Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Governador Moisés diz que há deputados fazem oposição ao governo por defenderem causas pessoais

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Governador Moisés diz que há deputados fazem oposição ao governo por defenderem causas pessoais

Raul Sartori

Bolsonarista “light”
Em extensa entrevista dada por telefone e publicada sábado no portal da revista Veja, o governador Carlos Moisés, identificado como um dos quadros moderados do PSL, desanca deputados estaduais do partido, entre eles Ana Campagnolo, que “fazem oposição ao governo por defenderem causas pessoais”. Observa que um deles queria apoio para fazer um projeto de lei que exigia exame toxicológico em professores e que ele achava ótima, desde que todos os deputados e servidores públicos fizessem. “Isso não é ideologia, é querer protagonismo entre um grupo minoritário que ofende os professores”, resumiu.

Sofredor
Não está sendo fácil a tarefa do catarinense Jorge Seif Júnior no comando da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura. É o órgão é o que mais sofre processos judiciais na Esplanada dos Ministérios, depois do Ministério da Saúde. O número de servidores caiu de 785, quando o então Ministério da Pesca foi criado em 2009, para 44, quando a pasta foi extinta em 2015. Atualmente, a secretaria possui cerca de 100 servidores.

Causa nobre
Uma camiseta comemorativa ao título de Roland-Garros e um dia com o atleta no museu do seu Instituto em Florianópolis, foi a colaboração do ex-tenista Gustavo Kuerten para o medalhista olímpico no judô Tiago Camilo em leilão beneficente para arrecadar fundos para a construção da nova sede de seu instituto, amanhã, em São Paulo. Neymar colabora com chuteira e camiseta e Gabriel Medina com uma prancha autografada.

Fake News
Inicia com depoimento do ex-ator pornô e agora deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP), quarta-feira, a CPI das Fake News no Congresso Nacional. A atriz Giovanna Ewbank e o cantor Caetano Veloso integram a extensa lista de convocados e convidados. O novo líder da bancada do PSL, Eduardo Bolsonaro, escalou a dedo os representantes do partido na CPI, extremamente leais à sua família-clã, entre eles a catarinense Caroline de Toni.

Plumagem
O saudoso ministro catarinense do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, certa vez referiu-se à Operação Lava Jato dizendo que “a gente puxa uma pena e vem uma galinha”. Pode-se fazer a mesma alusão à situação atual trágica do Figueirense, resultado do furacão “WB” com sutil adaptação: puxa-se uma pena e vem um galinheiro inteiro.

Outra imagem
Celebrizada pelo filme “O Bandido da Luz Vermelha” (1968), de Rogério Sganzerla, ali retratado romanticamente como um homem que lutava contra a ordem constituída, que seduzia mulheres que roubava e gostava de usar roupas extravagantes, a imagem do notável criminoso catarinense João Acácio Pereira da Costa (1942-1998), está prestes a desaparecer. É o que promete o jornalista paulista Gonçalo Júnior, que lança um livro sobre o personagem, quinta-feira. Era um homem aterrorizante. Em apenas um ano e meio assaltou 154 mansões nos bairros nobres paulistanos, matou oito homens e estuprou cerca de 100 mulheres. Foi condenado a 351 anos, 9 meses e 3 dias. Cumpriu 30 anos, pena máxima no Brasil.

Detalhe
O governo estadual enfrenta restrições para inclusão de pescados na merenda escolar de sua rede de ensino, que tem mais de mil escolas. É que além de inspecionado por trocentos órgãos, o produto não pode ter espinho. Só pode ser processado.

O melhor
O melhor jogador de futebol de SC em todos os tempos foi o ponta-esquerda Teixeirinha, falecido em 2018 e que jogou no Palmeiras, de Blumenau, e se destacou no Carlos Renaux, de Brusque. A afirmação está no livro “Santa Catarina, Um Século de Futebol”, do jornalista e historiador Maury Dal Grande Borges, 84 anos, lançado semana passada na Assembleia Legislativa.

Restrições
Mais dois municípios catarinenses – Chapecó e Tubarão – instituíram legislação, explicitamente inconstitucional, que restringem a atividade de motoristas de aplicativos. Outros mais, no litoral, querem criar a infame taxa de preservação ambiental. Daqui a pouco vão querer taxar o sol.

Recado
Ir às ruas, aos milhões, em todos os recantos do país, se os “supremos” decidirem que condenado só poderá ir para a cadeia depois do transito em julgado (passar por todas as instâncias e não apenas da segunda), será a prova cabal de que ainda há quem ainda acredita nas instituições.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo