Ministro viajou a SC para encontrar vítima de caso de trabalho análogo à escravidão
Alta tensão Uma informação que poucos sabiam do caso do desembargador de SC acusado de manter uma empregada doméstica surda em condições de trabalho análogas à escravidão: o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, deu importância tal que viajou de Brasília para SC, dia 1º de agosto, especialmente para se encontrar com a […]
Alta tensão
Uma informação que poucos sabiam do caso do desembargador de SC acusado de manter uma empregada doméstica surda em condições de trabalho análogas à escravidão: o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, deu importância tal que viajou de Brasília para SC, dia 1º de agosto, especialmente para se encontrar com a própria vítima, na sede do Ministério Público do Trabalho, em Florianópolis.
Todos, unidos
É constrangedor! A esquerda, a direita e o famigerado Centrão estão mais unidos que nunca no apoio a projetos que anistiam partidos de escandalosos malfeitos e que afrouxam punições. E tudo para que sejam aprovados a toque de caixa e em regime de urgência! Socorro!
Muitas explicações
A estatal Casan deve muitas explicações sobre o rompimento da caixa d’água recém-construída no bairro Monte Cristo, em Florianópolis. O deputado estadual Mário Motta revelou que a obra deveria ter sido entregue ainda em 2015 e que o contrato foi aditado 13 vezes, dos quais 10 aditivos prorrogando o prazo de conclusão, e mais três suplementando seu custo em R$ 1,6 milhão. Tem muito bagre nessa água.
Combustível legal
Conduzido pelo MP-SC, o programa Combustível Legal, de monitoramento da qualidade dos combustíveis comercializados nos postos de SC, está completando 20 anos. Para se ter uma ideia da sua eficiência: em 2022, das 53 amostras fiscalizadas em sete municípios, apenas 6% apresentaram alguma desconformidade. Já neste ano foram mais 131 amostras analisadas em 24 municípios, com apenas 2% de irregularidades.
Proteção animal
Salvo exceções, quem não gosta de animais não gosta de gente. E quem maltrata animais, precisa de tratamento psicológico. É isso que parecem necessitar muitas pessoas na região metropolitana de Florianópolis onde, em menos de seis meses, conforme levantamento da Divisão de Proteção Animal, foram atendidas 1.134 denúncias de maus-tratos contra animais. De março até o final de agosto, foram instaurados 70 inquéritos policiais, feitos nove autos de prisões em flagrante e o resgate de 384 animais.
Aval
Com o aval do governador Jorginho Mello, o Partido Liberal de Rio do Sul definiu como pré-candidato a prefeito Manoel Arisoli Pereira, que é gerente regional da Celesc e vice-presidente do Hospital Regional do Alto Vale.
Vicio
Ouve-se cada vez mais em rodas de conversa comentários preocupantes de pessoas que tem parentes ou amigos viciados em apostas esportivas, resultado da popularização dos jogos on-line, conhecidos como bets. Em alguns casos relatados vê-se um impacto devastador na vida de muitos, em especial dos que gostam de futebol. Vício que estimula outros, e de consequências mais graves, como suicídio.
Salário abusivo
Um prático, profissional que ajuda nas operações de entrada e saída de navios em 19 zonas portuárias do Brasil, incluindo os de SC, chega a ganhar salário de R$ 300 mil. Uma abusividade que está na mira do Tribunal de Contas da União e da Câmara dos Deputados, que começaram a analisar uma proposta de regulação econômica da praticagem.
Escolas do mar
Fato que muitos desconhecem. SC, que tem 30% da população vivendo nos 36 municípios do litoral, tem seis escolas do mar, em Florianópolis, São José, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Bombinhas e Barra Velha. Buscam complementar a educação básica, com foco na educação marinha e costeira para crianças, jovens e adultos. São espaços de desenvolvimento e valorização ambiental, cultural e social.
Qualificação
Para manter o ritmo de crescimento e competitividade, inclusive, internacionalmente, estaleiros de Navegantes e Itajaí, considerado o principal polo náutico do Brasil, acabam de criar um comitê em prol da qualificação da mão de obra. A Azimut Yachts, maior estaleiro de luxo do mundo, que tem em Itajaí o único parque fabril fora da Itália, e emprega mais de 500 colaboradores, projeta investir em capacitação e desenvolvimento profissional da sua equipe e da comunidade. O movimento, que é liderado pelo Sindicato das Indústrias da Construção Naval de Itajaí e Navegantes (Sinconavin), já realizou as primeiras ações com objetivo de unir diversos setores para solucionar a questão da mão de obra qualificada.