Governadores de pelo menos 12 estados empregam parentes em cargos públicos
Grande família Governadores de pelo menos 12 estados privilegiaram familiares na hora de preencher cargos públicos, segundo levantamento do jornal “O Globo”, que localizou 29 parentes lotados na estrutura dos executivos e em outros postos da máquina estadual. SC está fora da lista, por enquanto. Mas indicações de que esteja dentro em breve. Emprego Lula […]
Grande família
Governadores de pelo menos 12 estados privilegiaram familiares na hora de preencher cargos públicos, segundo levantamento do jornal “O Globo”, que localizou 29 parentes lotados na estrutura dos executivos e em outros postos da máquina estadual. SC está fora da lista, por enquanto. Mas indicações de que esteja dentro em breve.
Emprego
Lula vai indicar a ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que é catarinense de Videira, para a vaga reservada ao Brasil na diretoria da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). Foi uma das mais aguerridas defensoras da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) durante o processo de impeachment, mas não conseguiu se reeleger ao Senado e, em 2022, também perdeu as eleições para a Câmara dos Deputados. Enquanto isso, sua amiga e também ex-senador Ideli Salvatti (PT-SC), continua submersa.
Melhores parlamentares 1
Saiu sexta-feira o ranking dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Elaborado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), feito desde 1994, aponta quem são os congressistas com melhor desempenho dentre os 513 deputados federais e 81 senadores em exercício de mandato no mês de setembro.
Melhores parlamentares 2
SC já esteve infinitamente melhor nos tempos em que Jorge Bornhausen, Esperidião Amin e Luiz Henrique da Silveira, presidiam nacionalmente, na mesma época, seus respectivos partidos. Da lista de sexta-feira consta apenas, dentre catarinenses, o senador Esperidião Amin.
Revelação
Na busca e apreensão nos endereços do filho 04 de Bolsonaro, Jair Renan, dentre eles o de Balneário Camboriú, surge agora a informação de que no HD de seu celular constava um contrato de locação de imóvel na cidade e um papel com a anotação “principais opositores do senador Jorge Seif”, que o emprega em seu gabinete.
No ar
A Gol deve dar a boa notícia por estes dias: entre janeiro e março de 2024 vai incluir em sua malha voo ligando o aeroporto de Navegantes ao de Ezeiza, de Buenos Aires.
Negra “suprema”
Um grupo de 25 parlamentares que pertencem à partidos da base do governo enviou carta a Lula, sexta-feira, solicitando que o presidente indique uma mulher negra ao Supremo Tribunal Federal. Na lista está a deputada federal catarinense Ana Paula Lima (PT-SC).
Hipocrisia
O mesmo governo que a todo instante diz que quer acabar com as desigualdades no Brasil descamba para a falsidade e teatro de graça para público cego quando, através de sua Comissão de Ética Pública, acha normal dar R$ 41.650 por mês, durante seis meses, para a ex-ministra do Esporte, Ana Moser, só porque foi demitida do cargo. Um deboche ao pobre trabalhador comum demitido de seu emprego para dar lugar a alguém que interessa à empresa e ainda sofrer para receber o seguro-desemprego.
Triste espetáculo
Lido, alhures: “Um país onde se promove um espetáculo, com cantores renomados, para uma simples solenidade de posse do presidente da sua Suprema Corte não pode ser levado a sério”.
Moisés prefeito
Informam as folhas sulinas que ex-governador Carlos Moisés, presidente estadual do Republicanos, não faz mais segredo quanto ao seu desejo de se candidatar a prefeito de Tubarão. Popularidade aparenta ter: foi o mais votado em 2022, com 46,04% dos votos válidos na cidade que o catapultou para a política.
Praia limpa
Sobre o selo Bandeira Azul dado a várias praias de SC pela sua qualidade ambiental, a notícia mais esperada para milhares seria a presença de pelo menos uma de Florianópolis, um dos maiores destinos turísticos do Brasil. Um consolo: a Lagoa do Peri tem o diploma, mas sob permanente ameaça
Animais protegidos
Numa das primeiras iniciativas do tipo em parlamentos estaduais no país, a Assembleia Legislativa de SC instalou a Comissão de Proteção, Defesa e Bem-Estar Animal. Tem sua importância, sim, embora os catarinenses estejam prestes a se livrar das infames farra do boi e puxada de cavalos, no Estado 60% dos atendimentos das ONGs envolvem maus-tratos e 40% se relacionam a animais abandonados. No Brasil, em 2019, 3,9 milhões de animais se encontraram em situação de vulnerabilidade, abandonados ou mal tratados. Em 2021, esse número subiu para 8,8 milhões.