Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Ida de Bolsonaro ao PL quase dobra bancada do partido na Câmara dos Deputados

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Ida de Bolsonaro ao PL quase dobra bancada do partido na Câmara dos Deputados

Raul Sartori

Bolsonaro ganhando
Alguns analistas dizem que não se deve subestimar as chances de reeleição de Bolsonaro. Pudera. Nessa troca de partidos ele foi o grande vencedor. Depois que se filiou ao PL, a sigla registrou um salto gigante, pulando de 43 para 75 deputados, entre eles alguns catarinenses. Partidos aliados a ele, como o PP, subiu de 42 para 59 e o Republicanos de 31 para 46.

Lideres
O Movimento Brasil Livre (MBL), através de sua Academia MBL, que tem curso de formação de líderes, vai lançar cinco alunos para as disputas nas eleições deste ano. Um de SC. É o empresário do setor têxtil Samuel Chang, pelo Podemos, que concorrerá a uma vaga na Câmara dos Deputados.

PEC Mulher
A mídia não está dando importância nenhum até agora à promulgação, hoje, pelo Congresso Nacional, da Emenda Constitucional 117. Inclui na Constituição regras de leis eleitorais determinando a aplicação de percentuais mínimos de recursos do Fundo Partidário nas campanhas de mulheres e em programas voltados à sua participação na política.

De volta
Sumido nos últimos anos, o ótimo ator criciumense Mauricio Destri estará de volta à TV na série de Globoplay sobre o memorável grupo musical Secos e Molhados. Interpretará João Ricardo, um dos integrantes.

O líder
Mesmo com todos os escândalos em que se meteu, uns de corrupção explícita, e condenado por isso, tornando-se inelegível, quem está aí, de novo, como um dos homens mais poderosos do país? Ninguém mais ninguém menos que o inqualificável Valdemar da Cosa Neto.

Dívidas de Fittipaldi
O portal da revista Veja diz que o ex-piloto Emerson Fittipaldi esconde carros e outros bens para escapar de credores. Suas dividas giram em torno de R$ 50 milhões. Ele é alvo de 145 processos judiciais que tentam penhorar bens e valores. Em janeiro deste ano ao bi-campeão mundial de Fórmula 1 foi atribuído o título de embaixador do Lotus Business, novo centro comercial no bairro Andorinha, entre Itapema e Porto Belo, ao lado da BR-101, incluindo um edifício de 29 andares e investimento de R$ 140 milhões.

Simpatias
É explicita a simpatia dos florianopolitanos em relação à Universidade do Estado (Udesc) que na pandemia agiu como o bom senso esperava. As aulas 100% presenciais recomeçaram ontem. O mesmo fez a UFSC, mas junto com o retorno começou uma (mais uma) oportunista greve de seus 3 mil servidores. Daí a antipatia, que não é de agora.

Avaliação “suprema”
Pesquisa do portal PoderData chegou a um dado que não surpreende: 43% avaliam o trabalho do Supremo Tribunal Federal como “ruim” ou “péssimo”. Só 20% disseram “ótimo” ou “bom” e outros 31% “regular”. Deve ser um caso raro no mundo, mesmo entre ditaduras.

Trote
Revoltante o que alunos veteranos de cursos da Universidade Federal do Paraná fizerem em calouros, que sofreram queimaduras graves em trote. O que surpreende é que isso ainda persista no vizinho estado. Em SC aquela violência covarde, estúpida e gratuita está banida desde 2010, quando o então governador Leonel Pavan sancionou a lei 15.431.

Vingança
Dá para imaginar a vingança dos “supremos” em cima do falastrão, arrogante e inconsequente deputado federal carioca Daniel Silveira (PL), que ousou desafiar sua intocabilidade. O julgamento será dia 20. Nada que engrandeça uma das cortes supremas mais desacreditadas de todos os tempos da República brasileira.

Florianopolitano endividado
Estudo inédito da Geofusion, empresa especializada em inteligência geográfica, mostra em quais capitais brasileiras está o mais grave nível de endividamento da população. Florianópolis está na segunda posição, só superada por Brasília. Depois vem Recife, Curitiba e Vitória. O estudo leva em consideração a tomada de empréstimos para o pagamento de débitos, juros e seguros com dívidas pessoais e prestação de financiamento de imóveis.

Aumento, não!
É muito preocupante a possibilidade, se não houver um entendimento, de o leite e o pão ficarem mais caros em SC. E quem está no meio novamente? A fúria arrecadadora do poder público.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo