X
X

Buscar

Poluição: necropsia de tartaruga-verde morta em SC revela quantidade de plástico ingerida pelo animal

Poluição Portais ambientalistas repercutem a morte de uma tartaruga-verde, semana passada, em Laguna, cuja necropsia revelou que a causa foi a imensa quantidade de plástico que ingeriu e que foi encontrada em seu estômago. Informalidade mínima Continuam pipocando dados positivos da economia e do emprego em SC. Divulgou-se ontem que o Estado registra a menor […]

Poluição
Portais ambientalistas repercutem a morte de uma tartaruga-verde, semana passada, em Laguna, cuja necropsia revelou que a causa foi a imensa quantidade de plástico que ingeriu e que foi encontrada em seu estômago.

Informalidade mínima
Continuam pipocando dados positivos da economia e do emprego em SC. Divulgou-se ontem que o Estado registra a menor taxa de informalidade do Brasil, de 26,1%, enquanto a média nacional aponta 39%. Resultado que o governo e analistas dizem estar atrelado à diversidade produtiva e regional da atividade industrial no Estado.

Lar legal rural
Cerca de 100 mil propriedades de SC, fora de áreas urbanas, poderão participar de uma nova iniciativa do TJ-SC: o programa Lar Legal Rural, para regularizar imóveis rurais, já consolidados pelo tempo, por meio da entrega de matrículas. Segue o modelo do Lar Legal, também idealizado pelo TJ, que já beneficiou mais de 30 mil famílias que vivem em áreas urbanas.

Descentralização
Com parecer do relator, o deputado Ismael (PSD-SC), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou proposta que determina a descentralização das universidades públicas federais de forma que mantenham vários campi em cidades diferentes, especialmente naquelas situadas no interior do Brasil.

Circos
O senador Esperidião Amin (PP-SC) é o relator de projeto que o Senado deve votar nos próximos dias, que isenta os circos de pagar ISS. Seu autor, o ex-senador Álvaro Dias, argumenta que o circo é um instrumento de inclusão social e que a incidência do tributo nos espetáculos é altamente prejudicial à situação daquelas iniciativas.

Nosso Olodum
Quem vai a Salvador não deixa de visitar a famosa escola Olodum de lá, que tem uma filial em um terminal urbano desativado do bairro Jardim Atlântico, em Florianópolis, onde já atende 110 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos com baixa renda e em situação de vulnerabilidade social e econômica. A organização não tem, por enquanto, auxílio do Estado para manutenção dos belos projetos sociais que desenvolve.

Protagonismo 1
O PSD de SC promoveu na noite de ontem em Florianópolis o painel “O protagonismo de Santa Catarina”. Estavam confirmadas as presenças do presidente nacional, Gilberto Kassab; do governador do Paraná, Ratinho Júnior, e do líder da legenda na Câmara, deputado Antônio Brito, da Bahia, além de todos os caciques estaduais, como seu presidente, Eron Giordani, e o cada vez mais popular prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

Protagonismo 2
O título de evento tem muito a ver: o PSD é a quarta maior bancada na Câmara dos Deputados, com 42 representantes. Tem 14 senadores e ocupa três ministérios no governo Lula. Em SC a sigla possui três deputados estaduais (Júlio Garcia, Mário Motta e Napoleão Bernardes) e no Congresso conta com dois deputados federais (Ismael dos Santos e Ricardo Guidi).

Farra
Inacreditável! O insondável presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, resolveu fazer um recesso na Casa – apesar dos importantes projetos em pauta – que começou quarta-feira, dia 21, e se prolongará até dia 1º de julho. Motivo: permitir que os deputados participem das festas de São João. Não, este não é um país que possa ser considerado sério.

Demais
Muitas das iniciativas que visam suavizar preconceitos raciais – que nunca serão extintos, sejamos honestos – acabam ter um efeito contrário por seus excessos. Pois agora há os que querem expulsar do idioma a palavra “esclarecer”. Sem comentários.

Impasse
O governo estadual está anunciando a intenção de investir R$ 8 milhões nas corporações de bombeiros militares, sem acenar nada para as 32 unidades voluntárias presentes em 50 municípios. Vai ter bronca.

“O Grande Circo”
A maravilhosa e monumental obra “O Grande Circo”, mural de 90 metros quadrados do artista Juarez Machado que decora a fachada do Centreventos Cau Hansen, em Joinville, passa por processo de restauração. Ontem, data em que o espaço de eventos completa 25 anos, iniciaram os trabalhos de preparação das 55 peças cerâmicas que foram produzidas e doadas pelo Grupo Portobello para substituir fragmentos que caíram devido à ação do tempo.