Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Internamente, percepção é que governo Jorginho Mello ainda busca seu rumo

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Internamente, percepção é que governo Jorginho Mello ainda busca seu rumo

Raul Sartori

Enigma
Não há, ainda, registros de pesquisas de opinião pública em SC acerca do desempenho do governador Jorginho Mello (PL), prestes a completar os cabalísticos primeiros 100 dias de governo. Há muita expectativa. Mas dentro do próprio governo não se esperam índices otimistas nem pessimistas. A percepção é que ele ainda está procurando seu rumo.

Desperdício
Mais de um terço da água tratada para ser distribuída aos consumidores é desperdiçada em SC e não chega às casas das pessoas, diz documento do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Relata também outra situação que envergonha SC: o Estado tinha apenas 27,7% de sua população total atendida em 2020 com coleta de esgoto. Ou seja, mais de 5,3 milhões sem o serviço em suas casas.

Animais
Esta Semana Santa, tradicionalmente propícia à prática da infame farra do boi no litoral de SC, coincide com elogiável iniciativa da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que aceitou requerimento do deputado Ivan Naatz (PL), sugerindo a criação de uma nova comissão permanente na Casa, a de Defesa e Bem Estar Animal.

Nem tanto
Até se vê pessoas festejando quando ficam sabendo, por exemplo, que um homem foi condenado esta semana em SC a 132 anos, quatro meses e 23 dias de reclusão pela prática dos crimes de estupro de vulnerável, importunação sexual e gravação e armazenamento de conteúdo pornográfico envolvendo crianças e adolescentes. Mas nem sempre ficam sabendo que pelas leis atuais, depois e seis anos de reclusão, dependendo de algumas circunstâncias, o condenado poderá ganhar a liberdade.

Submersos
Pelo menos três advogados “ostentação” de SC, baseados em endereços aristocráticos de Florianópolis, sumiram do mapa nos últimos tempos. Nem colunas e nem redes sociais. Todos na muda. Hum…

Documentário
Mulher do campo, sem-terra, militante da agroecologia e dos direitos das mulheres e primeira agricultora do Brasil a ser deputada estadual e federal, Luci Choinacki é personagem do documentário “Luci e a Terra” de 18 minutos, com roteiro e direção de Kátia Klock, que tem pré-estreia dia 12, às 19h30, no Centro de Educação Popular (Cedep) em Florianópolis. Detalhe: depois de 20 anos com mandato eletivo, Luci voltou ao campo em uma propriedade rural no Planalto Catarinense. E está imensamente feliz. É bom saber disso.

Eleito
Coordenador de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil de SC, John Vieira foi eleito presidente da Associação dos Delegados de Polícia de SC (Adepol-SC). Delegado de polícia desde 2016, assume a presidência da entidade dia 29 deste mês no mandato do biênio 2023-2025. O delegado Gustavo Kremer será o vice-presidente.

Pedal
Joinville é uma cidade convidativa ao ciclismo justamente por ser praticamente plana. Não é à toa que Arquelau Bonifácio lançará na cidade o livro ‘A vida com mais brilho – aventuras vividas sobre uma bicicleta’ (Carbo Editora), nesta quarta-feira. Natural da vizinha São Francisco do Sul, o autor conta em sua obra as experiências sem barreiras e ruídos de motor, tanto no Brasil e na Argentina quanto na Europa. O evento será no espaço Pedalise, a partir das 19h30.

Nomes
A Associação de Registradores de Pessoas Naturais publicou esta semana quais foram os 10 nomes de bebês mais registrados no Brasil em 2022. Foram: Miguel, Gael, Arthur, Helena, Heitor, Alice, Theo, Laura, Davi e Samuel. Em SC foram Arthur, Miguel e Helena.

Afastamento 1
Quem leu, viu ou ouviu mal acredita na manifestação, na China, do atual presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex) Jorge Viana, disparando contra o agronegócio brasileiro. Causou tanto mal-estar que a deputada federal Daniela Reinehr (PL-SC) lidera um movimento pelo seu afastamento do cargo.

Afastamento 2
Diante de empresários e integrantes do governo chinês Viana afirmou que 84 milhões de hectares foram desmatados na Amazônia nos últimos 50 anos, dos quais 67 milhões destinados à pecuária e outros 6 milhões, à agricultura de grãos. Foi acometido por sincericídio, mas fora do tempo e lugar.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo