Palestra de presidente da Câmara sobre reforma tributária é aguardada pelo empresariado
Quem vem
Não precisa dizer o quanto é aguardada e o quanto muitos querem ouvir o que tem a dizer o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, que nesta sexta-feira, 30, fará palestra na Assembleia Legislativa, numa promoção da Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão. O evento faz parte do Momento Brasil, movimento criado pela entidade. O tema será “Reforma tributária”. Aliás, contrariando muitas expectativas – inclusive deste espaço – Maia parece, pelo menos no momento, o dirigente político mais equilibrado do país.
Correção necessária
Nota de ontem, aqui, necessita correção: o jovem deputado federal catarinense Gilson Marques, não saiu e não sairá do Partido Novo, como equivocadamente informado, e não se transferiu para o Livres, que aqui foi tomado como partido político. Ele, sim, aderiu àquele movimento suprapartidário (parecido com o Muda Brasil, Renova BR e vários outros) que tem como ideólogos os respeitados economistas Elena Landau e Pérsio Arida. Suas principais bandeiras são a liberdade econômica, a redução do Estado e as reformas tributária e da previdência, entre várias outras que tanto precisamos para sair do buraco em que estamos.
Saia justa
Os irmãos Berger (o senador Dário e o ex-deputado federal Djalma) estão, ou foram postos, na maior saia justa. Teriam insinuado que queriam sair do MDB, mas também não teriam dito claramente que paradeiro partidário desejariam. Maldosamente ou não, o PSB-SC tomou a iniciativa (está se tentando saber quem foi seu autor ou autores) de aprovar uma resolução vetando a eventual entrada dos dois na legenda.
Defesa da mulher
A Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Joinville, a primeira a assim se constituir em SC, reúne amanhã as 35 instituições que a compõem, no auditório da Univille, para discutir mais estratégias. Uma delas é, ao mesmo tempo que se oferece condições para que as mulheres saiam de situações de agressão com segurança, criar ferramentas de emancipação.
Desinteresse
As antenas deste espaço captam um fato: a mídia estadual, salvo raras exceções, não tem lá interesse maior por boas notícias. Pouco se lê, ouve ou vê sobre os bons números da violência do início do ano até agora. Alguns: 4.586 mandados de prisão cumpridos, 3.156 veículos recuperados, 1.343 armas apreendidas, 20,61% de redução em crimes letais 30,27% de roubos.
Procura-se
Procura-se o paradeiro de um ato, no serviço público estadual, que permitiu a concessão, que já estaria sendo paga, de um vale-alimentação mensal de exatos R$ 1.550.
“Herói”
Completa-se hoje uma semana, e como bem anota o blogueiro Claudio Umberto, até agora, surpreendentemente, não apareceu nenhum cineasta oportunista anunciando a produção de um filme sobre o “pobre rapaz” que sequestrou 37 pessoas e acabou “assassinado” pela polícia no Rio de Janeiro.
História
Com uma nova proposta para valorizar a história da lagunense Anita Garibaldi, a residência onde a jovem vestiu-se de noiva para seu casamento, em 1821, foi entregue para a comunidade, ontem. As obras custaram R$ 486 mil. Na estupenda casa típica colonial luso brasileira construída por volta de 1711 estão expostos painéis com a saga da heroína: seu nascimento, casamento, as batalhas, o amor por Giuseppe Garibaldi e sobre a sua família. Merece uma visita.
Faça o que digo mas…
Quem curte futebol deve lembrar os inúmeros episódios em que o então craque e hoje senador Romário (Podemos-RJ) protagonizou, com aquele jeito malandro, irresponsável e marrento, para não treinar junto com equipe. O tempo cura. Pois ele acaba de propor audiência pública no Senado para ouvir os Ministérios da Saúde e Esporte sobre iniciativas de combate ao sedentarismo no país. Ele defende medidas de renúncia fiscal para empresários que atuem na área, como donos de academia.
Arquitetura original
Pomerode ainda não explora como deve e merece uma particularidade pouco conhecida até entre nós, catarinenses: ela tem o maior acervo de casas no estilo enxaimel – técnica de construção em que as paredes são feitas de hastes de madeira encaixadas intercaladas com tijolos – fora da Alemanha. A cidade tem cerca de 220 edificações no estilo e a prefeitura limita a altura dos prédios novos até cinco andares, para não encobrir as lindas construções tradicionais.