Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Cantores abrem ação contra deputada catarinense por uso de músicas em publicidade de “curso antifeminista”

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Cantores abrem ação contra deputada catarinense por uso de músicas em publicidade de “curso antifeminista”

Raul Sartori

Antifeminismo
Está para ser julgada na Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro ação movida pelos cantores Chico Buarque, Gilberto Gil e Djvan contra a deputada estadual catarinense Ana Caroline Campagnolo (PL). Ela é acusada de usar músicas deles como publicidade para um curso antifeminista, ministrado por ela.

Polo para pesca
Difícil compreender como, em SC, onde existem nove hidroelétricas, seus imensos lagos não tem quase nenhuma atividade esportiva, como pesca, devido principalmente a burras leis ambientais restritivas e não raro estridência de ambientalistas de bar e passeata. Agora o governo estadual está buscando conhecer como funciona o festejado Torneio de Pesca Esportiva de Três Lagoas, em Mato Grosso do Sul, referência nacional nesse tipo de evento. A louvável intenção é explorar o potencial dos lagos para outras atividades rentáveis, além da geração de energia.

Violência nas escolas
Ainda sob impacto do massacre em sua principal base eleitoral, Blumenau, a deputada federal Ana Paula Lima (PT-SC) promove audiência pública, hoje, na Câmara dos Deputados, para debater medidas contra violência em creches e escolas.

Desrespeito
Cá entre nós, foi no mínimo debochada a atitude do ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, que desembarcou em Brasilia, segunda-feira, como se fosse um turista. Trajava calça jeans, tênis e jaqueta esportiva. A revista Crusoe pontuou corretamente: “Na diplomacia, gestos, roupas e frases são de extrema importância, porque carregam mensagens poderosas. Sendo assim, a imagem de Lavrov descendo do avião como se estivesse em um shopping center já está sendo vista como sinal do desprestígio da diplomacia petista”. Que não merecia isso.

Indignado
O respeitado advogado Roberto Podval, que agora defende o vice-prefeito afastado de Tubarão, Caio Tokarski, reclamou na imprensa sulina do comportamento do Ministério Público de SC, que conduz a operação Mensageiro e diz estar ela sob “segredo de justiça do mais alto grau”, mas que é abalroada por vazamentos seguidos e curiosamente direcionados unicamente para um grupo de comunicação (NSC), que usaria parcialidade na medida em que só publica extratos contra os réus.

Boquirroto
Finalmente alguém na grande mídia impressa – Hélio Schwartsman, articulista da página 2 da Folha de S. Paulo” – resumiu um sentimento de muitos brasileiros numa frase que deveria servir de bom conselho para nosso presidente da República: “Lula fala demais”. Pelo jeito, não terá efeito nenhum.

Gol contra
O Ministério Público de Goiás deflagrou ontem uma operação para cumprir três mandados de prisão preventiva contra envolvidos na manipulação de resultados de jogos de futebol da série A e em cinco campeonatos estaduais. Atletas cooptados recebiam de R$ 50 mil a R$ 100 mil para cumprirem determinadas ações durante o jogo, como tomar um cartão ou cometer um pênalti. Em SC mandados foram cumpridos em Tubarão e Chapecó.

Desmemoria
Lamentavelmente, foi necessária uma ação na justiça para obrigar a prefeitura de Treze Tílias a preservar o Castelinho e seus jardins, para não descaracterizar o imóvel, cartão postal da maior colônia austríaca do Brasil, tão importante para sua história e memoria quanto a ponte Hercílio Luz em Florianópolis. Marco da colonização austríaca, foi construído na década de 1930 para receber a família do então Ministro de Agricultura da Áustria, Andreas Thaler.

Sem saudades
Alguns dos participantes, anteontem, de uma reunião envolvendo o secretário de Estado do Turismo, Evandro Neiva, direção do Floripa Airport, a Azul e empresários do trade turístico catarinense, não quiserem lembrar tempos idos quando o então aeroporto Hercílio Luz era administrado pela estatal Infraero. É que reuniões, como a realizada, eram impossíveis de acontecer naqueles tempos. Coisas do estatismo inflexível.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo