X
X

Buscar

Poderosos cabos eleitorais não conseguem eleger seus pupilos em 2020

Cabos eleitorais Considerado um dos caciques do Congresso Nacional, o senador Esperidião Amin (PP-SC) entrou na lista daqueles do alto clero que atuaram como poderosos cabos eleitorais e não conseguiram eleger seus familiares nessas eleições municipais. No caso, sua mulher, Ângela Amin (PP), que perdeu feio na disputa pela prefeitura de Florianópolis. Ficou em quarto […]

Cabos eleitorais
Considerado um dos caciques do Congresso Nacional, o senador Esperidião Amin (PP-SC) entrou na lista daqueles do alto clero que atuaram como poderosos cabos eleitorais e não conseguiram eleger seus familiares nessas eleições municipais. No caso, sua mulher, Ângela Amin (PP), que perdeu feio na disputa pela prefeitura de Florianópolis. Ficou em quarto lugar, com 7,42% dos votos computados. Gean Loureiro (DEM) levou até fácil no primeiro turno.

Normal
Considerando que SC não sai da tenebrosa lista de Estados onde a contaminação de covid-19 segue subindo sem trégua, até que foi baixo (22,47%) o índice de abstenção no primeiro turno das eleições, domingo, contra 13,02% em 2016.

PT x Hang
A revista Veja deu um destaque inusitado, até domingo, à possibilidade de o empresário Luciano Hang ver sua Brusque novamente administrada pelo PT. Seria um ringue permanente e rusgas, previam os brusquenses. Ari Vequi, do MDB, levou fácil sobre Paulo Eccel, com o dobro de votos. Não bateu com as previsões, especialmente as petistas.

Fenômeno
As eleições de domingo deram corpo a um fenômeno chamado política identitária, que foi a eleição, para as câmaras municipais, de 25 transexuais e travestis. Mulheres negras, indígenas e mandatos coletivos também obtiveram sucesso em 13 capitais, como Florianópolis, onde candidaturas que encamparam pautas LGBT, feministas ou antirracistas figuram entre os 10 mais votados para os legislativos municipais.

Deus acima
Com seu faro apurado, o cronista social criciumense Ney Lopes detectou que entre os 17 vereadores eleitos de sua cidade, três são pastores e seis outros ministros da eucaristia, assim chamados, na Igreja Católica, os leigos a quem é dada permissão, de forma temporária ou permanente, de distribuir a comunhão aos fiéis, na missa ou noutras circunstâncias, quando não há um ministro ordenado (bispo, presbítero, padre ou diácono) que o possa fazer. Deve ser o Legislativo mais “cristão” de SC.

Rejeição
Sem nomes, porque são tantas e citar algumas seria discriminar: socialites de todas as tribos, das mais diferentes cidades de SC, acharam que poderiam entrar na política com a mesma facilidade como programam um jantar à luz de velas para seu grupinho da alta roda endinheirada. Quebraram a cara. O ouro e diamantes que algumas faziam questão de mostrar na campanha, não brilhou nas urnas. Virou latão.

Abstenção
A capital com maior alta absoluta nas abstenções no primeiro turno das eleições municipais é também aquela com menor mortalidade por covid-19 a cada grupo de 100 mil habitantes. Florianópolis registrou 28,7% nas abstenções no domingo, ante 12,3% no primeiro turno de 2016 – um aumento de 16,4 pontos percentuais. No sábado, 14, a cidade registrava 26 óbitos por 100 mil habitantes em razão da covid-19. É a menor taxa entre todas as capitais.

Absolvida
O Superior Tribunal de Justiça Desportiva aceitou recurso e absolveu, por cinco votos a quatro, a jogadora de vôlei Carol Solberg por ter gritado “Fora, Bolsonaro” durante uma entrevista ao vivo na cerimônia de premiação da etapa de Saquarema (RJ) do Circuito Brasileiro do Vôlei de Praia, em setembro. Entre os que queriam que fosse mantida a pena por advertência esteve o presidente do STJD, o catarinense Alexandre Beck Monguillott. Aliás, um julgamento que pareceu dos maiores da história do esporte. Na defesa da atleta atuou, entre outros, Felipe Santa Cruz, atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Regiões metropolitanas
O Brasil tem atualmente 74 regiões metropolitanas. O Estado com maior número é a Paraíba (12). Na sequência está SC (11), depois Alagoas (9) e o Paraná (8). Os dados fazem parte da lista atualizada dos municípios que compõem as RMs, divulgada ontem IBGE. O objeto das RMs é integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

Diarista
A Helpie, plataforma digital que conecta consumidores e fornecedores de serviços de qualquer natureza fez um ranking dos serviços que mais têm demanda pelo seu app em SC, Paraná e Rio Grande do Sul, e o primeiro da lista foi o de diarista.