X
X

Buscar

Mais da metade dos moradores da Região Sul acredita que finanças só melhorarão em 2022

Esperança Mais da metade dos brasileiros que vivem em SC, Paraná e Rio Grande do Sul acredita que as finanças da família só deverão melhorar a partir de 2022. Os que acreditam que essa recuperação acontecerá ainda em 2021 somam menos de um quarto. As conclusões são de levantamento da Federação Brasileira de Bancos, envolvendo […]

Esperança
Mais da metade dos brasileiros que vivem em SC, Paraná e Rio Grande do Sul acredita que as finanças da família só deverão melhorar a partir de 2022. Os que acreditam que essa recuperação acontecerá ainda em 2021 somam menos de um quarto. As conclusões são de levantamento da Federação Brasileira de Bancos, envolvendo 3 mil pessoas maiores de 18 anos em todo o país. Apontou que 60% dos entrevistados de SC, PR e RS acreditam que a situação das finanças da família só deve melhorar no próximo ano. No Brasil esse índice é de 54%, demonstrando um pessimismo maior na região. Talvez mais realista, não?

Protocolo trágico 1
Se não ontem, deverá ser hoje o dia em que a CNN vai mostrar para o mundo, o que já o fez anteontem no Brasil, o protocolo que começa a ser adotado em SC para escolher qual paciente de covid-19 terá prioridade em vaga de UTI. SC é o primeiro estado a concretizar as regras sugeridas por entidades médicas para decidir quais pacientes que estão na fila de urgência serão transferidos e quais terão cuidados paliativos.

Protocolo trágico 2
Para montar o protocolo e convencer as entidades, uma das contribuições mais importantes foi dada pela médica intensivista Lara Kretzer, coordenadora da Residência em Medicina Paliativa da UFSC e doutora em Direito pela Universidade de Londres. Está na linha de frente do atendimento aos pacientes com covid-19 desde o início da pandemia e ressalta que essas escolhas já estão sendo feitas diariamente, quando há mais pessoas precisando de recursos do que o disponível.

Pinhão
Uma boa notícia para alegrar estes dias sombrios: a colheita do pinhão inicia amanhã, com expectativa de crescimento entre 40% e 60% a mais que 2020. A data foi definida por lei estadual de 2011 com o intuito de preservar a espécie, evitando sua colheita ainda verde.

Baixaria
Começou a rodar em rede social um filmete, muito bem editado, de embrulhar o estômago do pagador de impostos se for verdade. Nele há contundentes denúncias contra altos servidores públicos estaduais, cujos nomes são dados, do Tribunal de Contas, Executivo, Legislativo e Judiciário de SC. A maior prática é de nepotismo cruzado, depois supostas manipulação de salários e concessões de privilégios.

10 milhões
Um relatório oficial destaca que SC tem hoje uma população total de 5.481.006 pessoas a serem imunizadas contra o covid-19, das quais 2.898.763 dos grupos prioritários e 2.582.243 maiores de 18 anos. Assim, há a necessidade de 10.962.012 doses das vacinas.

Prestígio
Horas antes de deixar o comando do Ministério da Justiça, anteontem, o então ministro André Mendonça designou o juiz catarinense Márcio Schiefler Fontes, como novo presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), do qual era conselheiro. É o principal colegiado do Ministério, responsável por assessorar tecnicamente a pasta na formulação da política criminal e de administração da Justiça.

Leilão liberado 1
Advocacia-Geral da União derrubou, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), decisão de primeira instância que suspendia o leilão de 22 aeroportos, previsto para o próximo dia 7. A ação havia sido ajuizada pela entidade catarinense chamada Foro Metropolitano da Foz do Rio Itajaí Açu, uma associação da sociedade civil organizada. Alegou que há erros nos estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental que inviabilizam a concessão do aeroporto de Navegantes; que existe defeito econômico-financeiro nos estudos de engenharia que a embasam, além de violação à segurança jurídica, ao princípio federativo, ao interesse público e à livre concorrência.

Leilão liberado 2
Navegantes será o terceiro aeroporto com maior investimento do Bloco Sul, conforme o edital de leilão, com incremento de R$ 582 milhões. Irá receber ainda um novo terminal de passageiros de 34 mil m2, novo pátio de estacionamento de aeronaves de 57 mil m2 e ampliação da atual pista em 110 metros. Tanto o Ministério Público Federal quanto o Estado de SC se posicionaram pela suspensão da liminar. No total, a estimativa é que o leilão dos 22 terminais garanta quase R$ 6 bilhões de investimentos.

Indenização
Já está em vigor uma lei que a mídia não deu bola até agora. O presidente Jair Bolsonaro sancionou sexta-feira a lei federal 14.128/21, que concede indenização aos profissionais de saúde tornados incapacitados para o trabalho pela covid-19. A lei é fruto de um veto derrubado em 17 de março a proposta de lei originada na Câmara dos Deputados.