Internamente, percepção é que governo Jorginho Mello ainda busca seu rumo
Enigma Não há, ainda, registros de pesquisas de opinião pública em SC acerca do desempenho do governador Jorginho Mello (PL), prestes a completar os cabalísticos primeiros 100 dias de governo. Há muita expectativa. Mas dentro do próprio governo não se esperam índices otimistas nem pessimistas. A percepção é que ele ainda está procurando seu rumo. […]
Enigma
Não há, ainda, registros de pesquisas de opinião pública em SC acerca do desempenho do governador Jorginho Mello (PL), prestes a completar os cabalísticos primeiros 100 dias de governo. Há muita expectativa. Mas dentro do próprio governo não se esperam índices otimistas nem pessimistas. A percepção é que ele ainda está procurando seu rumo.
Desperdício
Mais de um terço da água tratada para ser distribuída aos consumidores é desperdiçada em SC e não chega às casas das pessoas, diz documento do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Relata também outra situação que envergonha SC: o Estado tinha apenas 27,7% de sua população total atendida em 2020 com coleta de esgoto. Ou seja, mais de 5,3 milhões sem o serviço em suas casas.
Animais
Esta Semana Santa, tradicionalmente propícia à prática da infame farra do boi no litoral de SC, coincide com elogiável iniciativa da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que aceitou requerimento do deputado Ivan Naatz (PL), sugerindo a criação de uma nova comissão permanente na Casa, a de Defesa e Bem Estar Animal.
Nem tanto
Até se vê pessoas festejando quando ficam sabendo, por exemplo, que um homem foi condenado esta semana em SC a 132 anos, quatro meses e 23 dias de reclusão pela prática dos crimes de estupro de vulnerável, importunação sexual e gravação e armazenamento de conteúdo pornográfico envolvendo crianças e adolescentes. Mas nem sempre ficam sabendo que pelas leis atuais, depois e seis anos de reclusão, dependendo de algumas circunstâncias, o condenado poderá ganhar a liberdade.
Submersos
Pelo menos três advogados “ostentação” de SC, baseados em endereços aristocráticos de Florianópolis, sumiram do mapa nos últimos tempos. Nem colunas e nem redes sociais. Todos na muda. Hum…
Documentário
Mulher do campo, sem-terra, militante da agroecologia e dos direitos das mulheres e primeira agricultora do Brasil a ser deputada estadual e federal, Luci Choinacki é personagem do documentário “Luci e a Terra” de 18 minutos, com roteiro e direção de Kátia Klock, que tem pré-estreia dia 12, às 19h30, no Centro de Educação Popular (Cedep) em Florianópolis. Detalhe: depois de 20 anos com mandato eletivo, Luci voltou ao campo em uma propriedade rural no Planalto Catarinense. E está imensamente feliz. É bom saber disso.
Eleito
Coordenador de Operações e Recursos Especiais da Polícia Civil de SC, John Vieira foi eleito presidente da Associação dos Delegados de Polícia de SC (Adepol-SC). Delegado de polícia desde 2016, assume a presidência da entidade dia 29 deste mês no mandato do biênio 2023-2025. O delegado Gustavo Kremer será o vice-presidente.
Pedal
Joinville é uma cidade convidativa ao ciclismo justamente por ser praticamente plana. Não é à toa que Arquelau Bonifácio lançará na cidade o livro ‘A vida com mais brilho – aventuras vividas sobre uma bicicleta’ (Carbo Editora), nesta quarta-feira. Natural da vizinha São Francisco do Sul, o autor conta em sua obra as experiências sem barreiras e ruídos de motor, tanto no Brasil e na Argentina quanto na Europa. O evento será no espaço Pedalise, a partir das 19h30.
Nomes
A Associação de Registradores de Pessoas Naturais publicou esta semana quais foram os 10 nomes de bebês mais registrados no Brasil em 2022. Foram: Miguel, Gael, Arthur, Helena, Heitor, Alice, Theo, Laura, Davi e Samuel. Em SC foram Arthur, Miguel e Helena.
Afastamento 1
Quem leu, viu ou ouviu mal acredita na manifestação, na China, do atual presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex) Jorge Viana, disparando contra o agronegócio brasileiro. Causou tanto mal-estar que a deputada federal Daniela Reinehr (PL-SC) lidera um movimento pelo seu afastamento do cargo.
Afastamento 2
Diante de empresários e integrantes do governo chinês Viana afirmou que 84 milhões de hectares foram desmatados na Amazônia nos últimos 50 anos, dos quais 67 milhões destinados à pecuária e outros 6 milhões, à agricultura de grãos. Foi acometido por sincericídio, mas fora do tempo e lugar.