X
X

Buscar

Pesquisa revela percepções da sociedade sobre legalização do aborto

Caso da menina Passado o caso da menina catarinense que, judicialmente, interrompeu a gravidez, uma pesquisa da Genial/Quaest quantificou seu impacto na opinião pública. Para 56%, o procedimento deve ser permitido apenas em caso de estupro ou risco à vida. Já a defesa do aborto em qualquer situação soma 19%. Contrários ao aborto em qualquer […]

Caso da menina
Passado o caso da menina catarinense que, judicialmente, interrompeu a gravidez, uma pesquisa da Genial/Quaest quantificou seu impacto na opinião pública. Para 56%, o procedimento deve ser permitido apenas em caso de estupro ou risco à vida. Já a defesa do aborto em qualquer situação soma 19%. Contrários ao aborto em qualquer situação, somaram 21%. Como se vê, um tema sempre polêmico, mas com crescente viés de sensatez da maioria.

Festas no campus
Um dos desafios do novo reitor da UFSC, Irineu Manoel de Souza, embora não diga publicamente, é resgatar a degastada imagem da instituição entre os florianopolitanos, que chegou ao limite máximo com imagens recentes de feéricas e mais que desinibidas festas de final de semana em seu campus. Em sua primeira entrevista, os novos dirigentes disseram que vão buscar interlocução com órgãos estaduais e municipais para se pensar em políticas públicas para a juventude, em fortalecer a produção de eventos culturais e de atuar, junto a grupos de estudantes, para a construção de um regramento sobre o tema. Melhor assim, antes que sobrevenha uma tragédia.

Ranking da sonegação
Criciúma e região estão deixando, momentaneamente, as cabeças do ranking estadual de sonegação de impostos, como ICMS. A taça está agora com Joinville e entorno, conforme o MP-SC, que na Operação Arion II flagrou três empresários, que estão foragidos, por reiterada sonegação durante anos, totalizando cerca de R$ 180 milhões.

Fiscalização ambiental
Continua a babilônia no meio ambiental de SC: o TJ-SC suspendeu, por unanimidade, dispositivos da lei que alterou o Código Estadual do Meio Ambiente para retirar da Polícia Militar Ambiental o poder de lavrar autos de infração ambiental e limitar a atribuição dos agentes fiscais para tomar medidas preventivas.

Deputada
Única vereadora negra da região da Grande Florianópolis, Caterine Nogueira, que nasceu e cresceu em Braço do Norte, foi morar em Santo Amaro da Imperatriz há pouco mais de 10 anos. Casada, a professora de dança se elegeu pelo Cidadania. Há poucos dias aceitou o desafio do partido para disputar uma nova eleição e colocou o pé na estrada como pré-candidata a deputada estadual. Quer ser a segunda parlamentar negra da história do Legislativo catarinense. A primeira foi Antonieta de Barros, em 1934, professora, como ela.

Escândalo
O portal da revista Veja está publicando um novo escândalo: ao menos 30 policiais rodoviários federais usaram jatinhos da PF para vir a SC na festa de 94 anos da PRF, dia 30 passado, em Florianópolis. A festança aconteceu na Universidade da PRF, no norte da Ilha de SC e na semana seguinte à que a PF alegou não dispor de recursos para transferir para Brasília o ex-ministro da Educação, Milton Ribeiro, então preso em São Paulo.

Torcida pelo touro
Os ambientalistas, que quase estão conseguindo banir a famigerada farra do boi em SC, estão vendo na TV o famoso festival de corrida de touros de São Firmino, na cidade de Pamplona, na Espanha, que retornou este ano após suspensa devido à pandemia. Tem deixado muitos feridos. A torcida dos ambientalistas é pelos touros, desde que não matem ninguém. Aqui também.

Unisul avança
A Unisul, com seus 57 anos de história, está ampliando sua atuação no sul de SC com seu novo campus, em Criciúma, em espaço de mais de 3 mil m2, onde vai ofertar diversos cursos. A instituição tem outros campi em Araranguá, Balneário Camboriú, Braço do Norte, Florianópolis-Centro, Florianópolis — Continente, Florianópolis –Ilha, Içara, Itajaí, Palhoça e Tubarão.

Ler
Deve ir para o plenário nos próximos dias interessante projeto de lei da Secretaria de Estado da Educação, o Leia, que visa estimular a leitura, escrita, integração e aprendizagem de crianças da 1ª a 5ª série do ensino fundamental. Ele vem sendo aplicado há um ano na escola Professor Alexandre Sergio Godinho, de Biguaçu, e vários deputados defendem que ele seja expandido para demais escolas do Estado.

Rock
O Dia Mundial do Rock – nesta sexta-feira, 9 – não passará em vão em SC. São José vai se transformar na capital do rock de SC, das 11 às 23 horas com o Mundial Rock 2022, na sua avenida Beira-Mar e também na Arena do Centro Multiuso, ali junto. São aguardadas 20 mil pessoas, sem cobrança de ingresso. A principal atração será a banda nacional Nenhum de Nós.