X
X

Buscar

Partidos tentam emplacar projeto que regulamenta prisão após segunda instância

Segunda instância De autoria do deputado federal catarinense Gilson Marques, o partido Novo conseguiu as 280 assinaturas necessárias para que seja votado com urgência no plenário da Câmara seu projeto para regulamentar a prisão após condenação em segunda instância. Embora uma proposta já esteja em discussão na Câmara e outra no Senado, deputados do partido […]

Segunda instância
De autoria do deputado federal catarinense Gilson Marques, o partido Novo conseguiu as 280 assinaturas necessárias para que seja votado com urgência no plenário da Câmara seu projeto para regulamentar a prisão após condenação em segunda instância. Embora uma proposta já esteja em discussão na Câmara e outra no Senado, deputados do partido estão confiantes em emplacar o texto, que altera o Artigo 283 do Código de Processo Penal (CPP) e acaba com manobras protelatórias de condenados. Na mira da bancada do Novo estão, obviamente, os corruptos e entre eles o ex-presidente Lula.

Ingratidão
Vem causando indignação, principalmente no mundo jornalístico de Florianópolis, a total e absoluta exclusão do nome do respeitado jornalista Moacir Pereira em livro comemorativo e alusivo aos 40 anos do Curso de Jornalismo da UFSC. Não seria nada demais se não fosse um detalhe mais que importante: foi seu fundador.

Expurgo
É claro que o governo Bolsonaro demonstra seguidamente não ter simpatia pela cultura e artes, que considera aparelhadas pelo PT e companhia, o que não deixa de ser verdade. Mas que não se justifica com atos insensatos. Nos últimos expurgos que fez, há dias, através do presidente interino da Agência Nacional do Cinema (Ancine), Alex Braga, foram retirados das paredes da sede da instituição cartazes de filmes brasileiros antigos. Entre eles, “O bandido da luz vermelha”, do catarinense Rogério Sganzerla, um clássico do moderno cinema brasileiro na década de 60.

Bate boca
Visceralmente petista, o ex-frei catarinense Leonardo Boff envolveu-se em nova polêmica, ao criticar postagem em rede social do ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, em que afirma a necessidade de, neste 2020, neutralizar a ameaça de um “mecanismo de esquerda”. Boff atacou: “Nunca a inteligência foi rebaixada com seu pensamento velhista e falso e o Brasil jamais passou tanta vergonha com suas intervenções sem nenhuma base séria, senão fruto de um preconceito anti-humano e anti-vida”. Recebeu resposta: “Veja só Leonardo Boff: quando a sua teologia da libertação apareceu, mais de 90% dos brasileiros eram católicos; hoje são só 50% e caindo. Os brasileiros – principalmente os pobres – rejeitaram o seu teomarxismo e correram para as igrejas evangélicas, onde podem louvar Jesus Cristo”.

Relaxamento
O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, entra no quarto e último ano de sua administração em alta. São muito visíveis as obras, mas está pecando e comprometendo sua imagem por um detalhe que já parece uma marca: as realizações, mesmo as mais simples possíveis, como um reles conserto de calçada, começam e param no meio ou perto do fim, ficando assim dias e até semanas. Algumas até recomeçam, outras são esquecidas definitivamente. Exemplos, às dezenas, estão no entorno da ponte Hercilio Luz.

Ameaça
Dono da Elephant, empresa que gerenciava o Figueirense, Claudio Honigmann sumiu por meses e reapareceu há dias em solitário passeio de bicicleta na avenida Beira Mar Norte. Tudo ia tranquilo até ser alertado por um transeunte que o conhecia para sumir dali imediatamente, já que estava se aproximando um grupo de torcedores do clube que vinha falando horrores dele. Escafedeu-se em segundos.

Desconformidade
O Ministério Público Federal está questionando regras das futuras escolas militares que começam a funcionar neste ano em alguns estados, como SC (em Palhoça, Itajaí, Chapecó e Biguaçu). Não concorda, por exemplo, com a obrigação de os meninos cortarem o cabelo curto, como também a cor das unhas e uso de maquiagem, além de coibir manifestações políticas. Perguntar não ofende: bater nos professores, defecar sobra a bandeira nacional, pode?

Ausência
As milhares de pessoas que por estes dias estão frequentando as praias de SC percebem uma ausência: a dos onipresentes vendedores de redes, originários do Nordeste, especialmente da Paraíba. Conterrâneos e também ambulantes que já estão por aqui vendendo outros produtos dizem que os redeiros resolveram atrasar sua vinda porque estão informados que as vendas em geral estão muito aquém das expectativas nesse início de temporada. Assim, o desembarque deles por aqui começa a partir da segunda quinzena deste mês, e prometendo preços iguais ou até mais baixos que na última.

Abuso
Revolta, indigna, deprime e causa desamor pelo país e suas instituições saber que o espaçoso, inconfiável e abusado presidente da Câmara dos Deputados (que reúne tudo o que há de pior na “velha política”), Rodrigo Maia (DEM-RJ) fez, no ano passado, nada menos que 250 viagens usando jatinhos da Força Aérea Brasileira. Quase um voo por dia durante seu mandato de 255 dias em 2019. Até quando o contribuinte vai tolerar tanto abuso?