Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Pelo menos 25% dos alunos da rede estadual catarinense não têm acesso à internet

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Pelo menos 25% dos alunos da rede estadual catarinense não têm acesso à internet

Raul Sartori

Excluídos digitais
Pelo menos 25% dos alunos da rede estadual de SC não tem acesso à internet. Para atenuar tamanha exclusão (afora o bullying que sofrem por causa disso) a deputada Luciane Carminatti (PT), que é educadora de formação, trabalha para aprovar dois projetos de lei que auxiliam estudantes e professores sem acesso à tecnologia. O primeiro torna obrigatória a destinação de materiais e equipamentos de informática apreendidos, entre outros, pelos órgãos de segurança pública, a escolas da rede pública estadual. O outro propõe a criação de uma linha de crédito público para financiar a compra de computadores e softwares educacionais por professores da rede estadual. Merecem apoio total.

Cirurgias
A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB-SC) protocolou projeto propondo a instituição do Programa Nacional de Apoio à Atenção Cirúrgica no Sistema Único de Saúde (Pronacsus), com a finalidade de captar recursos para a realização de cirurgias via SUS. Os recursos seriam canalizados por meio de doações, em dinheiro, bens móveis ou imóveis, comodato ou cessão de uso de bens ou equipamentos, dentre outras alternativas, com dedução do Imposto de Renda.

Via anal
O prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni (MDB), que é médico pediatra, ganhou as redes sociais nacionais e internacionais nas últimas horas – e motivo até para hilárias gozações – com sua inusitada sugestão de tratar pacientes de covid-19 em sua cidade com a aplicação de ozônio, pelo ânus, em casos que tiveram diagnóstico positivo. Antes disso a prefeitura vinha também oferecendo outros tratamentos, via ivermectina, azitromicina e de cânfora.

Alerta
Pesquisadores da UFSC mandaram uma carta aberta ao governador Carlos Moisés defendendo ações em relação à covid-19, como ampliação da testagem, mudanças na regionalização da gestão de saúde e a “reconstrução” do grupo de enfrentamento, entre outras estratégias. Não consta a ninguém que o tal grupo esteja destruído. Mas a missiva tem muito mérito: eles querem ajudar.

Jornalismo falho
O Tribunal de Justiça de SC insiste em não informar corretamente. Anteontem publicou que os juízos das comarcas de Forquilhinha, Lauro Müller, Orleans e Urussanga indeferiram quatro pedidos de liminar formulados por um deputado estadual contra decretos editados pelos respectivos prefeitos municipais das cidades-sede, que preveem medidas mais restritivas para os cidadãos em virtude da pandemia. Não dá uma informação importante: o nome do parlamentar.

Jus postulandi
O Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC) acaba de regulamentar o exercício do “jus postulandi” durante a atual pandemia. Trata-se do direito da parte de ingressar com uma ação trabalhista sem a assistência de advogado. E tudo por meio virtual.

Se a moda pega…
Vem causando estupor na classe empresarial de Joinville a proposta da Prefeitura de repassar R$ 7,5 milhões para as empresas de transporte coletivo. Mas depois que o Ministério Público Federal solicitou informações detalhadas, a ideia refluiu. Perguntar não ofende: porque só subvencionar um ramo empresarial em detrimento de todos os demais também prejudicados pela pandemia?

Comportamento
Nos gabinetes do Centro Administrativo do governo do estado tem sido motivo de comentários e preocupações o comportamento, um tanto intempestivo, da vice-governadora, Daniela Reinehr. Alguns servidores requisitados de outras áreas do governo para seu gabinete aguentaram pouco tempo junto a ela, e pediram para voltar às origens.

Geografia da covid
Apesar da torcida, SC ainda não está na lista (e parece longe dela) de nove estados onde há tendência de queda no número diário de mortes por covid-19, conforme a Fiocruz. Pelo contrário, o número de óbitos insiste em aumentar.

Fundo antirracista
O Tribunal Superior Eleitoral estuda uma regra prevendo a distribuição proporcional de verbas do Fundo Eleitoral para candidaturas de negros. Em SC, por exemplo, nas eleições para deputado federal em 2018, a participação de negros foi de 10%, índice só não alcançado no Paraná (9%) e Rio Grande do Sul (4%). No total de candidaturas em todo país SC atingiu 11%, o índice mais baixo dentre os 27 estados e o Distrito Federal.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo