Há quase 9 mil famílias vivendo em condições de moradia inadequadas em SC
Sub-moradia
Na justificativa de projeto enviado à Assembleia Legislativa que cria o Programa de Habitação Popular Nova Casa o governo estadual diz que em SC há 8.907 famílias vivendo em condições de moradia inadequada (sem banheiro, com piso de terra e paredes de taipa ou palha). Segundo levantamento realizado junto aos municípios, o déficit de moradias de interesse social atinge 152.193 famílias, e o déficit de regularização fundiária afeta outras 151.445.
QI dos “supremos”
O imprevisível deputado estadual Jessé Lopes (PSL) entrou na polêmica discussão sobre a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) questionando a qualidade intelectual dos ministros do Supremo Tribunal Federal que, na sua visão, “gostam de soltar bandidos e corruptos” mas que se mostram indiferentes às ameaças de morte ao presidente Jair Bolsonaro. Pensando bem…
PSD
Mesmo com nomes muito conhecidos na política catarinense, como o ex-governador Raimundo Colombo, o PSD vai oficializar a formação de seu diretório estadual. Hoje só tem uma comissão provisória. Na primeira reunião do ano, há dias, reafirmou a permanência do deputado estadual Milton Hobus à frente do partido e reafirmou que terá candidato ao governo do Estado em 2022, com Raimundo Colombo, sem discussão. Uma perda sentida na legenda foi a do ex-prefeito de São José e ex-deputado federal, Gervásio Silva, semana passada.
Freio
A prefeitura de Imbituba tinha em seus planos criar a Taxa de Preservação Ambiental (TPA) e assim cobrar pelo acesso às praias de Ibiraquera e do Rosa, pelo menos enquanto durasse a pandemia de covid-19. Lei estadual recente proíbe tais cobranças em todo Estado.
Histeria ambientalista
A histeria ambientalista, onde o bom senso pouco está presente, chegou a um ponto intolerável em SC. São estimados em R$ 40 bilhões os investimentos represados no estado que estão aguardando licenças (algumas de anos) do Instituto Estadual do Meio Ambiente (IMA), agora comandado por Daniel Vinícius Netto, especialista em gestão ambiental, que promete uma operação destrave. Um projeto do deputado Valdir Cobalchini (MDB) propõe a liberação prévia de licenciamentos diante da declaração de cumprimento da legislação, com o autor assumindo as responsabilidades legais. Uma utopia. Ambientalistas histéricos, mas muito estridentes, que desconfiam até de sua sombra, vão deixar?
Embriaguez ao volante
Fato raro decidido ontem pelo Tribunal de Justiça de SC. Negou relaxar a prisão de motorista que, com sinais de embriaguez e na contramão de direção, conduzia veículo no Centro de Florianópolis, na madrugada de sexta-feira passada, 12, e atingiu um motociclista, que teve a perna amputada e corre o risco de perder um braço. Quem conduzia o veículo era uma respeitável senhora, que não quis submeter-se ao bafômetro.
Justa homenagem
Neiva Ortega (1951-2018), produtora cultural que conduziu sucessivas edições do Múltipla Dança – Festival Internacional de Dança Contemporânea, é homenageada no e-book Múltipla Dança Festival Internacional de Dança Contemporânea – 10 Anos em Encontros, com lançamento virtual dias 9, 10 e 11 de março, às 20 horas. Notável ativista da arte e da cultura, Neiva deixou uma lacuna no setor em SC. Atuou no Terceiro Setor como fundadora e gestora do Instituto Arte Movimenta, foi delegada de SC na Conferência Nacional de Cultura (CNC), trabalhou em empresas privadas e instituições públicas e foi gerente de Música da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), onde fez a gestão do Programa Nacional de Bandas da Funarte. Não há quem do universo da dança e das bandas de SC que não reconheça sua contribuição e a justa homenagem prestada no e-book pela equipe do festival, que ganha sua 11ª edição entre 24 e 30 de maio.
Projeto lixo
Sempre haverá congressistas despreparados. Um deles é Léo Mortta (PSL-MG), deputado federal e autor de projeto de lei que proíbe o empregador de demitir os trabalhadores que não tomarem vacinas.
Jogo limpo
Uma boa ideia da prefeitura de Criciúma que merece ser replicada. Trata-se de um projeto que pretende alavancar a coleta seletiva na cidade. A proposta é que a população faça a separação do material reciclável e o entregue em pontos de coleta pré-determinados. O diferencial: em troca, o morador vai ganhar descontos que pode chegar a até 50% na taxa de lixo.