Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Pandemia reduz número de detentos que trabalham no sistema prisional catarinense

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Pandemia reduz número de detentos que trabalham no sistema prisional catarinense

Raul Sartori

Efeito pandemia
Quase 5 mil detentos trabalham no sistema prisional catarinense, o que representa cerca de 20% do total. O índice já chegou a 31%. A redução deveu-se à pandemia. A retomada vai começar logo com a ocupação de 2.100 deles em fábricas de produtos têxteis em Chapecó, Criciúma, Itajaí, São Cristóvão do Sul e São Miguel do Oeste. Vão produzir uniformes escolares e, de acordo com a demanda, lençóis, fronhas e mantas para os hospitais catarinenses. Maravilha.

Tricô na Escócia
O governador Carlos Moisés, que está na Conferência do Clima, na Escócia, tem conversado bastante com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, que sonha ser candidato a presidência da República. Conforme algumas leituras, o senador mineiro que atrair Moisés, que está sem partido, para o PSD.

Melhor aqui
Brasileiro que entra nas acaloradas rodas de café, padaria e praia de argentinos em Balneário Camboriú, acaba saindo delas com uma autoestima um pouco mais para cima em relação ao Brasil. Nossos vizinhos, que convivem, no momento, com 53% de inflação, dizem que, aqui, moram no “paraíso”, embora cada vez mais caro.

Não assinou
O Brasil não assinou o pacto na COP da Escócia sobre o fim da produção de carvão. Isso lembra jabuti que o senador Dario Berger (MDB-SC) conseguiu anexar (depois retirado) na Medida Provisória da privatização da Eletrobras, prorrogando o carésimo subsídio às usinas termoelétricas que utilizam carvão mineral de 2027 para 2035. Mas ficou mantido até 2027.

Arrogância
Quem fosse ler, ouvir e ler a crônica esportiva carioca quanto ao jogo do Flamengo, anteontem, contra a Chapecoense, em Chapecó, em que empatou em 2 a 2 e baixou para quase zero sua chance de chegar ao título, entenderia que se fosse feita a vontade dos jornalistas, Gabigol e companhia teriam que aplicar uma goleada de cinco gols para cima. É muita chuteira de salto alto.

Embate
A ida de Bolsonaro para o PL põe frente a frente dois homens de personalidade forte. O presidente nacional da legenda, o insondável Valdemar Costa Neto, tem fama de exigir, peremptoriamente, dos presidentes estaduais do partido, procuração assinada e registrada dando a ele poder total de decisão. Nisso terá que ter um cuidado bem maior com o cacique do PL em SC, o senador Jorginho Mello.

Reabilitação
Poucas pessoas sabem que já são cinco no Estado os Centros Especializados de Reabilitação que atendem a pessoas com deficiência física, intelectual, visual e auditiva decorrentes de acidentes e doenças, como também com sequelas da covid-19. Ficam em Lages, na Uniplac; em Itajaí, na Univali; em Criciúma, na Unesc; em Blumenau, na FURB; e em Florianópolis, no Centro Catarinense de Reabilitação, uma unidade própria da Secretaria de Estado da Saúde, tida como referência em reabilitação em SC.

Concessões vedadas
Passou pela comissão de mérito da Assembleia Legislativa (a de Educação, Cultura e Desporto), por unanimidade, e agora segue para o plenário, projeto do deputado Bruno Souza (Novo), que veda a concessão, pelo poder público, de honrarias, comendas, condecorações e homenagens, incluído o título de cidadão honorário, a pessoas tidas como inelegíveis pela Lei Complementar 64/1990. Se virar lei, haverá casos em que faltará gente para completar a lista de homenageados. Corruptos e malfeitores gostam muito disso, mais que as pessoas de bem; acham que aplaca o que os outros pensam (mal) deles.

Sem tabu
Avança no Legislativo estadual projeto que na prática pretende promover ações de conscientização sobre a importância da atenção à saúde da mulher e aos cuidados básicos de higiene durante o ciclo menstrual. Também prevê a universalização do acesso a absorventes higiênicos, inclusive listando o produto como de “higiene básica” para fins fiscais e tributários.

Flagra nos vigaristas
Um fato chamou a atenção no primeiro dia de emissão da nova carteira de identidade com número único, do CPF – iniciativa pioneira no país – segunda-feira, pelo Instituto Geral de Perícias de SC: o sistema integrado identificou 27 inconsistências por meio do cruzamento de dados da base estadual com a base da Receita Federal. Assim, seus solicitantes tem que se explicar porque tinham mais de uma carteira de identidade e mais de um CPF.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo