Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Governadores de vários estados prometem fazer de 2020 um ano de grandes privatizações

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Governadores de vários estados prometem fazer de 2020 um ano de grandes privatizações

Raul Sartori

Estado menor
Sem folga no orçamento e com uma conta que não para de crescer, governadores de vários estados prometem fazer de 2020 um ano de grandes privatizações, concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs). Eles pretendem transferir para a iniciativa privada pelo menos 100 ativos, segundo levantamento feito pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. De SC constam as concessões do Centro de Eventos de Balneário Camboriú; do Terminal Rodoviário Rita Maria, em Florianópolis; do mirante da Serra do Rio do Rastro, e do aeroporto de Chapecó. A parceria público-privada (PPP) em vista é para construção e operação de um complexo penitenciário na região de Blumenau.

Aval
Aos poucos o governador Carlos Moisés vai se consolidando como líder político estadual. Nas primeiras tratativas visando a escolha de candidatos a prefeito, principalmente em cidades mais importantes, ele tem sido consultado para dar sua opinião e até aval. É o caso de Tubarão – onde nasceu sua candidatura a governador – onde há um problema a resolver: há cinco candidatos do seu partido, o PSL, que querem disputar a cadeira de Joares Ponticelli (PP).

Primeiro ano
Mais uma pesquisa encomendada pelo Grupo ND à empresa Síntese, um dos mais conceituados institutos de pesquisa de SC, com 1.100 entrevistas em 20 cidades de todas as regiões do estado, mostra que o governador precisa valorizar mais sua comunicação. Quando perguntados se sabiam o nome do atual governador, 46% afirmaram saber e 54% não. Na região oeste o índice de desconhecimento ainda é maior (69,88%). Outro detalhe: a maioria não associa o nome do governador ao seu partido, o PSL: 62,64% não souberam informar o nome da agremiação, enquanto apenas 37,36% a identificaram.

Nota
A pesquisa perguntou que nota, de zero a 10, os catarinenses dariam para o desempenho do governador até o momento. A média geral ficou em 5,88. Já o desempenho da equipe de secretários foi avaliado com média 5.

Heróis de 70
De seu refúgio no sul da Ilha de SC, o ex-craque de futebol Paulo Cézar Caju diz que nos últimos dias tem recebido ligações de produtoras de diversas partes do mundo, todas agendando entrevistas para documentários, livros e homenagens para os heróis da inesquecível Copa do Mundo de 1970. Menos do Brasil. Neste 2020 se comemoram 50 anos da conquista no México. Lamenta que ninguém valoriza a memória como americanos e europeus, e nossos irmãos argentinos, chilenos e uruguaios.

Autonomia do BC
Está com o deputado federal catarinense Celso Maldaner (MDB) a relatoria da importante proposta de autonomia do Banco Central, cujo projeto se espera que seja finalmente votado até o fim de fevereiro pelo plenário da Câmara. Maldaner diz que tem a palavra do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o que, convenhamos, representa pouco ou nada, já que tem se comportado como biruta de aeroporto. Originalmente a matéria estava agendada para ser votada pelo Congresso ainda em 2018.

Rio do Rastro
Se a exploração do mirante da Serra do Rio do Rastro se encaminha para uma concessão à iniciativa privada, a magnifica SC 390, que passa por lá, aguarda por obras de prevenção. Os recursos de quase e R$ 20 milhões garantidos pelo governo federal em 2018, após intensa articulação do senador Dário Berger (MDB), estão empenhados. A execução, agora, depende do governo do Estado, que alega estar dando encaminhamento aos tramites burocráticos. A expectativa é de que os trabalhos iniciem ainda neste mês.

Consciência negra
Em parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal, a Advocacia-Geral da União se manifestou contra a possibilidade de os municípios – conforme ocorreu em vários de SC – e estados instituírem o feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Para a AGU, apenas a União, ou seja, o Congresso e o governo federal, pode fazer isso, uma vez que a criação de feriados mexe nas relações de trabalho. E, segundo a Constituição, apenas a União pode legislar sobre direito trabalhista.

Vilão banido
Os canudos de plástico, os vilões da hora, já foram banidos em oito estados, dentre eles SC, e no Distrito Federal, em pouco mais de um ano. Nos demais há projetos em tramitação, com exceção do sempre incendiário Rondônia, onde não entrou na pauta ambiental.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo