Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Prefeituras se descuidam e abrem espaço para fraudes em concursos públicos

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Prefeituras se descuidam e abrem espaço para fraudes em concursos públicos

Raul Sartori

Fraude
Um passarinho veio dizer, e não foi a primeira vez, que são de menos as fraudes em concursos públicos detectadas pelo Ministério Público de SC, como ele divulgou ontem em nova operação. Descobriria coisas do arco da velha se fosse checar a autenticidade dos diplomas apresentados após os candidatos serem aprovados nos certames. As prefeituras normalmente descuidam disso e a porteira para a fraude normalmente está toda aberta.

Gil de volta
A grande atração artística da festa dos 350 anos de Florianópolis, dia 26, é o cantor Gilberto Gil. A última vez que pisou na Ilha de SC foi em 1976, quando foi preso por porte de maconha, junto com Maria Bethânia e Gal Costa. Gal morreu em novembro passado em paz com Florianópolis, após décadas sem fazer show por aqui. Maria Bethânia voltou a cidade em 21 de novembro de 2010, para fazer o show “Amor, feste e devoção”.

Emprego
Um dos motivos da contagiante alegria de Jair Renan Bolsonaro, o quarto filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, chamado “04”, em Criciúma, no último final de semana, com direito a muitas selfies e cantadas indiscretas, tinha um motivo em especial: ele já sabia de sua nomeação para cargo no gabinete do senador Jorge Seif (PL-SC), no Senado, com salário mensal de R$ 9.500. O ato foi publicado no Diário Oficial da União de ontem. Se vai dar expediente são outros quinhentos.

Trovão com estilo 1
O deputado federal catarinense Zé Trovão (PL-SC) fez discurso, bravo, na tribuna da Câmara, anteontem. Chamaram a atenção não apenas a firmeza e a perfeita articulação das palavras e frases, mas também o vistoso chapéu na cabeça, um tanto estranho naquele ambiente formal. O que poucos sabem é que o parlamentar é nome de marca. O adereço está sendo oferecido em redes sociais por vários fabricantes. Se cobrar direitos, vai ganhar, ou está já ganhando, uma boa grana.

Trovão com estilo 2
A propósito, Trovão foi notícia muito comentada nas redes sociais e na grande mídia nacional, exceto Globo. No discurso afirmou que governo intimida parlamentares para retirar assinaturas da CPMI dos Atos Golpistas. Mas horas antes havia elogiado a gestão do PT em encontro com ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e do vice-presidente Geraldo Alckmin. Preso em 2021 por insuflar atos antidemocráticos, Trovão diz agora que faz oposição “consciente” e que respeita os limites da “boa convivência”.

Dia da Mulher
No Executivo estadual a mulher mais glorificada pela passagem do Dia Internacional foi a vice-governadora, Marilisa Boehm. Motivos, dentre outros: criou a primeira Delegacia da Mulher em Joinville e foi a primeira delegada regional da maior cidade de SC. Também foi dela a ideia de criar um sistema (via grupo de whatsapp) para reunir mulheres que vendem e compram produtos e serviços entre elas, promovendo o empreendedorismo feminino.

Torcida bandida
Vai sobrar para a direção do Figueirense procedimento aberto pelo MP-SC por descumprir termo firmado com a principal torcida organizada do clube, a Gaviões Alvinegros (TOGA), que apesar de proibida de frequentar os jogos com vestimentas e adereços com referência aos seus símbolos, em qualquer evento esportivo nos três primeiros meses de 2023, teve integrantes identificados pela PM no estádio Ressacada, no clássico contra o Avai, em fevereiro. Envolveram-se em conflitos dentro e fora do estádio, estendendo-se até os terminais de ônibus. Merecem cadeia.

Direito conquistado
Um colégio no sul de SC terá que disponibilizar um professor com especialização em educação especial em sala de aula – além do titular regente – para atender aluno com espectro autista. A decisão foi confirmada em grau de recurso, em matéria sob a relatoria do desembargador Raulino Jacó Brüning, do TJ-SC.

Dia Nacional
O Senado aprovou terça-feira projeto de lei que cria o Dia Nacional da Mulher Empresária, a ser celebrado anualmente em 17 de agosto. Agora segue agora para sanção presidencial. A data foi escolhida por sua autora, a deputada federal licenciada Carmen Zanotto (Cidadania-SC), para coincidir com o Dia Estadual da Mulher Empresária em SC.

Fora MST
Não deixou de ser provocativo discurso do deputado estadual Carlos Humberto (PL) na tribuna da Assembleia Legislativa, criticando as invasões de propriedades privadas produtivas por parte do MST em São Paulo e Bahia. Disse: “Se vierem incomodar em SC, que sejam reprimidos com rapidez, dando um recado claro que aqui eles não terão vez”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo