+
Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Mais de 70% dos moradores de SC não tem acesso a coleta e tratamento de esgoto

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Mais de 70% dos moradores de SC não tem acesso a coleta e tratamento de esgoto

Raul Sartori

Saneamento básico
O Instituto Terra Brasil está divulgando uma realidade que envergonha os catarinenses: mais de 5 milhões de moradores (72,3%) dos 7,3 milhões que tem, estão sem coleta de esgoto. A média nacional é de 44,20%. Somos, no quesito, a Belíndia, um país fictício criado pelo economista brasileiro Edmar Lisboa Bacha por ter aspectos de Primeiro Mundo, como a Bélgica, e de Terceiro Mundo, retratados na Índia.

Na tampa
Não poderia ser mais preciso o comentário do medalhista olímpico Lars Grael, para quem não adianta engordar as praias de SC se não se tratar o esgoto.

Apologias 1
A deputada federal catarinense Julia Zanatta (PL) está tendo sua vida devassada depois que posou com uma metralhadora em rede social vestindo camisa com ilustração de uma mão com quatro dedos alvejada por três tiros. Divulgou-se ontem que no começo deste mês ela esteve com Bolsonaro em evento sobre armas, nos Estados Unidos, e que a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, estuda medidas contra a congressista, acusando-a de “ato criminoso” e por “comportamento nazista”.

Apologias 2
É preciso sopesar tais manifestações. Não houve reação nenhuma da mesma dirigente partidária e de membros da esquerda quando, em agosto do ano passado, uma réplica da cabeça de Bolsonaro foi usada em jogo de futebol em São Paulo. Houve o mesmo silencio no episódio em que o ator José Abreu fez referência maldosa e cruel à facada que o então candidato à presidência levou de Adélio Bispo de Oliveira durante a campanha eleitoral, na cidade de Juiz de Fora (MG).

Ofensa: o troco
Indignados com manifestações do humorista Leo Lins – uma dessas sub-celebridades que as redes sociais projetam a cada segundo, para sumirem no seguinte – sobre a cidade e sua gente, os tubaronenses reagiram como se esperava deles. O show que o “artista” faria na Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, foi negado pela prefeitura, depois de notas de repúdio da Associação Comercial, CDL e vários sindicatos, condenando a forma chula, discriminatória e ofensiva com a qual o humorista se refere ao município e seus cidadãos.

Maçã chinesa
O senador Esperidião Amin (PP-SC) pediu a audiência com o ministro da Agricultura para tentar evitar a abertura do mercado brasileiro à importação da maçã chinesa. O que intriga nessa possível importação é como a China, distante mais de 16 mil quilômetros, consegue colocar sua maçã aqui (sabe-se lá com que qualidade e sistemas de produção) com preços competitivos com a fruta nacional, que tem produção anual de 1,3 milhão de toneladas.

Consequências
O livro “O legado econômico e social da covid-19 no Brasil e em SC”, que será lançado hoje na UFSC, trará a conhecimento público, através de artigos de pesquisadores, os imensos impactos econômicos da pandemia, como a evolução da pobreza, o crescimento da fome e o comprometimento do processo educacional.

Internação compulsória
O assunto, sempre polêmico, retorna. O deputado Sargento Lima (PL) está propondo que dependentes de drogas, em SC, sejam internados compulsoriamente. Ele deu entrada em projeto de lei neste sentido, e ressalta que a medida deve ser antecedida de prescrição médica. Assim, argumenta, e hipocrisias à parte, é possível quebrar um ciclo que começa com a dependência e termina com a violência: assaltos e assassinatos principalmente. Verdade.

“Matar aulas”
Levantamento da InternetLab – centro independente que pesquisa ações nas áreas de tecnologia, direitos e políticas públicas – apontou que ao menos 15 cidades já usam a tecnologia de reconhecimento facial para segurança de estudantes e combate à evasão escolar. Uma das primeiras cidades de SC a adotá-la é Xaxim, inicialmente em uma escola, mas com plano de ser expandido para mais nove da rede local. Funciona num sistema interligado que contém notas, atividades desenvolvidas pelos professores e frequência, dentre outras informações.

Condomínios
Valorizando os profissionais – síndicos e administradores – de condomínios, a terceira edição do prêmio Síndicos Planning, que reconhece as boas práticas do setor, será lançada dia 29 em Balneário Camboriú. Na ocasião, o jornalista Carlos Stegemann fará uma palestra apresentando como produzir cases vencedores às empresas e participantes.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo