Governo do SC quer estabelecer critérios rígidos para concessão de bolsas de estudo
Seletiva No projeto de concessão de bolsas de estudo que o governo estadual ainda vai enviar ao Legislativo constam vários critérios quanto aos eventuais beneficiados, como a comprovação de residir em SC há pelo menos cinco anos e que para os cursos de Medicina, por exemplo, a renda familiar seja inferior a 20 salários mínimos […]
Seletiva
No projeto de concessão de bolsas de estudo que o governo estadual ainda vai enviar ao Legislativo constam vários critérios quanto aos eventuais beneficiados, como a comprovação de residir em SC há pelo menos cinco anos e que para os cursos de Medicina, por exemplo, a renda familiar seja inferior a 20 salários mínimos e de 10 para os cursos de graduação. A intenção é beneficiar realmente quem precisa.
Heroína da pátria
O presidente Lula sancionou a lei federal 14.552/23, que inscreve o nome de Zilda Arns Neumann no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O texto foi publicado ontem no Diário Oficial da União. Zilda Arns nasceu em Forquilhinha, ao lado de Criciúma, em 1934. Em 1983, fundou a Pastoral da Criança. Fo indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Faleceu em 2010, vítima de um terremoto em Porto Príncipe, capital do Haiti. A lamentar que em seu Estado natal haja uma absurda e incompreensível insensibilidade quanto à sua memória. Qual o pecado em dar seu nome a novas escolas, hospitais, creches?
Força-tarefa
O Tribunal de Contas do Estado iniciou ontem uma auditoria em 20 escolas municipais dentro da Operação Educação, uma fiscalização nacional inédita realizada por 32 tribunais de contas. A meta é verificar a infraestrutura de mil escolas estaduais e municipais no país. Os auditores avaliarão 200 itens, entre eles a situação dos refeitórios, bibliotecas, salas de aula e quadras esportivas, além de aspectos ligados à segurança, prevenção de incêndio, higiene e limpeza. As visitas terminam amanhã. Vão encontrar muita coisa fora de lugar.
Antecedentes
O colunista Cláudio Humberto conta que na representação contra o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) pelo “cheirão” no cangote da sua colega de Câmara, a catarinense úlia Zanatta, o PL, partido dela, cita o caso ocorrido na Assembleia Legislativa de São Paulo, onde o deputado estadual Fernando Cury (Psol), apalpou uma colega. Por isso foi suspenso por seis meses e virou réu por importunação sexual.
Conflito
O deputado estadual Massocco (PL) teme por um conflito logo ali adiante em SC quanto à nova demarcação de terras indígenas proposta pela Funai. Diz ele que SC tem atualmente 2.344 famílias indígenas, donas de 20 mil hectares e que caso a ação da Funai seja efetivada, eles terão direito a outros 24 mil hectares. Nada demais se a maior parte não fosse em áreas onde hoje estão legalmente estabelecidas 1.223 mil propriedades rurais. O Supremo Tribunal Federal vai decidir isso no dia 7 de junho, com a retomada do julgamento do chamado marco temporal, tese jurídica que prevê que só devam ser demarcadas as áreas ocupadas por esses povos até a data da promulgação da Constituição Federal, em 5 de outubro de 1988. Busca-se uma solução conciliatória, pouco provável. A ver.
Saúde mental
Nove entre 10 estudantes e professores paulistas relatam esgotamento e ansiedade, conforme pesquisa do Instituto Locomotiva. Uma pesquisa em SC provavelmente não chegaria a números tão alarmantes, mas próximos, com certeza.
Piano
Depois de se apresentar no Theatro Municipal de São Paulo, o pianista Pablo Rossi volta a SC para uma apresentação especial em Florianópolis. Seu novo espetáculo, Iluminuras, será nesta quinta-feira, no Teatro Ademir Rosa, com composições de Chopin. A entrada é gratuita mediante doação de um quilo de alimento.
BBBs
Na TV brasileira, um dos programas de maior audiência representa e apresenta o que se têm de lixo do lixo. Na política, enojados e estonteados, assistimos um Congresso onde seus comandantes se engalfinham para ver quem mais tem poder sobre os blocos que estão sendo formados, e que já são chamados BBB: boi, Bíblia e bala.
Tratamento inédito
O Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) fez mais um procedimento revolucionário e inédito em SC no tratamento de câncer. É a braquiterapia de partes moles. No caso específico de uma paciente com sarcoma da coxa esquerda, os médicos radioterapeutas entraram no centro cirúrgico ao lado dos cirurgiões ortopedistas, que retiraram o tumor, enquanto os radioterapeutas colocaram catéteres no local. Após a cirurgia, a paciente foi submetida a uma tomografia que indicou a melhor distribuição da radiação para eliminar as áreas de risco de recidiva do tumor.
Patrimônio Cultural
Em breve o Legislativo estadual aprovará projeto que declarará a Oktoberfest de Blumenau como Patrimônio Cultural do Estado de SC. Mais que justo e merecido.