X
X

Buscar

Partidos de SC têm expectativa de nova eleição diante da possível cassação de Jorge Seif

Nova eleição Alguns partidos de SC não escondem a expectativa diante da possível cassação do mandato do senador Jorge Seif, do PL, o que, se assim decidir o Tribunal Regional Eleitoral de SC, onde a ação sequer foi pautada e, depois o Tribunal Superior Eleitoral, ensejará uma nova eleição no Estado. O próprio PL admite […]

Nova eleição
Alguns partidos de SC não escondem a expectativa diante da possível cassação do mandato do senador Jorge Seif, do PL, o que, se assim decidir o Tribunal Regional Eleitoral de SC, onde a ação sequer foi pautada e, depois o Tribunal Superior Eleitoral, ensejará uma nova eleição no Estado. O próprio PL admite a possibilidade e nomes já estão sendo sondados informalmente entre a bancada de deputados do partido na Assembleia Legislativa. Seif é alvo de ação por ter recebido e não ter declarado financiamentos de sua campanha, em especial do empresário Luciano Hang.

Gaveta
Se a Secretaria de Estado da Defesa Civil for procurar, encontrará numa de suas gavetas um projeto completo, feito sob licitação na administração do governador Raimundo Colombo, todo licenciado no âmbito ambiental, de um complexo de mini barragens de contenção de cheias nos rios Taió, em Mirim Doce, e Perimbó, em Petrolândia, no Alto Vale do Itajai. O governador seguinte, Carlos Moisés, não tocou nada adiante, alegando falta de recursos. Se for sua vontade, Jorginho Mello não precisa gastar um centavo com outros projetos. É só desengavetar o que já existe.

A guerra e nós
O conflito entre Israel e o Hamas é motivo de preocupação para a maior parte dos brasileiros, em todas as regiões do país. A maioria (83% na média nacional) acredita que o conflito poderá prejudicar a economia aqui. Mas nem tanto assim: 22% dos catarinenses, gaúchos e paranaenses quando perguntados sobre a economia do país até o final do ano, disseram que vai piorar, mas 75% que vai melhorar ou permanecer igual. Outro dado relevante: para 43% deles o Brasil está melhor em 2023 do que no ano passado.

Meta
Realizado na última semana em Florianópolis, o Encontro Anual de Mantenedores da Junior Achievement de SC reuniu empresas parceiras, voluntários, fornecedores, amigos e alunos que recebem conhecimento por meio desta entidade mundial, que já beneficiou gratuitamente mais de 800 mil jovens catarinenses desde 1997. Neste ano a meta é impactar, até dezembro, 117 mil crianças, adolescentes e jovens de 70 cidades do Estado. As temáticas, discutidas em escolas públicas e privadas, versam sobre empreendedorismo, finanças pessoais e preparação para o mundo do trabalho.

8 de janeiro
A maioria dos “supremos” votou pela condenação de mais oito pessoas acusadas de envolvimento com os atos de 8 de janeiro, que este espaço prefere chamar de vândalas, não golpistas. Dentre elas Raquel de Souza Lopes, de Joinville. O ministro “supremo” Fernando Moraes votou pela pena máxima que ele mesmo estabeleceu para o caso: 17 anos de prisão. A acusação: Raquel teria atuado na depredação do Palácio do Planalto, mas seu advogado pediu a absolvição alegando que ela apenas entrou lá, e que não se comprovou que tenha cometido crimes.

Olhos e ouvidos
O Senado deu início ontem às discussões – são necessárias cinco sessões antes da votação, dia 8 de novembro – , da proposta que limita decisões monocráticas dos ministros “supremos”. O relator da PEC é o senador Esperidião Amin (PP-SC). Enquete do próprio Senado mostra o apoio de 80,74% à proposta e apenas 19,26% contra.

Homenageada
A brilhante jornalista catarinense Sonia Bridi recebeu ontem o Prêmio Vladimir Herzog, o mais tradicional da imprensa brasileira, em São Paulo. No ato também foi homenageada a repórter e apresentadora Glória Maria, que morreu no Rio de Janeiro em fevereiro passado, e o escritor Fernando Morais.

De novo!
Literalmente saqueada em bilhões, conforme apurou-se na |Lava Jato, a Petrobrás perdeu R$ 32,2 bilhões de seu valor, apenas anteontem, diante do anúncio de que uma mudança no seu conselho de administração permitirá a volta das famigeradas indicações políticas. O Centrão e o imenso exército de corruptos, muitos deles velhos conhecidos, já preparam a festa. Socorro!

Hotelaria
A Wyndham Hotels & Resorts, maior empresa de franquia de hotéis do mundo, com mais de 9.100 empreendimentos em 95 países, anuncia dois novos projetos hoteleiros no Brasil, ambos em SC e nos municípios de Jaguaruna e Imbituba. Na Praia do Rosa construirá o 15º da sua marca no Brasil. Em Jaguaruna terá a bandeira Ramada by Wyndham, marca com mais de 800 hotéis no mundo. Ambos serão administrados pela Trul Hotéis, operadora multimarcas brasileira. O aporte estimado é de R$ 300 milhões ao longo dos próximos cinco anos, período que os dois hotéis deverão ter as operações iniciadas.