X
X

Buscar

Golpistas tentam se passar por promotores de Justiça em Santa Catarina

Golpe O cargo de promotor de justiça já foi mais respeitado, não? O próprio MP-SC teve que vir a público esta semana para alertar que uns espertos passam-se por promotores para dar golpes em diferentes municípios do interior. O mais manjado é pedir dinheiro a familiares de pessoas detidas em flagrante delito, para fins de […]

Golpe
O cargo de promotor de justiça já foi mais respeitado, não? O próprio MP-SC teve que vir a público esta semana para alertar que uns espertos passam-se por promotores para dar golpes em diferentes municípios do interior. O mais manjado é pedir dinheiro a familiares de pessoas detidas em flagrante delito, para fins de pagamento da respectiva fiança.

Emenda à Constituição
Em breve a Constituição de SC vai ganhar uma emenda, e das mais justas, é preciso dizer. Incluirá a Associação Filarmônica Camerata Florianópolis entre as entidades culturais que contam com apoio administrativo, técnico e financeiro do Estado, como já é concedido às Academias Catarinense de Letras e Catarinense de Letras e Artes, Instituto Histórico e Geográfico de SC, Orquestra Sinfônica de SC, Associação Cultural Cinemateca Catarinense, Federação Catarinense de Teatro e Instituto Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Sonegação
A Receita Federal está detectando irregularidades na atividade rural dos estados de SC e Paraná. Só na jurisdição da sua delegacia em Blumenau constatou 1.519 contribuintes com indício de rendimentos omitidos nos anos de 2017 a 2019.

Armas
Nas múltiplas tentativas de se explicar a terrível matança em Saudades, aparecem conjecturas interessantes. Uma delas: se o jovem assassino, ao invés de uma adaga, estivesse na posse de armas de fogo, o que faria? Poderia ser muito, muito pior. O que quase diariamente acontece nos Estados Unidos dispensa exemplos.

Cale-se, Bolsonaro!
O cidadão comum, apolítico e patriota, normalmente torce para quem está no governo – mesmo detestando-o ideologicamente – porque, se ele for bem, todos ganham. Mas Bolsonaro, definitivamente, não ajuda. Foi de estarrecer sua referência negativa à China, anteontem. Trata-se do nosso maior parceiro comercial e de onde vem a quase totalidade do insumo para vacinas contra a Covid-19! E o Brasil se encaminhando para as 500 mil mortes pela doença!

Alerta
Edificante, exemplar e inovadora a iniciativa a do jornal “O Globo” que na parte superior de reportagem sobre os mortes em Saudades, alertou os leitores de que ela continha a descrição de um episódio de extrema violência. Que tal, também, fazer o mesmo com seus telejornais, por exemplo?

Carteiro assaltado
A Justiça do Trabalho de SC condenou os Correios a pagar indenização de R$ 30 mil por danos morais a um entregador motorizado que sofreu 23 assaltos na cidade de São Paulo. Na ação, o carteiro contou que em 2014 passou a trabalhar como entregador motorizado, transportando objetos eletrônicos de alto valor na capital paulista. Nos quatro anos seguintes, ele foi assaltado repetidas vezes, sempre à mão armada, até conseguir sua remoção para uma pequena tranquila cidade do extremo-oeste de SC, em 2019. Não houve recurso da decisão.

Impedimento
Nem é a pandemia – a culpada de tudo, para o bem ou para o mal – que está impedindo o retorno das cirurgias eletivas em SC. É a falta de anestésicos na rede hospitalar pública. A fila, represada, por tais cirurgias, está perto de 100 mil.

Casa d´Agronômica
O inquieto deputado estadual Jessé Lopes (PSL) foi à tribuna reclamar dos colegas da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa que, sem consultá-lo, já que é seu autor, arquivaram projeto que previa a venda da Casa da Agronômica, a residência oficial dos governadores.

Contra aulas
A sessão do Legislativo estadual de anteontem transcorria tranquila até o discurso do deputado Bruno Souza (Novo) contra o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) pela greve contra o retorno das aulas presenciais na Capital. Trecho do discurso: “Canalhas da pior categoria! Estão deixando há mais de 400 dias crianças pobres sem aulas! Muitos professores estão constrangidos com a atitude dessa cacalhada….”

Venda direta
Finalmente, está quase lá uma medida há muito reclamada. O plenário da Câmara dos Deputados deve votar por estes dias projeto que permite a venda direta de etanol dos produtores para postos de combustível, o que deve baixar os preços. Atualmente isso é proibido, em mais um inexplicável confronto com princípios constitucionais da livre iniciativa e livre concorrência.