Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Falhas do governo federal na vacinação são inadmissíveis e criminosas

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Falhas do governo federal na vacinação são inadmissíveis e criminosas

Raul Sartori

Vacinas
Lamentável e até trágica (milhares morrem diariamente e muitos sem atendimento nenhum) esta falta de vacinas contra a covid-19. Nos pequenos e médios municípios de SC é simplesmente extraordinária a capacidade deles nessas situações, para imunizar toda a população, com extrema rapidez e eficiência. No momento vivem uma angústia só. O SUS, em todo país, tem capacidade para vacinar 60 milhões de pessoas mensalmente. As falhas do governo federal na gestão da covid-19 são inadmissíveis. Criminosas, até.

Letras
O jornalista e colunista político Moacir Pereira assume mais uma função pública: torna-se, a partir de amanhã, em ato telepresencial, o novo presidente da Academia Catarinense de Letras.

Fofoqueiro
Luciano Hang está preocupado com sua imagem. A Justiça de São Paulo está exigindo que o Facebook diga a ele quem é que, num perfil no Instagram, gozadamente intitulado “Fofoqueiro sincero”, faz postagens que atacam a honra do bilionário dono da Havan.

Parlatório virtual
O projeto piloto do primeiro parlatório virtual de SC foi implementado segunda-feira no Complexo Penitenciário de Canhanduba, de Itajaí. Pleito da OAB-SC atendido pelo governo estadual, permite que advogados possam prestar assistência jurídica às pessoas que se encontram reclusas por meio de videoconferência previamente agendada, com conexão direta entre as unidades prisionais e os escritórios de advocacia. Tudo mais fácil e com menos custos.

Justiça restaurativa
Projetos-piloto de Justiça Restaurativa estarão em pleno funcionamento em 10 comarcas de SC até o final de 2022, anuncia o Judiciário de SC. Trata-se de processo judicial colaborativo voltado para resolução de um conflito caracterizado como crime, que envolve a participação maior do infrator e da vítima.

Descontão
Primeiro do que pode ser o início de uma avalanche, lojista do Floripa Aiport conseguiu a redução pela metade do valor da locação de espaço comercial no terminal aéreo, alegando queda abrupta de vendas em razão da pandemia e do consequente sumiço de consumidores/passageiros.

Compensação
Se os setores turístico e de prestação de serviços foram – de novo – os grandes prejudicados pela não realização do Carnaval no seu modo tradicional, houve um lado positivo neste período. Com a movimentação menor de pessoas nas estradas, a Polícia Rodoviária Federal registrou queda em ocorrências, -36% nos acidentes e -15% nas mortes. Um inesperado alívio para hospitais país afora, sobrecarregados com a covid-19.

CPI da Covid
O Palácio do Planalto promete procurar todos os senadores que assinaram o pedido de criação da CPI da Covid-19, para tentar demovê-los. Não terá trabalho com os três de SC (Esperidião Amin, Dário Berger e Jorginho Mello), que ficaram distantes do documento instado por oposicionistas.

Proteção
Começou a tramitar no Legislativo estadual projeto do deputado Ivan Naatz (PL) obriga os cartórios de registro civil do Estado a informar ao Ministério Público Estadual o registro de nascimento realizado por pai e/ou mãe menor de 14 anos, na data do nascimento do bebê. O importante objetivo é permitir que o MP tenha ciência de eventuais nascimentos que sejam fruto de estupro de vulnerável.

Vai faltar
A produção de plástico em SC, que é uma das maiores do país, vive um momento angustiante. Há sinais de que vai faltar aço, o que impacta na construção civil e em todo o segmento plástico catarinense, um dos grandes fornecedores para essa indústria. Também terá impacto no setor de embalagens, onde vai demandar uma certa restrição de entregas com as empresas produzindo menos eletrodomésticos.

Demanda
A CFL, que está se tornando uma das maiores incorporadoras da Região Sul, diz que registrou aumento de 40% nas vendas nos últimos seis meses de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019. E que só em janeiro passado a procura por imóveis em Florianópolis dobrou em relação ao mesmo período de 2020.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo