MP-SC deve investigar candidaturas fictícias de servidores públicos em Santa Catarina
Candidatos de ficção O Ministério Público de SC vai ter muito trabalho se decidir mesmo ir a fundo naquilo que por enquanto só tem suspeitas: investigar e incriminar casos de servidores públicos que podem ter se candidatado a vereador nas eleições de 2020 apenas para usufruir de licença remunerada. Muitos não conseguiram nem um voto […]
Candidatos de ficção
O Ministério Público de SC vai ter muito trabalho se decidir mesmo ir a fundo naquilo que por enquanto só tem suspeitas: investigar e incriminar casos de servidores públicos que podem ter se candidatado a vereador nas eleições de 2020 apenas para usufruir de licença remunerada. Muitos não conseguiram nem um voto nas urnas, sequer o seu. Candidatos de ficção. Isso é improbidade administrativa e crime de estelionato contra a administração pública. A licença remunerada de três a seis meses para disputa de mandato eletivo é prevista na legislação, não como um privilégio do servidor público, mas sim para evitar que, no pleno exercício da função pública, ele tenha vantagem política na eleição sobre os demais candidatos devido à exposição natural do cargo desempenhado, evitando o abuso do poder político e econômico.
Personagem
Um dos nomes mais pesquisados nos portais de busca nas últimas horas no Brasil chama-se Zé Trovão, codinome do destemido motorista joinvilense Marcos Antônio Pereira Gomes, que há cinco meses posta vídeos defendendo Bolsonaro e ameaças de invadir o Supremo Tribunal Federal. Na última postagem afirmou que irá participar das manifestações no dia 7, sem citar o lugar onde estará. Decisão do STF o proíbe expressamente de participar de manifestações em Brasília.
Garoto-propaganda
Gustavo Kuerten continua faturando como garoto-propaganda. Nosso ídolo maior do tênis vai participar de ações de marketing da Aldo Solar, empresa paranaense de Maringá que é a maior distribuidora de soluções fotovoltaicas do Brasil. A Aldo apoia desde 2019 o Instituto Guga Kuerten, com sede em Florianópolis, que dá oportunidades de inclusão social para crianças, adolescentes e pessoas com deficiência.
Negócio educacional
No mundo educacional brasileiro não se fala de outra coisa nos últimos dias que não seja a compra, pela multinacional de educação Vitru, controladora do grupo de educação catarinense Uniasselvi, de todo o grupo paranaense Centro de Ensino Superior de Maringá (Cesumar) por aproximadamente R$ 3 bilhões.
Baco
O maior consumo per capita de vinhos no Brasil está no Rio Grande do Sul: média sete litros por habitante por ano, conforme pesquisa que está sendo divulgada esta semana com base em informações de importadoras e vinícolas nacionais. Em segundo vem os brasilienses, com 4,6 e em terceiro os catarinenses, com 4,2 litros per capita.
Informe publicitário
O plenário da Assembleia Legislativa deliberará, nos próximos dias, o destino de projeto de lei que determina a obrigatoriedade de exibição, ao final das sessões nas salas de cinema de SC, de informe publicitário para advertência contra a pedofilia, o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Sapatilha
A populosa e pobre Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro é a mais nova aposta da Escola do Balé Bolshoi no Brasil. Durante seis meses 150 crianças dali, entre 9 e 11 anos, vão aprender técnicas da companhia para depois apenas duas serem escolhidas para estudar na única filial da escola fora de Moscou, em Joinville. As primeiras aulas começaram semana passada.
Civismo
Este espaço é do tempo em que havia aulas aos sábados pela manhã na escola municipal onde a principal atividade era uma solenidade, com todos os alunos perfilados diante das bandeiras do Brasil e do Estado, cantando, com convicção, os respectivos hinos. Atos cívicos lamentavelmente abandonados. Mas nem tudo está perdido. De Imbituba vem a informação de que na sua rede municipal agora faz parte um momento de “homenagem à bandeira”, às segundas-feiras. Com mais civismo seguramente viveríamos num país melhor, não?
Onda
Querem tirar mais um título de SC: o de ter a maior onda cavalgada por surfistas brasileiros, que é a de Jaguaruna. Na Assembleia Legislativa do Espírito Santo tramita projeto de lei que dá o título a um trecho da praia da Costa, chamado Avalanche, em Vila Velha. Os surfistas estão divididos.
Anita
O bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, heroína catarinense reconhecida pelo Livro dos Heróis da Pátria, foi comemorado em sessão especial do Senado, segunda-feira. O requerimento para realização da homenagem, que foi remota, foi apresentado pelo senador Esperidião Amin (PP-SC) e assinado por mais 22 parlamentares.