X
X

Buscar

Parece um paraíso: SC tem a menor taxa de latrocínios do país

Boas notícias Carlos Moisés vem colhendo uma safra de boas notícias. Uma das últimas é que SC tem a menor taxa de latrocínios do país e é o segundo com a menor taxa de homicídios, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, com dados de 2021. O registro de latrocínios é de 0,25% […]

Boas notícias
Carlos Moisés vem colhendo uma safra de boas notícias. Uma das últimas é que SC tem a menor taxa de latrocínios do país e é o segundo com a menor taxa de homicídios, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2022, com dados de 2021. O registro de latrocínios é de 0,25% para cada 100 mil habitantes, 0,9 pontos a menos que o Paraná, segundo colocado. Em comparação com os dados do Brasil, a diferença é de -62%. Assim como já ocorre em 2022, a taxa de homicídios registrou queda: SC é o segundo com o melhor índice, taxa de 8,3%. A cereja no bolo para Moisés está nos dados sobre latrocínios nas capitais, onde Florianópolis lidera o índice, com 0%. A mesma liderança está em furtos e roubo de veículos, com a menor taxa em relação às outras unidades federativas. Parece um paraíso, mas quem mora em SC e na sua decantada Capital fica se perguntando: até quando ele será assim?

Cadafalso
O PP faz sua convenção no dia 11 com uma certeza: terá seu candidato a governador. E uma incerteza: não sabe se expulsa ou não do partido o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, que vai coordenar a campanha na região sul pela reeleição do governador Carlos Moisés (Republicanos).

Nova marcha
Os organizadores da Marcha para Jesus estão fazendo enorme esforço depois do fracasso de público na edição de Balneário Camboriú, sábado passado, com Bolsonaro. O presidente estará na de Brasília, neste sábado. O objetivo é atrair pelo menos 50 mil fiéis.

Depois do empurrão
Depois do alegado empurrão dado por Bolsonaro na vice-governadora de SC, Daniela Reinher, sábado, em Balneário Camboriú, o presidente marcou um gol ao escolher Daniella Marques para comandar a Caixa Econômica Federal, estão dizendo os potins políticos da Capital Federal.

Inconsequente
A inconsequência e irresponsabilidade é uma marca de nossos governos, lamentavelmente. Um exemplo: até se festejou a criação do Parque Nacional da Serra do Itajaí, em 2004, envolvendo áreas dos municípios de Ascurra, Apiúna, Blumenau, Botuverá, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Presidente Nereu e Vidal Ramos, onde 517 mil hectares se transformaram em área de proteção. Só que não se fez as devidas indenizações e os desapropriados estão proibidos de usar o que, de fato, continua seu. Um absurdo.

Resgate
Candidata a heroína da Pátria, a catarinense Antonieta de Barros, a primeira parlamentar negra do Brasil, começa a ser merecidamente resgatada. Nossa Assembleia Legislativa dá o bom exemplo com o lançamento de uma nova edição do livro “Farrapos de Ideias”, que reúne o texto original publicado por ela autora em 1937, sob o pseudônimo Maria da Ilha.

Abandono animal
Quem abandona animais tem cada vez mais motivos para se preocupar em SC. Nesta semana, na comarca de Joinville, foi ajuizada ação civil pública requerendo a condenação de um homem ao pagamento de indenização de no mínimo R$ 9 mil pelos danos ambientais e sociais decorrentes do abandono e da morte de uma cachorrinha em 2019.

Novela
A CPI da Chapecoense no Congresso Social está ficando desmoralizada. Os representantes das seguradoras Tokio Marine e AON não compareceram para depor, anteontem. É a segunda vez que a comissão tenta ouvi-los, sem sucesso. O presidente da CPI, senador Jorginho Mello (PL-SC), disse que pretende ir à Inglaterra encontrar os representantes dessas empresas.

Lamúrias
Nas rodas de argentinos ao longo da praia principal de Balneário Camboriú o assunto recorrente das últimas semanas e meses é o mesmo: a inflação no seu país, de 29,3% entre janeiro e maio, e de 60,7% para o período maio 2021-maio 2022. Uma das mais altas do mundo.

Vontade própria
As áreas de assistência social de inúmeras prefeituras catarinenses não sabem mais o que fazer diante do drama de famílias que tem drogados necessitando de internação, mas que estes se recusam. Ainda nesta semana o Tribunal de Justiça de SC proibiu uma comunidade terapêutica de realizar internações psiquiátricas involuntárias, atendendo assim diversas resoluções da área da psiquiatria e do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas.