Mais de 80% da receita líquida do estado em 2020 vai para o pagamento de servidores
Estado inchado Um levantamento do Tesouro Nacional expõe para o heroico contribuinte o absurdo do gasto com pessoal, em todos os estados. Em SC, por exemplo, 81,1% da receita liquida prevista para este ano vai para pagar servidores públicos estaduais. Sobra menos de já míseros 19% para a saúde, educação, moradia, saneamento, segurança, etc. Em […]
Estado inchado
Um levantamento do Tesouro Nacional expõe para o heroico contribuinte o absurdo do gasto com pessoal, em todos os estados. Em SC, por exemplo, 81,1% da receita liquida prevista para este ano vai para pagar servidores públicos estaduais. Sobra menos de já míseros 19% para a saúde, educação, moradia, saneamento, segurança, etc. Em 2019 tal comprometimento foi de 56,3%. Desde então o salto foi gigantesco.
Defesa dupla
Karina Kufa, a advogada pessoal de Jair Bolsonaro, deixou sua impressão digital no afastamento do governador Wilson Witzel, do Rio de Janeiro. A moça parece muito competente. No momento atua na defesa da vice-governadora de SC, Daniela Reinher. A leitura que alguns analistas fazem, a partir dos radares do Palácio do Planalto, é que o presidente da República tem cada vez mais certeza, e até ontem do que alguns imaginam, de que ela logo irá ocupar o lugar de Carlos Moisés na chefia do Executivo de SC.
Pauta
O blogueiro Cláudio Umberto foi direto ao ponto: se o inconfiável Rodrigo Maia (DEM-RJ) é quem define a pauta no Legislativo, inclusive para esconder projetos que extinguem privilégios no setor público, são os veículos da Globo que pautam a atuação do presidente da Câmara. Quem ainda assiste seus telejornais, percebe isso com clareza. Um exagero. Logico, para atingir Bolsonaro, que tanto a tem castigado.
Inadimplência
As empresas com sede no Distrito Federal são as piores pagadoras do país nestes tempos de pandemia. Apenas 41% delas conseguiram manter suas contas em dia em agosto, conforme estudo da plataforma Vadu. Na outra ponta da tabela, com melhor pontualidade nos pagamentos, está Pernambuco, com 97%. O índice de SC ficou em respeitáveis 83%.
Às urnas
Até agora chega a 2.239 o número de policiais civis e militares que pediram afastamento de suas funções para disputar cargo de prefeito, vice-prefeito ou vereador em todo país, de acordo com levantamento do jornal “O Globo”. Em SC, só da Policia Civil, são 38 até agora, contra 26 em 2016.
Criminalização
A deputada federal Caroline de Toni (PSL-SC) foi designada relatora de projeto de autoria do colega Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o 03, que propõe equiparar o comunismo ao nazismo.
Carestia
É geral a sensação dos consumidores de que os preços de produtos básicos estão subindo, mas em Florianópolis ela é maior. Em agosto, diz o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), foi a segunda mais cara de todas as capitais analisadas, com o valor de R$ 530,42. Só ficou atrás da cidade de São Paulo, com R$ 539,95.
Ócio criativo
A conhecida e famosa família Schurmann, de navegadores catarinenses que já deram a volta ao mundo algumas vezes, por mares e ocenanos, teve que adiar para 2021 uma expedição à Nova Zelândia devido à pandemia, mas não tem se dado folga nenhuma. David, que é cineasta de mão cheia, e seus pais, Vilfredo e Heloisa, estão escrevendo um livro cada um desde março. Os enfoques são dicas para fazer filmes, de expedições e infantil, respectivamente. O de Heloisa vem à lume ainda neste mês.
Mais do mesmo
Tanto estardalhaço em torno de esperada reforma administrativa de Guedes e Bolsonaro! É muito mais do mesmo de sempre ao não alcançar juízes, parlamentares, militares e membros do Ministério Público, que formam uma abusiva casta de privilegiados. São nossos intocáveis.
Compras
Somente depois de ouvir o Procon e a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de SC (FCDL) é que seguirá adiante, no Legislativo estadual, projeto que proíbe os estabelecimentos comerciais de SC fixarem um valor mínimo de compra como condição para pagamento de despesas com cartão de crédito e débito.
Contra
A Câmara dos Deputados aprovou projeto de deputados do Podemos e de outros partidos que duplica a pena para os crimes de corrupção e de desvios de recursos públicos ocorridos durante a pandemia. O PT, PCdoB e o PSOL votaram contra. Inacreditável!