Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Industriais catarinenses estão otimistas e planejam investimentos a partir de 2021

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Industriais catarinenses estão otimistas e planejam investimentos a partir de 2021

Raul Sartori

Otimismo industrial
Se há uma categoria otimista em SC é a dos empresários industriais. Levantamento da Federação das Indústrias (Fiesc) apontou que a intenção deles investirem em 2021 chegou aos 74 pontos do limite de 100, em novembro, bem acima da média nacional, de 59,3. Mais: a expectativa de crescimento da economia do Estado está estimada em torno de 3,5%, enquanto a do país chegará no máximo a 2,8%, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

A conta
O buliçoso Rodrigo Maia (DEM-RJ), presidente da Câmara dos Deputados, contabiliza 864 voos, até ontem, em jatinhos da FAB desde sua posse, em 2016. O custo milionário disso, todos nós, contribuintes, pagamos. E isso é intolerável.

Ameaça
Está dando o que falar o que escreveu ontem Luiz Carlos Azedo, analista político do Correio Braziliense. Afirmou que o projeto de Bolsonaro é inaugurar “um ciclo longo de centralização do poder e resgate da tutela militar sobre a democracia brasileira, a partir do controle do Congresso. Para isso, tentará subjugar as instituições de Estado, principalmente as que têm o monopólio da força, o Judiciário e os órgãos de comunicação de massa, além de intimidar agentes econômicos e a sociedade civil. Entretanto, ainda não existe correlação de forças favorável, interna e externa”. Será?

Lei descumprida
A lei federal que determina o pagamento de um piso salarial para professores não é cumprida em 252 das 645 prefeituras do rico Estado de São Paulo. Imagina-se a quantas anda o cumprimento da lei em SC. Alô Tribunal de Contas. O certo é que na grande maioria dos municípios os vereadores, por no máximo quatro horas de sessão por mês, ganham muito mais que os professores dos mesmos municípios.

Valorização do Enem
A Procuradoria Geral do Estado e Conselho Estadual de Educação deram aval a projeto do Executivo, em análise no Legislativo, para que se considere a classificação obtida no Enem no processo de seleção para ingresso de voluntários no Serviço de Auxiliar Temporário da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado. Justo.

Maquiagem
Os milhares de centros de saúde estética – de todos os tamanhos em espaço e serviços – ainda não sabem o que os espera: na Assembleia Legislativa está para ser aprovado projeto que condiciona seu funcionamento não só à obtenção de alvará junto à Vigilância Sanitária, o que é normal, mas também à manutenção de profissional responsável com formação de nível superior na área de saúde e especialização em saúde estética, que é um monumental exagero.

Memória
“Norberto Ungaretti: espírito iluminado” é o título de mais um livro do jornalista Moacir Pereira, sobre um dos homens mais brilhantes da justiça catarinense. O lançamento será amanhã, às 19 horas, no canal do Tribunal de Justiça de SC no You Tube.

Estrela
O autor catarinense Sérgio Medeiros está começando a atrair atenção da crítica especializada pelo lançamento do livro “A Filha da Figura”, novela gráfica que satiriza o ambiente político recente em SC. O detalhe é que é uma publicação digital, de acesso gratuito, que o autor vem realizando ao longo dos últimos meses. Foi no espaço digital que encontrou um território fértil para sua literatura.

Alesc na mídia
A Assembleia Legislativa publicou sexta-feira o edital de credenciamento dos jornais interessados em participar de convênio firmado com a Associação dos Jornais do Interior (Adjori) e Associação dos Diários do Interior (ADI) que vai permitir a ampliação na divulgação dos atos do Legislativo e dos deputados, com a publicação de coluna semanal com informações de utilidade pública e notícias relativas às atividades legislativas de interesse dos catarinenses.

Família
Na alta sociedade da Ilha de SC um assunto excitante envolve duas famílias, nobres e milionárias, cujos patriarcas, bem idosos e perfeitamente lúcidos, mas que não conseguiram dar os devidos controles financeiros e materiais a seus herdeiros no tempo adequado, agora são vítimas deles. É que mesmo com testamento pronto e registrado há anos, alguns, aqueles que pouco contribuíram para o patrimônio (pelo contrário, só gastaram por conta) brigam judicialmente com a possibilidade de “os velhos” serem declarados impedidos e, assim, receber sua parte o quanto antes e, se possível, em condições melhores que os demais beneficiários. Daria um filme.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo