Mudança na lei facilita conquista da nacionalidade alemã; entenda
Cidadania alemã
A imensa colônia alemã de SC – cerca de 30% da população, ou 2,1 milhões de habitantes – está animada. Uma recente alteração na Lei de Cidadania da Alemanha, agora facilita a conquista da nacionalidade para alguns casos específicos. Os direitos entre homens e mulheres se tornaram mais igualitários, ao contrário dos anteriores, discriminatórios quanto a gênero. O processo ficou mais simples para três grupos: descendência de mãe alemã para nascidos após 23 de maio de 1949 e antes de 1º de janeiro de 1975; descendência de pai alemão, para nascidos após 23 de maio de 1949 e antes de 1º de julho de 1993; e naturalização reparatória após perseguição, para perseguidos entre 1933 e 1945 por motivos políticos, raciais ou religiosos; perda de nacionalidade alemã por perseguição ou exclusão da aquisição e possibilidade de naturalização reparatório após perseguição.
Partidos fracos
É o que dá um país de partidos fracos, sem um ideário, movidos principalmente pelo fisiologismo. Pelo calendário eleitoral oficial deste ano, de 3 de março a 1º de abril detentores de cargos legislativos podem trocar de partido sem perder o mandato. Pelo que se ouve dos próprios interessados diretamente, mais de 50% dos deputados federais e estaduais de SC vão trocar de legenda.
Dieta livre
Quem esteve junto de Bolsonaro e família nas férias em São Francisco do Sul percebeu que a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, não tirou os olhos do marido quanto à alimentação. Algumas vezes balançou a cabeça em delicada condenação diante de avanços dele sobre frituras, como coxinha e pastel, por todo lugar que passava. Consta que ela vinha dizendo a ele da necessidade de uma “regulada” na comida depois da facada recebida ainda quando candidato.
Por fora
De seu idílico refúgio no sul da Ilha de SC o ex-craque tri-campeão Paulo Cesar Caju escreveu artigo onde expressa o que pensam e querem muitos torcedores de futebol, ou seja, um jogo de forma coletiva. Observa que hoje dependemos de Neymar, sem resultado. “Esse negócio de ser o salvador da pátria é algo que está por fora. No futebol coletivo tudo flui e o torcedor ganha porque vê uma orquestra entrosada”. Gol!
Inacreditável
Uma placa oficial fincada na areia da parte central da decantada Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis, informa do que muitos ainda duvidam. Naquele trecho, onde está prevista – há os que duvidam, ainda, já que ante os milhões de reais prometidos há quem prefira os zilhões de coliformes fecais – a construção de um milionário parque náutico, a praia é própria para banho, condição que perdeu há pelo menos 50 anos.
Na berlinda
“Falem mal, mas falem de mim”, célebre frase atribuída ao notável escritor britânico Oscar Wilde (1854-1900) cabe bem para o empresário brusquense Luciano Hang. Um grande chuveiro na praia de Canasvieiras, em Florianópolis, com design, logomarca e patrocínio de sua rede de lojas, tem sido a segunda notícia mais lida no portal UOL nos últimos dias. Como se sabe, Hang é pré-candidato ao Senado por SC.
Tudo subiu
Na inflação em Florianópolis, de 10,54% em 2021, mais que o dobro de 2020 (5,02%), percebe-se que quase tudo subiu, com destaque para o etanol (55,7%), óleo diesel (49,9%) e gasolina (46,3%). Curiosamente, dois grupos pesquisados pela Udesc ficaram mais baratos, em média, ao longo de 2021: vestuário (-6,4%) e serviços de comunicação (-1,5%).
Diagnóstico do turismo
A Univali, junto ao Instituto Federal Catarinense (IFC) e outras unidades de ensino superior do Estado, iniciou um diagnóstico inédito do turismo de SC cobrindo as 13 regiões do segmento. A metodologia é inovadora, com coleta de dados que vão de beacons virtuais em diversos destinos e atrações ao monitoramento da telefonia móvel para compreender melhor o fluxo da demanda do setor. O estudo conta com apoio financeiro da Santur e da Fapesc. A conclusão está prevista para agosto deste ano.
Dois judiciários
Aos olhos dos operadores do Direito, acontecimentos recentes que mais chamam a atenção vão cristalizando a existência de dois judiciários dentro do mesmo sistema no Brasil. Aquele formado por quem chegou lá através de concurso, que profere decisões com rigor técnico e baseado em provas e autos. E os chegados por indicação política, geralmente os mais altos em diversas cortes, que passam, inacreditavelmente, ao largo do chamado excessos de provas e se concentram em filigranas e tecnicalidades para dar alegria a acusados de gorda corrupção, inclusive os que chegam à categoria do chamado ‘batom na cueca’. Rasga-se, inclusive a Constituição, se necessário.