X
X

Buscar

Meses após atentado em Blumenau, órgãos de segurança ainda tentam reestabelecer a tranquilidade nas escolas

Segurança 1 O comandante geral da Polícia Militar de SC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, que vem dando explicações sobre o programa da corporação sobre segurança nas escolas, admite que no caso da escola de Blumenau em cinco minutos a questão de segurança pública foi resolvida, com o criminoso preso. Mas desde então a […]

Segurança 1
O comandante geral da Polícia Militar de SC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, que vem dando explicações sobre o programa da corporação sobre segurança nas escolas, admite que no caso da escola de Blumenau em cinco minutos a questão de segurança pública foi resolvida, com o criminoso preso. Mas desde então a corporação trabalha para restabelecer a tranquilidade dos pais em todo estado.

Segurança 2
No momento, a PM está fornecendo orientações às escolas da rede pública e particular e às universidades, com palestras e visitas. Uma das orientações é que o professor informe à polícia sobre a ocorrência de frases escritas em banheiros ou lousas, que sigam os níveis de treinamento e, caso consigam, logo que apareça um sinal de ameaça, façam barricadas com mesas e cadeiras para ganhar tempo enquanto acionam a polícia.

“Fertilizante”
Entre as ideias de saneamento ecológico que o deputado estadual Marquito (Psol) tem em mente, para propô-las em projetos, está a coleta, captação e o tratamento de urina, em grandes locais, como universidades, por exemplo, já que é tida como matéria-prima excelente para fertilizante. As fezes podem virar condicionadores do solo e biogás.

Exemplo
Reconhecido pela oferta de serviços de educação, saúde e articulação para a empregabilidade de jovens que vivem em instituições de acolhimento, o programa Novos Caminhos, do TJ-SC, começa a servir de exemplo e será replicado no Amazonas. Inicialmente, 22 adolescentes de Manaus devem ser atendidos pela ação de transformação social. Em SC, a iniciativa atende crianças a partir de seis anos e adolescentes que residem em 214 abrigos.

Professor de Lula 1
Na presente viagem à Itália, o presidente Lula fez questão de se encontrar com o sociólogo Domenico De Masi, tido como referência internacional no campo da sociologia do trabalho e que, por uns anos tinha ligações com SC, resultado da forte amizade com o então governador Luiz Henrique da Silveira.

Professor de Lula 2
Na última passagem por aqui, em 2014, recebido no Centro Administrativo do Governo, Masi trouxe pessoal do seu escritório, o S3Studim, propondo “trabalhos de reflexão sobre o cotidiano para delinear ações concretas que permitam dar um salto de qualidade na vida dos catarinenses”.

Blindagem “suprema”
Noutros tempos, quando se davam ao respeito, os ministros do Supremo Tribunal Federal eram verdadeiramente respeitados, aclamados nas ruas, admirados pelo seu notório saber e reputação inquestionável. Velhos tempos. Agora, se borram de medo das massas. Tanto que no momento o STF está gastando R$ 365 mil em 100 diárias de dois carros blindados para transporte de seus “supremos” na cidade do Rio de Janeiro.

Sapatilha
É a fama do Festival de Dança de Joinville que faz isso. Na imensa favela de Manguinhos, no Rio de Janeiro, há uma campanha para arrecadar R$ 80 mil destinados a bancar um grupo de dança para que 37 bailarinos pudessem vir a SC.

Opinião
No espaço “Opinião do Estadão”, o jornalão paulista escreveu ontem que o “Senado tem o dever de rejeitar” o advogado Cristiano Zanin como ministro do Supremo Tribunal Federal. “Fere a Constituição a indicação de alguém sem notável saber jurídico e cujo único qualificativo é ter sido advogado de Lula. Na sabatina, é o Senado, não Zanin, que será avaliado pelo País”, escreveu. Pensando bem…