Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Ministro Paulo Guedes erra ao propor criação de novos impostos

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Ministro Paulo Guedes erra ao propor criação de novos impostos

Raul Sartori

Imposto do pecado
Evidentemente que a grande maioria torce para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, tenha sucesso no seu projeto de restaurar o necessário equilibrio nas contas da União. Mas cai no descrédito com suas descabidas sugestões, quando acha que a fórmula melhor está no criação de mais tributos, como o que chama “imposto do pecado”, sobre cigarros, bebidas e doces. Xô!

Desfaçatez
O desembargador Luiz Antônio Zanini Fornerolli, da 4ª Câmara Criminal do TJ-SC não se conteve. Em decisão monocrática, ao não conhecer habeas corpus de um homem denunciado pela prática de estupro de vulnerável que mesmo foragido há mais de três anos buscava o seu direito de ir e vir, considerou o pedido uma afronta às autoridades policiais e judiciárias e um menoscabo ao Estado de Direito. “Tal agir demonstra esperteza e o poder Judiciário não pode ser vítima ou compactuar de tal astúcia”, anotou.

Bolas trocadas
Foi o delegado geral da Polícia Civil, Paulo Koerich, atual presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública de SC, e não o ocupante do mesmo cargo até dias atrás, coronel Araújo Gomes, que esteve em Brasília, quarta-feira passada, na reunião com mais 18 secretários da mesma pasta de todo país para a conversa com o presidente Jair Bolsonaro na qual veio à tona a possibilidade de recriação do Ministério da Segurança Pública. A coluna pede desculpas. A propósito, os secretários presentes, a maioria apolíticos, elogiaram o ministro Sérgio Moro, mas defenderam que o melhor seria criar um ministério próprio e assim receber mais recursos para acelerar a derrubada dos índices de criminalidade no país.

Urnas 2020
O ex-presidente Lula começa a receber nesta semana em São Paulo, no seu instituto, comitivas de estados para definir desde já candidatos a prefeito nas principais cidades, principalmente capitais. Florianópolis está fora da lista, pelo menos por enquanto. O PT, em análises preliminares do momento, diz que tem competitividade em Rio Branco, Fortaleza, Manaus, Recife e Salvador.

Chico no vestibular
A Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) da UFSC, divulgou a lista das seis leituras obrigatórias para os próximos dois concursos vestibulares deste ano, o primeiro em julho e o segundo em dezembro. Há dois destaques: a presença do cantor, compositor e escritor Chico Buarque, com a novela “Fazenda modelo”, e o catarinense (único dos seis), no gênero poesia, Cruz e Sousa, com o título “Negro”. Dão base para a prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, onde se pretende verificar a capacidade de leitura, compreensão e interpretação, bem como a capacidade de análise de recursos linguísticos em diferentes contextos de uso.

Troponina
De agora em diante pela lei estadual 17.892, sancionada sexta-feira pelo governador Carlos Moisés, a rede pública estadual de saúde deve proporcionar o exame rápido para dosagem de troponina cardíaca para pacientes que apresentarem sintomas de infarto agudo do miocárdio. A troponina é uma enzima encontrada no sangue, cuja medição dos seus níveis serve para diagnosticar um infarto agudo do miocárdio (ataque cardíaco). É tida como o mais sensível marcador de lesão do músculo cardíaco disponível.

Zona livre
No sábado, em Braço do Norte, o governador sancionou a chamada, lá assim batizada, “lei da precaução e preservação”, que institui e define a região sul do estado como zona livre de exploração do fosfato natural ou rocha fosfática, derivados e estocagem de enxofre submetido a reações químicas visando a produção de ácido sulfúrico.

Feriados
Como 2020 terá 10 feriados no meio da semana, a “Folha de S. Paulo” buscou jornalistas, influenciadores e profissionais do setor de turismo para fazer indicações de “lugares pelo Brasil que valem a visita”. Rafael Leick, diretor do site de turismo LGBT ViajaBi, indicou Florianópolis, para a sexta-feira santa, em abril, não só por ter uma vida urbana conectada com a natureza, mas por ser uma época em que a capital catarinense está menos cheia, com temperatura máxima média de 27ºC.

Herança tecnológica
Parece curioso, mas não é, projeto de lei do senador Jorginho Mello (PL-SC), que aguarda emendas, prevendo a inserção no Código Civil da transmissão por herança de contas e arquivos digitais. O congressista sabe de inúmeras demandas de famílias que desejam obter acesso a conteúdos digitais armazenados em serviços de internet por pessoas falecidas, mas que tribunais tem dado tratamento diferente para casos idênticos.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo