Imprensa noticiou com má vontade apoio dos Estados Unidos ao ingresso do Brasil na OCDE
Má vontade
Foi mínima a repercussão em alguns dos maiores jornais do país, ontem, em relação ao apoio dos Estados Unidos para o ingresso do Brasil na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O “Correio Braziliense”, de Brasília, muito lido no poder, quase que lamentou, justificando que (a oficialização) “apesar do apoio, deve demorar muito”. É complexo de vira-lata.
Fantasma punido
Desde sempre se soube que toda vez que um servidor público fosse denunciado por não ir trabalhar (o popular e odioso “fantasma”), o que ele tinha mesmo que fazer, com prazer ou desprazer de seu superior, era voltar ao serviço e tudo se resolveria. Mas eis que esta semana o juízo da Vara da Fazenda da comarca de Lages condenou um homem que ocupou cargo comissionado na prefeitura de Lages durante quase quatro anos – de 2013 a 2016 – mas não compareceu ao local de expediente, cumpriu jornada de trabalho ou executou atividades ligadas a administração pública. A boa novidade para o contribuinte que banca essas improbidades, é que ele terá de devolver o montante recebido no período, assim como pagar multa civil de igual valor, em total que alcança R$ 425,8 mil, acrescidos de correção monetária e juros de 1% ao ano. É preciso mais ações desse tipo. O contribuinte não tolera mais ser feito de bobo.
Não é piada
Os 56 deputados federais do PT – entre eles o catarinense Pedro Uczai – integram a Frente Parlamentar em Defesa da Petrobras. Um dos expoentes é o paulista Rui Falcão, que foi presidente do partido no tempo em que a estatal foi literalmente saqueada.
Criança protegida
SC foi um os primeiros signatários, dentre cinco estados, do programa Criança Protegida, assinando termo de cooperação técnica com a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério dos Direitos Humanos, visando o treinamento de profissionais para atuar na defesa dos direitos da criança e do adolescente na função de conselheiros tutelares.
Migração
Como reação à decisão de seu partido, em dezembro, de suspender seus direitos partidários por um ano, o único deputado “verde” no legislativo estadual, Ivan Naatz, cai fora. Sem óbice do Tribunal Regional Eleitoral, dia 1º de fevereiro assina sua adesão ao PL, sob as benções do senador Jorginho Mello, que sonha vê-lo prefeito de Blumenau.
Laureus
A principal premiação do esporte mundial, o Laureus, a ser entregue dia 17 de fevereiro, em Berlim, terá três representantes brasileiros na edição deste ano. São Italo Ferreira, campeão mundial de surfe, e Rayssa Leal, sensação do skate (tem 12 anos), na categoria Atleta de Ação do Ano. A Chapecoense foi indicada por opinião popular na categoria momento esportivo mais inspirador das últimas duas décadas, que é o tempo de existência da honraria.
Desmemória
A sensibilidade do Ministério Público Federal e Justiça Federal em Florianópolis impediram a consumação de um inominável crime contra a história da região metropolitana da Capital. A JF acatou pedido do MPF e determinou a restauração na área conhecida como Fazenda de Palmas, em Governador Celso Ramos, de construções parcialmente demolidas. O complexo histórico denominado Casa Grande e antiga Casa dos Escravos foi construído há 300 anos com pedras naturais coladas uma a uma com óleo de baleia, por escravos de antigo engenho de açúcar. O que espanta é que o conjunto é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
UFSC no futebol
A estreia de Mário Coelho como técnico do Figueirense, dia 23, contra o Juventus, pelo Campeonato Catarinense, tem um significado especial na UFSC: ele é um dos 22 egressos do Centro de Desportos da instituição que atuam em equipes de futebol profissional em SC e em outros Estados. As funções são as mais variadas. Há técnicos, auxiliares, preparadores físicos, fisiologistas e analistas de desempenho, entre outras. Coelho é graduado em Educação Física.
Paula Braun
A atriz e cineasta blumenauense Paula Braun, de 40 anos, casada com o ator Mateus Solano, divulgou que neste 2020 vai lançar o documentário “Ioiô de Iaiá”, com roteiro, direção e produção sua, que aborda a história de casais (um dos quais homoafetivo) que estão juntos há mais de 40 anos. Entre eles está um de Indaial. O que percebeu, depois das entrevistas, é que as mulheres sempre tiveram os direitos mais tolhidos do que os homens e foram diminuídas, principalmente no interior.