Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Poderes fingem que pandemia não existe quando o assunto é corte de recursos

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Poderes fingem que pandemia não existe quando o assunto é corte de recursos

Raul Sartori

Nada à vista
Em vários Estados, governadores já brigam com seus Tribunais de Justiça e Assembleias Legislativas porque, devido à pandemia, com reflexos no caixa, passou-se a admitir a possibilidade de redução ou atraso de repasses obrigatórios mensais, os chamados duodécimos. Na proposta da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2021, o governador Carlos Moisés pede a redução, mas quem recebeu está fingindo que tal solicitação é ficção.

Fascismo
Já que tanto se tem falado, ouvido e escrito sobre a expressão, principalmente nos últimos dias, não custa explicar o que é fascismo. Segundo o dicionário Michaelis, é um sistema ou regime político e filosófico, antiliberal, imperialista e antidemocrático, centrado em um governo de caráter autoritário, representado por um partido único e pela figura de um ditador, fundado na ideologia de exaltação dos valores da raça e da nação, como o estabelecido na Itália em 1922 por Benito Mussolini (1883-1945), cujo símbolo era o fascio, isto é, um feixe de varas usado por agentes da justiça na Roma antiga.

Fração mínima
Ao julgar recurso interposto pelo governo de SC, o plenário do Supremo Tribunal Federal, em sessão virtual, decidiu que é constitucional a norma, agora com repercussão geral reconhecida em todo país, que reserva a fração mínima de 1/3 da carga horária dos professores da educação básica para dedicação às atividades extraclasse. O governo estadual recorreu contra decisão do TJ-SC, que reconheceu o direito de uma professora da educação básica ao piso salarial e à utilização de 1/3 da jornada de trabalho para tais atividades.

Palanque
Há um numeroso grupo de catarinenses, que em sociedade com outro do Paraná, está organizando, na mais absoluta discrição, pelo menos por enquanto (porque até pode não vingar) meios de atrair e impulsionar o nome do ex-ministro Sérgio Moro na política partidária. Só falta ele dizer sim.

Não ao fundo
O Partido Novo, cuja maior expressão em SC é o deputado federal Gilson Marques, comunicou ao Tribunal Superior Eleitoral a renúncia ao Fundo Eleitoral de 2020, que seria de R$ 36 milhões, assim como fez em 2018. A legenda acredita que as campanhas devem ser financiadas, voluntariamente, por aqueles que acreditam nos partidos e nos candidatos que desejam apoiar, e que o dinheiro dos impostos deve ir para serviços essenciais, como educação, segurança e saúde.

Medo
Donos de estabelecimentos gastronômicos estão descrentes para um possível retorno à normalidade, ou o que estiver mais perto disso, depois da pandemia. Quem opera na noite já vinha sentindo uma retração mesmo antes de março deste ano. Um point tradicional de Florianópolis reabriu com sua famosa happy hour de quintas para receber apenas 21 pessoas, quando o público normal era superior a 100 na promoção. É o medo que impede as pessoas de saírem, interpreta um operador experiente do setor. A perspectiva para a tradicional comemoração da noite do Dia dos Namorados, com essa realidade, é frustrante, mesmo com a data caindo no meio de um feriadão.

Coronavírus
Uma enorme faixa estendida na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, expressa, numa frase, o sentimento maior de milhões de brasileiros que tem pelo menos 1% de sensibilidade e humanidade: “Quem partiu é amor de alguém: 30 mil mortos”.

Notícias falsas
Ainda bem que a experiência de décadas faz com que este espaço tenha a necessária e atentissima percepção de distinguir, diariamente, entre centenas de informações que recebe, o que é verdade ou não. E ainda bem que, conforme pesquisa de ontem do Ibope, 90% dos entrevistados querem regras para conter notícias falsas.

Peneira
Se passar pela Câmara e o prefeito Joares Ponticelli sancionar, Tubarão se tornará uma das primeiras cidades de SC e quem sabe do país onde qualquer homem que praticar violência contra mulheres em território familiar, não poderá ser nomeado para qualquer cargo na administração pública direta e indireta do município.

Fazendo a diferença
O Complexo Penitenciário de Chapecó está produzindo máscaras descartáveis em tecnologia que garante filtragem bacteriana superior a 95%. A produção média diária é de 25 mil unidades, devendo alcançar 600 mil por mês. Cada pacote com 50 unidades será comercializado por R$ 40, valor bastante competitivo no mercado. A atividade é desenvolvida por 120 apenados.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo