folha do Vale”, de Braço do Norte, e só terá a versão digital de agora em diante. É uma tendência, mas que ainda tem resistências. O jornal “O Trentino”, de Nova Trento, teve que voltar a ser impresso depois de ficar 10 meses apenas na versão digital, no ano passado. Leitores fizeram candentes apelos pela volta no papel, embora mantenha também um portal paralelo. E todos estão felizes.
Sem carteira
Depois do Distrito Federal, SC é o Estado que tem menos trabalhadores sem carteira assinada, informais, com ou sem CNPJ. São 29,1% do total, conforme o IBGE. Em nove Estados são mais de 40%. No Maranhão e Pará, mais de 50%.
Grandes fortunas
Se passar o projeto que cria um imposto sobre grandes fortunas, o presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital, Charles Alcântara, estima que no Brasil, que tem 206 bilionários com fortuna de mais de R$ 1,2 trilhão em 2019 (20% do PIB), seria possível, com taxação de apenas 1%, arrecadar R$ 80 bilhões.
Sumiço
Milhares vivendo na ansiedade e as grandes empresas de medicina privada (e dentre elas várias que se qualificam como filantrópicas), estão em um silêncio ensurdecedor.
Alegria
Nada melhor que ouvir Martinho da Vila nesses dias em que se precisa de muito ânimo. Um de seus magníficos sambas começa assim: “Canta, canta, minha gente/Deixa a tristeza pra lá/Canta forte, canta alto/Que a vida vai melhorar”. Tomara.