X
X

Buscar

Maioria dos municípios de SC regride em ranking de efetividade de gestão

Gestão O Tribunal de Contas do Estado acaba de publicar o interessante Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) dos 295 municípios catarinenses, com um detalhe: no atual levantamento, nenhum município figurou na faixa A, de gestão “altamente efetiva”. E a grande maioria regrediu no índice. Culpa, em parte, da pandemia. Cardeal O papa Francisco […]

Gestão
O Tribunal de Contas do Estado acaba de publicar o interessante Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) dos 295 municípios catarinenses, com um detalhe: no atual levantamento, nenhum município figurou na faixa A, de gestão “altamente efetiva”. E a grande maioria regrediu no índice. Culpa, em parte, da pandemia.

Cardeal
O papa Francisco anunciou domingo os nomes de 21 novos cardeais da Igreja Católica. Entre eles os brasileiros Dom Paulo Cezar Costa, da Arquidiocese de Brasília, e o catarinense de Forquilhinha Dom Leonardo Steiner, 71 anos, arcebispo metropolitano de Manaus. Steiner tem sido uma voz amazônica contra Bolsonaro. Amigão de Lula desde o sempre, se notabilizou por críticas contundentes pela condução caótica da crise sanitária recente, devido à covid-19, no Amazonas.

Educação digital
Está na pauta de votação do plenário da Câmara dos Deputados o projeto de lei 4513/20, de autoria de Ângela Amin (PP-SC), que institui a Política Nacional de Educação Digital, prevendo um plano plurianual específico para promover a inclusão, capacitação, especialização, pesquisa e a educação escolar digitais.

Queijo artesanal
A pesquisadora da UFSC Michelle Carvalho participa nesta terça-feira de audiência pública no Congresso Nacional sobre o queijo artesanal. O produto é alvo da lei federal 13.860/19, que definiu requisitos de sanidade e procedimentos para a fiscalização e rastreabilidade. Ao mesmo tempo autorizou sua comercialização na forma artesanal em todo país, demanda antiga dos produtores.

Quarto mundo
A Associação FloripAmanhã e a Prefeitura de Florianópolis escolheram alguns logradouros e espaços públicos que serão revitalizados até o final do ano, visando um melhor uso da população. Estão lá novos cuidados e tratamentos para a famosa figueira na Praça XV e a acabar com a deprimente poluição visual – que parece se replicar em todo lugar, injustificadamente – representada pelo excesso de emaranhados e cabos pendentes, aéreos, nos postes de energia elétrica.

Voto regional
Entidades da sociedade organizada de Laguna e Tubarão preparam uma campanha para estimular seus eleitores a elegerem deputados federais e estaduais da região. Iniciativa que não aparece em outras partes de SC. Uma pena.

Câmeras na farda
Antes de decidir pelo uso de micro câmeras nos uniformes de seus policiais – depois de 23 mortes na Vila Cruzeiro, semana passada – as autoridades policiais do Rio de Janeiro se informaram com as catarinenses, onde a prática começou no meio do ano passado e resultou na redução, em 19%, de mortes em confrontos. Além dos dados, foram informadas que o equipamento, ao contrário do que se difundiu inicialmente, não é para punir o policial, mas sim, protegê-lo. Desde então, indicam alguns levantamentos, começou a mudar a atitude dos agentes e da população na medida em que, em tese, está ciente do monitoramento até em tempo real. E as imagens servem não só para apurar eventuais desvios de conduta, como o contrário.

Juarez Machado
Sob intensa expectativa, criada pela mídia do Paraná, porque o evento realmente merece, por envolver um dos artistas mais representativos do Brasil, o Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba, abre nesta quinta-feira a exposição comemorativa “Juarez Machado – Volta ao Mundo em 80 Anos”. O multiartista catarinense, de 80 anos, tem sua história ligada a capital paranaense, para onde se mudou no início dos anos 1960 para estudar na Escola de Música e Belas Artes do Paraná. Trata-se de uma megaexposição: reúne 166 obras.

Ostra de primeira
As ostras da espécie japonesa produzidas entre a Ilha de SC e o Continente, em Florianópolis, estão na fila para receber o selo de indicação geográfica do Instituto Nacional de Propriedade Industrial. A espécie se reproduz em água mais fria e profunda, o que lhe dá um sabor especial. O selo dará mais impulso à atividade, que tem 79 criadores, responsáveis por mais de 90% da produção nacional. O último selo de IG conquistado por SC foi para a deliciosa maçã Fuji, produzida na região de São Joaquim.

Socorro!
Alguns projetos em trâmite na Câmara dos Deputados assustam. É o caso 515/20, que providencialmente foi rejeitado pela Comissão de Finanças e Tributação, e deve ser arquivado. Propunha a criação de um fundo específico de combate ao roubo e furto de bancos e congêneres, com dotações orçamentárias da União e nada das biliardárias instituições financeiras.