X
X

Buscar

Policiais e bombeiros estão impacientes com demora do governo em repor perdas salariais

Vem barulho Já foi sinalizado para o governador Carlos Moisés o que seria um dos primeiros e fortes protestos contra seu governo. Dependerá da assembleia geral, dia 30, em Florianópolis, da Associação de Praças do Estado (Aprasc). Policiais e bombeiros militares estão mais que impacientes com a demora do governo quanto à possibilidade de repor, […]

Vem barulho
Já foi sinalizado para o governador Carlos Moisés o que seria um dos primeiros e fortes protestos contra seu governo. Dependerá da assembleia geral, dia 30, em Florianópolis, da Associação de Praças do Estado (Aprasc). Policiais e bombeiros militares estão mais que impacientes com a demora do governo quanto à possibilidade de repor, nos salários das categorias, as perdas pela inflação nos últimos anos.

Formato digital
Muito ligado em tecnologias, o deputado federal Gilson Marques (Novo-SC) quer que elas facilitem a vida do cidadão. É autor de projeto de lei que muda o Código de Trânsito Brasileiro para estabelecer que a expedição do Certificado de Licenciamento Anual do veículo possa ser feita também em formato digital, conforme escolha do proprietário. Atualmente é emitido apenas em papel. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados. Outra vantagem: permite ainda que, nos casos em que o agente de trânsito não puder confiar no documento apresentado, a tecnologia oferece a possibilidade de consulta às bases de dados a partir do próprio dispositivo do agente.

BC autônomo
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já conversou com o deputado federal Celso Maldaner (MDB) sobre o assunto: quer que os projetos de lei que tratam da autonomia do Banco Central, que tem o congressista catarinense como relator, seja aprovado no primeiro semestre deste ano. Está entre as prioridades de Maia na pauta de votação para 2020.

Carnaval
A cidade de São Paulo passou o Rio de Janeiro para trás como destino mais procurado por turistas no carnaval, conforme levantamento feito pela Decolar, e só levando em conta vendas com 80 dias de antecedência e em sua plataforma. Isso faz catarinenses saudosistas lembrar que nos anos 1970 e parte dos anos 1980 Florianópolis tinha o que se dizia ser “o melhor Carnaval do sul” e “um dos melhores do Brasil”. Tinha.

Ignorância
Quem passava por uma rua central de Florianópolis dia desses podia ver uma pilha de livros, de todos os tamanhos e assuntos, junto a uma parede de um imóvel de luxo. Alguém foi perguntar ao porteiro se podia pegá-los (logo foram todos levados) e a quem pertenciam. Foram informados que os netos de uma importante autoridade estadual, já falecida, resolveram fazer uma “faxina total” no imóvel que herdaram. E a tarefa incluiu a biblioteca. Perguntar não ofende: não poderia ter feito uma doação para alguma entidade da área? Quanta ignorância!

A China e nós
A mídia mundial destaca informação da China, cujo governo espera concluir em duas semanas um hospital com no mínimo mil leitos para pacientes infectados com o novo rotavírus. E nós, brasileiros, não raro vemos um buraco na rua, causando transtornos de todo tipo, e que ali fica por meses e até anos. Precisamos da eficiência chinesa.

Viagem por aplicativo
Empresas ditas convencionais, que operam em rodoviárias, começam a oferecer serviços por meio de aplicativos – viagens mais baratas, com direito a suco, água e refrigerante, da mesma forma que empresas como a 4Bus e a Buser. Tudo contrariando as próprias ações judiciais propostas há poucos meses, derrubadas pelo Supremo Tribunal Federal. Em Florianópolis, a Santo Anjo já parte do terminal Cidade de Florianópolis em trecho rumo a Porto Alegre. Na capital gaúcha, a Unisul lançou o aplicativo Unebus, que opera da mesma forma. As atitudes também provam de que é possível oferecer serviços mais em conta aos clientes.

Atendimento
Agências bancárias estão dando um jeito de prestar mal o atendimento prioritário a idosos na medida em que destacam poucos caixas para eles. E o que fazem muitos idosos? Nos guichês de senhas pegam duas, a sua, preferencial e a normal, para todos. Não raro a segunda opção chega primeiro.

Prisões
Como falta bom senso a alguns partidos políticos! Enquanto alguns estados, como SC, se destacam como modelo na área penitenciária, onde praticamente todos os presos trabalham, a deputada federal Talíria Petrone (PSOL-RJ) apresentou projeto que suspende decreto que possibilita ao governo realizar estudos para a participação da iniciativa privada na construção, modernização e gestão de presídios estaduais. Pode? Sua justificativa: a manutenção do sistema prisional é obrigação do estado.