Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Percepção sobre corrupção no governo aumenta, mas não há nada que supere governo Lula

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Percepção sobre corrupção no governo aumenta, mas não há nada que supere governo Lula

Raul Sartori

Percepção
No meio do escândalo dos pastores do MEC, que culminou com demissão do seu incompetente ministro, alcançou a preocupante proporção de 53% dos entrevistados pelo Datafolha aqueles que dizem que vem mais corrupção no Brasil. Há três meses passados não passava de 36%. Sejamos sinceros? Não há nada, ainda, que supere a roubalheira desmesurada do governo Lula.

Conselho de Ética
Certamente um dos legislativos municipais mais safados (em todos os sentidos) de SC, o de Florianópolis está interessado em mudar sua péssima imagem: por unanimidade aprovou um projeto de lei complementar que trata sobre as faltas ético-parlamentares dos vereadores. Se funcionar, já e alguma coisa.

Decisão certa
Aquele passarinho veio dizer que os prefeitos de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira; de Chapecó, João Rodrigues; e de Criciúma, Clésio Salvaro, tem amplo apoio popular – porque tem feito excelente gestão até agora – na decisão de permanecerem nos seus cargos e não tentarem arriscados voos maiores.

Briga de bombeiro
Uma velha e histórica rivalidade entre os bombeiros militares e os bombeiros voluntários de SC, se exterioriza. A Associação dos Bombeiros Militares fez uma denúncia no Tribunal de Contas contra as prefeituras de Jaraguá de Sul e Joinville contestando convênio com entidades de bombeiros voluntários locais e até quanto a legalidade do serviço que prestam à comunidade. Lamentável. Poderiam atuar de mão dadas.

Ator
Além de um empresário de sucesso, Luciano Hang está se revelando, também, um bom ator. Nesse vai-não-vai concorrer a cargo eletivo, se manteve em evidência por meses. Mas sempre tem um desgaste e, no final das contas, um certo descrédito. Aparecer, ele sabe. A live que fez anteontem, de quase 30 minutos, teve acompanhamento médio de 10 mil pessoas.

Força da lei
É preciso uma lei para que valha o bom senso? Um projeto no Legislativo estadual expõe esse doentio apego. Prioriza, quando houver possibilidade técnica, a inclusão de estrutura cicloviária em obras municipais de pavimentação que tem recursos oriundos do governo do Estado.

Crueldade
Foi só coincidência. Dois dias depois da horrenda notícia, que ganhou repercussão nacional e até internacional, envolvendo um jovem de 19 anos, de Campos Novos, qualificado como um serial-killer, por ter matado muitos cães, submetendo-os a rituais cruéis, avançou na Assembleia Legislativa proposta de criação, de âmbito estadual, da Delegacia de Defesa Contra Maus-Tratos a Animais Domésticos.

Veneno
Nenhum dos participantes dos Fóruns Nacional e Catarinense de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, reunidos ontem em Florianópolis para debater o polêmico projeto de lei 6.299/2002, aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados, discordou, quando posto em discussão, de que tudo tem que ser feito para rejeitá-lo no Senado.

Bandeira Azul
O que é bom tem que ser exaltando, sim. Foi o que fez o senador Esperidião Amin (PP-SC), que foi à tribuna dizer que 14 praias premiadas com o selo Bandeira Azul no Brasil são de SC. O respeitado e mundialmente conhecido prêmio ecológico acaba de contemplar Bombinhas e Penha com três bandeiras, e Balneário Camboriú e São Francisco do Sul com duas. Também foram premiados o Iate Clube de SC, e as marinas Tedesco, de Balneário Camboriú, e a de Itajaí.

Voto de aplauso
O senador Romário (PL-RJ) não conseguiu disfarçar a emoção, anteontem, ao ter aprovado pelo plenário requerimento de sua autoria para encaminhamento de voto de aplauso aos idealizadores do Projeto Pró Autismo Floripa, que atende 750 crianças com autismo, em Florianópolis. Incitou os demais municípios brasileiros a criarem iniciativas semelhantes.

Pedofilia
Um projeto legislativo que ganhou simpatias gerais dos deputados estaduais, e que para virar lei depende da sanção do governador Carlos Moisés, estabelece em R$ 55 mil a multa para as pessoas que forem condenadas, após o trânsito em julgado, pelo crime de pedofilia. A receita disso seria destinada para o Fundo Especial da Infância e Adolescência (FIA).

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo