Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Opinião: TSE faz muito bem ao proibir celular nas cabines de votação na eleição de 2022

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Opinião: TSE faz muito bem ao proibir celular nas cabines de votação na eleição de 2022

Raul Sartori

Fez bem
Tem sido motivo de bate-boca a correta decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que os tribunais regionais tem que seguir, em proibir o uso de celular nas cabines de votação. Além de inibir o exibicionismo de alguns, seu mérito está no fato de impedir o controle de votos exercidos de forma abusiva por milícias, pelo tráfico e por igrejas.

Cobrança injusta
O Tribunal de Contas do Estado decidiu que é possível, por parte das prefeituras, isentar do pagamento da Contribuição para o Custeio de Iluminação Pública (Cosip) os moradores de áreas rurais, desde que haja lei aprovada pelo Legislativo local. A dispensa do pagamento é possível àqueles que não usufruam diretamente de iluminação pública. Nessa situação estão alguns milhares de catarinenses, que pagam sem ter o serviço prestado. Uma cobrança, agora finalmente percebida, absolutamente injusta, feita há décadas, que pode (e deve) acabar o mais rápido possível.

No foco
Quase que diariamente, a mídia impressa nacional tem se voltado para as eleições para governador de SC, destacando, em quase todos os grandes veículos, uma particularidade: o pleito para governador está muito embaralhado porque quatro candidatos (Carlos Moisés, Jorginho Mello, Gean Loureiro e Esperidião Amin) com mais intenções de voto, são de partidos de direita bolsonarista.

Cardeal
O Brasil passa a ter oficialmente, desde sábado, dois novos cardeais. Um deles da Amazônia. É dom Leonardo Ulrich Steiner, arcebispo de Manaus, que passa a integrar o Colégio de Cardeais, que tem entre suas atribuições a escolha do sucessor do Papa Francisco, caso este venha a morrer ou se aposentar. Catarinense de Forquilhinha, 71 anos, tem se notabilizado recentemente por bater forte em Bolsonaro pela condução caótica, no Amazonas, da crise sanitária devido à covid-19. Assumidamente de esquerda, progressista, é favorável ao debate da corrupção, aborto e do casamento gay.

Indignação
Foi muito infeliz e certamente com consequências negativas a ele, eleitoralmente, a declaração de Lula de que parte do agronegócio é “fascista e direitista”. Se fizesse tal afirmação diante de líderes da agroindústria catarinense, por exemplo, com suas Sadia, Perdigão, Aurora e Seara, dentre outras marcas históricas para a economia estadual e motivo de muito orgulho, não sairia ileso, em vários sentidos que se queira dar ao adjetivo.

Herdeiro bilionário
O colunista Lauro Jardim, de “O Globo”, informou ontem que depois de cinco anos de disputa na Justiça de SC, findou o litígio que opunha os cinco herdeiros de Eggon da Silva, um dos fundadores da Weg, e Lucas Demathe da Silva, filho que só foi reconhecido depois da morte do empresário, em 2015. Fez-se um acordo: Lucas, de 28 anos, vai receber R$ 1 bilhão.

Imortal
Dia 2 de setembro é uma data histórica para a literatura e as letras de SC. Naquela data o blumenauense Godofredo de Oliveira Neto assume a cadeira 35, que foi de Candido Mendes de Almeida, na Academia Brasileira de Letras. É o segundo catarinense e ganhar a imortalidade na casa de Machado de Assis. O primeiro foi Lauro Muller, empossado em 1917.

Câncer
Há em SC, no momento, quase 80 unidades municipais da Rede Feminina de Combate ao Câncer, todas coordenadas e com atividades envolvendo somente voluntários. Em Tubarão, se o prefeito Joares Ponticelli topar sugestão do vereador Eraldo Pereira da Silva, poderá ser criada a Rede Masculina de Combate ao Câncer de Próstata. Ideia interessante e que merece apoio.

Bom samaritano
Desde 2017, portanto antes de ser alçado ao epicentro da política brasileira – e sem dar publicidade a isso – , o empresário brusquense Luciano Hang patrocina o Hospital do Amor, de Barretos, no interior de São Paulo. Mantido pela Fundação Pio XII, é a maior instituição oncológica do Brasil, com unidades espalhadas pelas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Tem uma média de 4.100 atendimentos por dia e mais de 400 médicos que trabalham em período integral com dedicação exclusiva.

Olhar
Talvez alguns leitores não percebem que este espaço sempre tem um olhar para Brasília e tudo o que acontece lá, de bom e ruim. É que quase sempre tudo o que se pensa, faz e decide naquele que se pode considerar “outro Brasil”, acaba afetando direta ou indiretamente a todos. E é sempre bom se preparar para receber os impactos.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo