Menos produto na embalagem e o mesmo preço: inflação faz prática ser retomada em SC
Reduflação
Para anotar uma nova palavra no mercado: reduflação. É quando o consumidor paga o mesmo preço por uma quantidade menor de produto. Marcas diversas estão reduzindo embalagens para driblar a alta de preços. Caixas de fósforos, por exemplo, que perdem palitos, e pacotes de biscoitos menores e sabão mais leve. A prática não é ilegal. A maquiagem de preços só fica caracterizada caso os fabricantes não sigam as regras de informar claramente sobre as mudanças.
Apoio cultural
Uma Proposta de Emenda à Constituição do Estado de SC, de autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, irá incluir a Associação Filarmônica Camerata Florianópolis na concessão de apoio administrativo, técnico e financeiro, por parte do Estado, a entidades culturais. O mesmo apoio já é dado à Academia Catarinense de Letras, Academia Catarinense de Letras e Artes, Instituto Histórico e Geográfico, Orquestra Sinfônica de SC, Associação Cultural Cinemateca Catarinense, Federação Catarinense de Teatro e ao Instituto Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Nada mais justo.
Irmãos
O PSDB e Cidadania vão formalizar, dia 16, em Florianópolis, um colegiado de âmbito estadual unindo os dois partidos, que tem um ideário ideológico muito próximo. É o que mais querem seus dois presidentes, o prefeito de Concórdia, Rogério Pacheco, e a deputada federal Carmen Zanotto, respectivamente.
Fama
Só faz crescer – e ele merece, por ser um gentleman – a popularidade do ator, cozinheiro, marceneiro e eletricista Rodrigo Hilbert, catarinense de Orleans, o comandante do programa “Tempero de Família”, cuja próxima temporada será gravada com moradores do icônico edifício Copan, na cidade de São Paulo.
A vilã
A batata-inglesa foi a vilã da inflação em abril. O item teve alta média no país de 18,28% em um mês e é seguido por outros alimentos, como morango e maracujá. No índice do custo de vida em Florianópolis, em abril, o produto apresentou uma estupenda elevação de 33,6%.
Embaixador
O dentista catarinense Guilherme Werner, 27 anos, eleito sábado, em Balneário Camboriu, como Mister Brasil CNB 2022 e que vai representar o país no mundial da categoria, em junho, é um rapaz engajado em causas sociais. Foi nomeado embaixador da luta contra a hanseníase no Brasil.
Futebol solidário
Romário, Denílson, Amaral, André Santos e Popó são alguns nomes consagrados do futebol e boxe brasileiros que estarão presentes na Pelada dos Amigos, sábado à tarde, no Jurerê Sports Center, em Florianópolis. A entrada será dois quilos de alimentos, que serão doados para a Fundação Somar. A realização é da Prefeitura, na que é a 13ª edição da competição, que acontece pela primeira vez na Capital de SC. Nos anos anteriores ocorreu em Balneário Camboriú. Para quem gosta de tietar…
Negritude
Cidade que tem numerosa população negra e onde se registram muitos casos de racismo, Criciúma, não por acaso, tem três atuantes grupos antirracismo. Todos estarão juntos neste sábado numa manifestação pacífica alusiva ao 13 de maio, Dia da Abolição da Escravatura e da assinatura da sempre história Lei Áurea, em 1888.
Eu me amo
Ancelmo Góes, em “O Globo”, conta que anda boa a autoestima do macho brasileiro: um em cada dois (o número exato é 47%) dos homens do país se acham bonitos, contra apenas 3% que se consideram feios – 44% se veem como “medianos” e 6% não tem opinião formada. Mais: questionados sobre o homem brasileiro que mais admiram, 7% nada modestos responderam “eu mesmo”.
Miudeza
Com milhares de demandas na fila, desembargadores do TJ-SC tiveram que se debruçar sobre processo, nesta semana, que poderia ser solucionado por um juiz de paz. Na demanda, um lutador de artes marciais pediu e levou indenização por dano moral (R$ 5 mil) a ser pago em valor corrigido por empresa responsável por eventos de MMA, após ser chamado de “corrido” e “arregão” nas redes sociais. Por causa disso ele desistiu de participar do 9º Floripa Fight, em outubro de 2013.
Sem penhora
Bolsonaro sancionou a lei federal 14.334, de 2022, que proíbe a penhora de bens de hospitais filantrópicos e santas casas mantidos por entidades certificadas como beneficentes de assistência social. Nessa salvam-se vários de SC que tem construções, benfeitorias e até equipamentos penhorados.